fbpx
(11) 3181-0087
  • Home
  • Clientes
  • Blog
  • Contato
Logo
  • Estratégia
    • Design Estratégico
    • Modelo de Negócio
    • Design de Serviço
    • Posicionamento de Marca
  • Design
    • Identidade de Marca
    • Retail Design
    • Design Store
    • Comunicação Visual
    • Visual Merchandising
  • Implementação
    • Projeto Arquitetônico
    • Projetos Complementares
    • Gestão de Projetos
    • Documentação
    • Obras e Reformas
    • Rollout
  • Te Ajudamos
    • Planejar
    • Atrair e Fidelizar
    • Inovar
    • Expandir
    • Reposicionar
  • Segmentos
    • Franquias
    • Clínicas
    • Academias
    • Restaurantes
    • Lojas
  • Palestra
  • Cases
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Diferenciais
Logo
  • Estratégia
    • Design Estratégico
    • Modelo de Negócio
    • Design de Serviço
    • Posicionamento de Marca
  • Design
    • Identidade de Marca
    • Retail Design
    • Design Store
    • Comunicação Visual
    • Visual Merchandising
  • Implementação
    • Projeto Arquitetônico
    • Projetos Complementares
    • Gestão de Projetos
    • Documentação
    • Obras e Reformas
    • Rollout
  • Te Ajudamos
    • Planejar
    • Atrair e Fidelizar
    • Inovar
    • Expandir
    • Reposicionar
  • Segmentos
    • Franquias
    • Clínicas
    • Academias
    • Restaurantes
    • Lojas
  • Palestra
  • Cases
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Diferenciais
Logo
  • Estratégia
    • Design Estratégico
    • Modelo de Negócio
    • Design de Serviço
    • Posicionamento de Marca
  • Design
    • Identidade de Marca
    • Retail Design
    • Design Store
    • Comunicação Visual
    • Visual Merchandising
  • Implementação
    • Projeto Arquitetônico
    • Projetos Complementares
    • Gestão de Projetos
    • Documentação
    • Obras e Reformas
    • Rollout
  • Te Ajudamos
    • Planejar
    • Atrair e Fidelizar
    • Inovar
    • Expandir
    • Reposicionar
  • Segmentos
    • Franquias
    • Clínicas
    • Academias
    • Restaurantes
    • Lojas
  • Palestra
  • Cases
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Diferenciais

8 chaves para você levar o seu varejo para um oceano azul? 

Home - Empreendedorismo no Varejo - 8 chaves para você levar o seu varejo para um oceano azul? 
8 chaves para você levar o seu varejo para um oceano azul

Nós já conversamos sobre os oceanos azuis, são mercados pouco disputados, com muitas oportunidades de negócios e uma concorrência relativamente tranquila. Hoje quero mostrar para você as 8 chaves indispensáveis para você levar o seu varejo para um oceano azul.


Antes de começar convém avisar uma coisa.

Você vai notar que entre as chaves tem uma dica para “ser o primeiro em seu mercado”. Essa dica é útil, mas não serve para quem já tem um varejo, não é mesmo?

Contudo, o que você precisa imaginar é que essa chave também fala sobre se reinventar e renovar a sua marca. Ou seja, tornar ela algo novo mais uma vez.


E assim ser capaz de desbravar um oceano azul.

Muito bem, vamos começar! 

Leia também: O que é Digital Storytelling para varejo e como usar?

Use dados e fatos concretos

A estratégia do oceano azul foi baseada em décadas de estudos e centenas de movimentos estratégicos que abordaram mais de 30 ramos industriais ao longo de mais de 100 anos.

O primeiro ponto que embasa a estratégia e que pode ser replicado nas empresas é usar dados e pesquisas para fundamentar uma ideia, um objetivo.

No livro, o processo de pesquisa analisou a trajetória de várias empresas e seus 150 atos – de todo o tipo – em busca de resultados melhores.

O estudo teve como referência mais de 30 indústrias e segmentos entre 1880 e 2000 (bastante coisa, não é mesmo?).

Isso ajudou a identificar mercados inexplorados e também oportunidades. Afinal, foi uma grande amostra com dados confiáveis.

Esse pensamento fez com que, por exemplo, nos últimos anos diversas empresas migrassem as suas lojas físicas para as virtuais.

A pesquisa realizada pela E-commerce Trends de 2018 mostrou que 71% dos consumidores preferem comprar online porque encontram preços mais baratos.

Você sabe o que é Marketing Emocional no varejo? Vou explicar

Una diferenciação e baixo custo

Os mestres e gurus da administração sempre disseram: você produz com qualidade diferenciada ou produz com baixo custo. Contrariando essa máxima, as estratégias de oceano azul buscam simultaneamente explorar os benefícios do baixo custo e da diferenciação. É um raciocínio de somar vantagens e não ter de optar por uma delas em detrimento da outra.

8 chaves para você levar o seu varejo para um oceano azul
8 chaves para você levar o seu varejo para um oceano azul

Examine os setores alternativos

As organizações concorrem com seu segmento de atuação e com outros também. Para entender, imagine que Uber e Táxi são concorrentes diretos, certo? Mas além disso, empresas que oferecem aluguel de patinetes e bicicletas também podem competir, por mais que seja uma proposta diferente. O mesmo pode ocorrer com redes de cinema com restaurantes e teatros, já que são todas opções de lazer.

Então, se pergunte: quais os atributos que as pessoas levam em consideração na hora de optar por uma alternativa ou outra?

Saiba mais: O que é Rollout e por que você está perdendo $ com projetos?

Diminua os riscos

Com o índice de ideias, é possível usar dados e estudar minuciosamente as oportunidades que existem.

O caminho que a estratégia aponta está voltada para aprimorar as inovações – até mesmo adaptar a solução – para que ela chegue no ponto desejado e atenda esse novo mercado.

Ou seja, você muda no meio do caminho: volta-se para aquele público que não era inicialmente o seu foco porque lá é onde está sua grande oportunidade.

Romero Lab te explica: o que são espaços instagramáveis?

Crie uma brecha no mercado

O segredo da estratégia do oceano azul é ir além da demanda existente, criando brechas no mercado que tornem a concorrência irrelevante.

Muitas vezes, não se trata de criar um mercado totalmente novo, mas de encontrar demandas inexploradas e reinventar soluções sob um ponto de vista diferente.

Naturalmente, a empresa precisa investir em inovação e usar seu aporte intelectual para detectar essas lacunas antes da concorrência.

Sucesso do Cliente: como usar na sua loja

Saiba enxergar as oportunidades

O livro ensina os empreendedores a enxergar as oportunidades e descobrir o seu Oceano Azul. Além da leitura da obra, recomendo que você acesse o portal Blue Ocean Strategy para utilizar ferramentas úteis a essa tarefa.

Romero Lab te explica: o que são espaços instagramáveis?

Aumente as fronteiras

Um ponto forte usado na estratégia do oceano azul, é identificar os mercados que devem ser explorados. Assim, se torna possível expandir fronteiras ou mudar o rumo de serviços junto a uma oferta inovadora.

Por exemplo, quando a Apple lançou o iTunes, ela acabou criando um segmento no mercado no qual todos seus concorrentes não habitavam.

Assim como a criação de delivery no primeiro restaurante que oferece essa opção. Ou seja, acabou que esses negócios conseguiram enxergar uma nova oportunidade dentro de outro setor.

Saiba mais: O que é Rollout e por que você está perdendo $ com projetos?

Transforme execução em estratégia

Uma das grandes vantagens da estratégia do oceano azul é de que ela pode ser aplicada em qualquer processo que já esteja em andamento.

E não importa o porte da empresa, por meio de ferramentas simples e intuitivas é possível que a tática mude o rumo da empresa sem muita luta para que se obtenha lucro.

Pronto.

Essas foram as 8 chaves para você desbravar um oceano azul.


Gostou do conteúdo de hoje? Então, continue acompanhando o Blog.

Estou sempre trazendo dicas, notícias e novidades sobre o universo do varejo.


Agradeço a leitura e até a próxima! 

Compartilhe:

Post Ant.Oceanos Azuis: eles são para médias e pequenas empresas, ou só para as grandes?
Próx. PostComo sobreviver em oceanos vermelhos? Dicas para varejo!

Comente! Cancel Reply

A Romero Lab

A designer fundadora e diretora criativa da RomeroLab, Tatiana Romero, iniciou seu trabalho de design estratégico para ambientes comerciais em 2005. De lá para cá foram centenas de marcas transformadas pelo design, e mais de 5000 projetos de pequenos, médios e grandes formatos feitos em todo o país.

Categorias

  • Crescimento no varejo (272)
  • Empreendedorismo no Varejo (380)
  • RomeroLab (265)
  • Uncategorized (3)

Recentes

  • Empreendedorismo no Varejo

    O Evento de varejo mais importante do Mundo: conheça a EuroShop

    • ago 17, 2022
    • 0 Comment
  • Crescimento no varejoEmpreendedorismo no VarejoRomeroLab

    Mentoria 100% gratuita com a Tati Romero: saiba como concorrer!

    • ago 12, 2022
    • 0 Comment
  • Crescimento no varejoEmpreendedorismo no VarejoRomeroLab

    Guia Completo do Design de Varejo! 

    • ago 04, 2022
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    5 Dicas fantásticas de Merchandising no ponto de venda

    • dez 09, 2021
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    CONAD com força total: saiba mais sobre os palestrantes 

    • ago 18, 2022
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    Falta Pouco! Tudo o que você precisa saber sobre CONAD 2022

    • ago 11, 2022
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    Conheça a ABD e saiba a importância dela para todos nós!

    • ago 10, 2022
    • 0 Comment

Conheça nosso trabalho

  • Estratgia
  • Design
  • Implementaço
Design de Varejo
  • Rua dos Pinheiros, 498, Cj. 42 – Pinheiros CEP 05422-902 – São Paulo-SP
  • (11) 3181-0087
  • atendimento@romerolab.com.br

Estratégia

  • Design Estratégico
  • Modelo de Negócio
  • Design de Serviço
  • Posicionamento de Marca

Design

  • Identidade de Marca
  • Retail Design
  • Design Store
  • Comunicação Visual
  • Visual Merchandising

Implementação

  • Projeto Arquitetônico
  • Projetos Complementares
  • Gestão de Projetos
  • Documentação
  • Obras e Reformas
  • Rollout

Contato | Agendar Reunião | Cadastrar Fornecedor | Trabalhar Conosco

© 2018 Todos os direitos reservados.

criação de sites