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4 tendências de arquitetura e inovação para varejo em 2022

Home - Empreendedorismo no Varejo - 4 tendências de arquitetura e inovação para varejo em 2022
4 tendências de arquitetura e inovação para varejo em 2022

Olá, feliz 2022 para todos. Desejo que este ano seja realmente fantástico e que possamos conquistar muitas vitórias juntos. Por isso, hoje trago 4 tendências de arquitetura e inovação para o varejo em 2022.

Não se engane, eu sei bem que os tempos difíceis ainda não foram embora, e também sei que a nossa recessão poderá demorar muito.

Entretanto, eu também tenho plena consciência de que com o esforço conjunto nós podemos conquistar muitas coisas.

Sendo assim, vem comigo descobrir quais são as 4 tendências de arquitetura para varejo em 2022.

Fique confortável e aproveite a leitura! 

Veja também: Como atrair clientes e aumentar o fluxo da sua loja

Reconhecimento facial

Ainda que haja uma preocupação sobre a privacidade individual das pessoas, muitas empresas de tecnologia voltadas para o varejo vão ajudar as marcas a tomar decisões estratégicas de marketing e design. 

Plataformas, como a Cosmose, rastreiam smartphones na China para analisar a movimentação de consumidores e tomar decisões em onde implementar suas lojas, tendo em consideração as melhores localizações.

Ferramentas tecnológicas de reconhecimento facial implementadas nos pontos de venda também ajudam a identificar o perfil dos consumidores, melhorando a efetividade do visual merchandising e a curadoria de produtos.

E ainda mais além, plataformas como a Sightcrop conseguem detectar expressões faciais das pessoas dentro das lojas, ajudando a melhorar a experiência de compra.

Saiba mais: Como fazer uma boa comunicação visual para sua loja física

Storytelling e minimalismo no Visual Merchandising

O visual merchandising, técnica que visa otimizar a apresentação de produtos por meio dos recursos visuais, também assume o papel de contar histórias.

O ponto-chave é atrair e reter atenção pelos detalhes e elementos do ambiente com foco nos sonhos e emoções dos clientes.

O storytelling, que já é muito utilizado no marketing, ao ser combinado com o VM pode ser um grande aliado nas estratégias de comunicação integrada, uma vez que é no ponto de venda – um espaço tridimensional – que as promessas feitas pela comunicação se concretizam.

Além disso, uma outra tendência é apostar em apresentações minimalistas, com estoques menos aparentes, mobiliários cada vez mais sofisticados e que reforçam o valor percebido dos produtos, além de uma iluminação que valorize o ambiente.

Leia também: 7 dicas para desenvolver a sua criatividade empreendedora

Incorporação das diferentes culturas regionais

Em contraposição à globalização, fala-se ainda mais em ressaltar e preservar culturas e sociedades.

Anteriormente cada marca tinha somente um conceito de loja e esse replicava-se igualmente em vários países. Hoje em dia é o oposto.

As marcas devem emergir e entender as culturas locais, adaptarem-se ao público onde estão.

Obviamente mantendo a sua essência, mas colaboração com a sociedade local, criando iniciativas e ativações nas comunidades. Esse movimento, além de ajudar a exaltar e promover a cultura local, cria uma conexão emocional maior com seu público local.

A Aesop é um grande exemplo de marca que aposta nessa tendência. Cada loja implementada é diferente das outras. Arquitetos locais são contratados para buscar as características da cultura local para criar seus ambientes (leia mais sobre a Aesop).

Outro exemplo é quando as marcas fazem parcerias com cidades, criando pop-up stores e coleções exclusivas. Como a “Valentino TKY” (evento da Valentino em Tokyo) e Jean Paul Gaultier + Portela (incentivo que a marca fez ao carnaval do Brasil, criando parte da decoração do bloco da Portela).

Leia em seguida: 5 Dicas fantásticas de Merchandising no ponto de venda

Espaços instagramáveis

Como grande parte dos compradores participam ativamente das redes sociais, as empresas que estão projetando ou redesenhando seus locais físicos devem considerar um espaço esteticamente agradável para o qual os clientes queiram fotografar ou posar – assim que se sentirem seguros para fazê-lo.

É necessário usar elementos criativos que inspiram os clientes a tirar fotos dentro da loja e compartilhá-las nas redes sociais.

Este fenômeno de mídia social não apenas torna a experiência de compra interativa, como também é uma ótima maneira de empresas e negócios obterem marketing gratuito e promover ainda mais as marcas.

Quer aprender muito mais sobre design de varejo? Então continue acompanhando o meu blog.

Estou sempre trazendo dicas, notícias e novidades sobre retail design.

Agradeço a leitura e até a próxima! 

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Post Ant.Decoração de Natal: 5 dicas especiais para a sua loja arrasar
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A Romero Lab

A designer fundadora e diretora criativa da RomeroLab, Tatiana Romero, iniciou seu trabalho de design estratégico para ambientes comerciais em 2005. De lá para cá foram centenas de marcas transformadas pelo design, e mais de 5000 projetos de pequenos, médios e grandes formatos feitos em todo o país.

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