
Este é um artigo para dois públicos: quero mostrar para o grande empreendedor o que ele está perdendo, quando deixa de tomar certas decisões. Mas, também, quero mostrar para os pequenos quais são as 5 vantagens mais marcantes de se ter um comércio modesto.
Pois, como nós sabemos. No mercado tem espaço para todo mundo.
Aliás, meu intuito aqui é mostrar exatamente o que as grandes empresas podem aprender com as pequenas, e o que as empresas menores podem absorver das grandes.
Tudo isso para garantir que o varejo fique cada vez melhor, mais competitivo e mais atraente para o público.
Então, vamos lá! Vamos conversar sobre as 5 vantagens que os pequenos empreendedores têm sobre os grandes. Fique confortável e aproveite a leitura!
Mais ainda sobre varejo: Truques de Branding para usar no seu varejo
Aposentadoria e previdência
Assim como os demais empresários, quem se cadastra como pequeno empreendedor individual também realiza o pagamento de INSS sendo que quando esta obrigação é feita em dia o seu beneficiário passa a ter direitos previdenciários como auxílio-doença, aposentadoria por idade, pensão e até auxílio maternidade, depois do período estabelecido por lei para o gozo desses benefícios sendo que a família do empreendedor adquire direito à pensão na ocorrência de morte.
Neste caso o valor oferecido para a aposentadoria é no valor de 1 salário mínimo e no caso do desejo de receber valores mais elevados é interessante que o micro empreendedor faça também uma aposentadoria no regime privado visto que este programa não permite o recolhimento ao INSS de valores financeiros maiores.
Saiba mais: 9 Dicas para melhorar os seus feedbacks e engajar os seus colaboradores
Crédito mais barato
Há várias linhas de crédito para pequenos empreendedores, desde programas de subvenção econômica do Governo Federal até várias opções em bancos públicos e privados.
No site do SEBRAE, você consegue várias informações sobre essas possibilidades. Mas, o mais importante, é você saber vender bem sua ideia para ter acesso a crédito mais barato.
Autonomia
A melhor parte, para o empreendedor de qualquer porte, é fazer aquilo que ama.
Nesse sentido, há muita liberdade para escolher o ramo de trabalho e atuar da forma que julga ser a melhor.
É você que irá decidir o formato de trabalho, quantas horas diárias e todas as características de seu negócio..
Enfim, poderá prestar o serviço ou criar o produto da forma que achar mais conveniente.
Isso também vale para investimentos e todas as outras decisões a serem tomadas.
Conquistar renda para si próprio já é bastante satisfatório. Mas gerar oportunidades para terceiros também é muito gratificante.
Leia também: Como usar o Copywriting no Visual Merchandising da sua loja
Desenvolve a comunidade local
As pequenas iniciativas contribuem para o aumento da oferta e inovação onde estão situadas. Com a receptividade, o negócio local tende a se desenvolver e trazer benefícios futuros para a comunidade.
Por isso, apostar em um pequeno empreendedor é acreditar em um desenvolvimento futuro para o lugar onde você vive.
Dicas incríveis sobre varejo: Veja como Big Data está transformando o varejo moderno
Proximidade com o cliente
Qual cliente não gosta de ter um tratamento mais próximo com as empresas? Por ter uma estrutura menor, pequenas empresas tendem a ter maior proximidade com o cliente, o que pode ser visto com bons olhos, já que é mais fácil entender os seus desejos.
Com o cliente mais perto, sua empresa pode entender o que ele espera para que seus produtos estejam alinhados com as expectativas dele. Portanto, ter um tratamento mais próximo ao cliente por quem comanda o negócio, sem dúvidas é uma vantagem.
Leia também: Saiba tudo sobre Estoque Mínimo e Máximo: conceitos fundamentais para o lojistas
Prontinho, agora você já sabe quais são as 5 vantagens que o pequeno empreendedor tem em relação aos grandes.
Gostou do artigo de hoje? Continue acompanhando o nosso Blog. Estamos sempre trazendo dicas e novidades sobre design e varejo.
Agradecemos a leitura e até a próxima.