fbpx
(11) 3181-0087
  • Home
  • Clientes
  • Blog
  • Para Baixar
  • Contato
Logo
  • Estratégia
    • Design Estratégico
    • Modelo de Negócio
    • Design de Serviço
    • Posicionamento de Marca
  • Design
    • Identidade de Marca
    • Retail Design
    • Design Store
    • Comunicação Visual
    • Visual Merchandising
  • Implementação
    • Projeto Arquitetônico
    • Projetos Complementares
    • Gestão de Projetos
    • Documentação
    • Obras e Reformas
    • Rollout
  • Te Ajudamos
    • Planejar
    • Atrair e Fidelizar
    • Inovar
    • Expandir
    • Reposicionar
  • Segmentos
    • Franquias
    • Clínicas
    • Academias
    • Restaurantes
    • Lojas
  • Palestra
  • Cases
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Diferenciais
Logo
  • Estratégia
    • Design Estratégico
    • Modelo de Negócio
    • Design de Serviço
    • Posicionamento de Marca
  • Design
    • Identidade de Marca
    • Retail Design
    • Design Store
    • Comunicação Visual
    • Visual Merchandising
  • Implementação
    • Projeto Arquitetônico
    • Projetos Complementares
    • Gestão de Projetos
    • Documentação
    • Obras e Reformas
    • Rollout
  • Te Ajudamos
    • Planejar
    • Atrair e Fidelizar
    • Inovar
    • Expandir
    • Reposicionar
  • Segmentos
    • Franquias
    • Clínicas
    • Academias
    • Restaurantes
    • Lojas
  • Palestra
  • Cases
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Diferenciais
Logo
  • Estratégia
    • Design Estratégico
    • Modelo de Negócio
    • Design de Serviço
    • Posicionamento de Marca
  • Design
    • Identidade de Marca
    • Retail Design
    • Design Store
    • Comunicação Visual
    • Visual Merchandising
  • Implementação
    • Projeto Arquitetônico
    • Projetos Complementares
    • Gestão de Projetos
    • Documentação
    • Obras e Reformas
    • Rollout
  • Te Ajudamos
    • Planejar
    • Atrair e Fidelizar
    • Inovar
    • Expandir
    • Reposicionar
  • Segmentos
    • Franquias
    • Clínicas
    • Academias
    • Restaurantes
    • Lojas
  • Palestra
  • Cases
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Diferenciais

A importância da emoção na construção da atmosfera de varejo

Home - Crescimento no varejo - A importância da emoção na construção da atmosfera de varejo

Já passou pela experiência de entrar em lojas de varejo e sentir vontade de comprar produtos sem saber responder exatamente a causa desse sentimento? Pois nós sabemos: a resposta está na atmosfera da loja.

Ela fez o desejo surgir e torna o momento da compra mais prazeroso. O oposto também ocorre, aquela sensação negativa de querer sair da loja o mais rápido possível é reflexo da atmosfera ruim. Vamos falar sobre os elementos chave na construção da atmosfera e em como ela interfere na percepção dos clientes.

Quais são os elementos essenciais na construção da atmosfera

Os elementos são:

  • Decoração;
  • Pisos;
  • Paredes;
  • Tetos;
  • Iluminação;
  • Músicas e sons;
  • Sinalização;
  • Exposição dos produtos.

A atmosfera é o ambiente da loja planejado para afetar os clientes e beneficiar a compra, buscando alterar a percepção emocional dos consumidores sobre a marca.

O que determina o ambiente da loja

O ambiente da loja é a soma das percepções acionadas na cabeça dos clientes. São estímulos que trabalham cor, ou então mecanismos sensoriais que investem nos sentidos como: a visão, a audição, o olfato e mesmo o tato.

A importância do ambiente é especial aos varejistas, pois ele faz parte da imagem da loja e vai influenciar o comportamento do consumidor no momento da compra.

Nesse sentido, a atmosfera de loja dá argumentos aos clientes na hora de fazer comparações, em especial quando falamos dos preços praticados por duas lojas. Lojas com a atmosfera sofisticadas inserem o sentimento sobre os níveis dos serviços oferecidos. Esses sentimentos justificam os preços dos produtos. Vamos explicar com calma adiante.

Construindo a atmosfera com sentimento

Mesmo diante de compradores com altos graus de racionalidade, o ato da compra ainda será influenciado por percepções extra consciência. Em resumo, com a dica certa e você poderá acionar áreas do subconsciente do comprador e facilitar a percepção dele sobre o seu produto.

Áreas do neuromarketing trabalham com diversas estratégias, mas, modéstia parte, o Design também tem grande contribuição nesse sentido e a construção da atmosfera é o melhor modo de usar esse recurso ao seu favor.

Acionando gatilhos mentais que posicionarão o cliente no sentimento desejado

A atmosfera é o diferencial do varejista. Ambientes sofisticados e luxuosos atraem consumidores de classes altas. Enquanto as lojas populares atraem públicos interessados na aquisição de itens com preços baixos. Não estamos inventando a roda aqui, apenas apontando o óbvio. Mas é sobre o obvio que o incrível pode acontecer.

Os clientes irão avaliar a loja de acordo com os objetivos determinados no momento da criação do design. Quer ver só? Por exemplo:

As dimensões da decoração e a temperatura do ambiente influenciam o desejo na hora do consumidor decidir onde comprar. Se a loja está com decoração carregada, os clientes terão a percepção diferente da loja minimalista (tida como mais moderna).

As lojas são como pessoas que possuem personalidade

As cores empregadas, as formas adotadas, o espaço da área de venda, a decoração, os equipamentos, a comunicação visual, são pontos usados para construir os sentimentos e emoções dos clientes na loja.

Estabelecer objetivos é importante para impactar os consumidores. Essa abordagem permite aos varejistas compreender e posicionar o negócio em alinhamento com o perfil dos consumidores e os sentimentos pretendidos.

Por qual razão estamos falando de sentimentos

A criação da atmosfera da loja é estratégica e importante para se obter vantagem competitiva. Os resultados serão sentidos nas vendas, assim como o comportamento de atração ou rejeição dos clientes.

Trabalhar a imagem da loja fala diretamente sobre trabalhar o sentimento de todos os envolvidos no projeto.

A pergunta principal deve ser: como você deseja que o seu cliente se sinta? Feliz, eufórico, apaixonado? Cada um desses sentimento requer a aplicação de ferramentas distintas de design.

Por isso, a atmosfera de loja precisa ser construída com base em estratégias centradas no cliente. Por meio do entendimento do cliente e a valorização do ambiente específico da loja em questão. A atmosfera irá se tornar importante ferramenta de geração de valor para a sua marca.

Dois critérios para definir a atmosfera da loja

Para fecharmos o artigo sobre as questões teóricas envolvendo a criação de um sentimento na sua loja, chegou a hora de falarmos sobre os dois pilares que formam as preocupações primordiais ao desenvolver o projeto de design.

O que considerar ao desenvolver a atmosfera da sua loja:

  • A percepção da qualidade das mercadorias está relacionada ao valor das mercadorias e à atmosfera da loja. Pergunta número um: meu produto merece qual sentimento?
  • Custos de tempo e esforço investidos pelos clientes. Por exemplo, a loja de sapatos precisará que o cliente se comprometa até certo nível, já a loja de joias precisará de outros sentimentos. Pergunta número dois: como não cansar meu cliente?

 

Para terminar, lembre-se: a maneira como os colaboradores são apresentados e o atendimento também são ferramentas auxiliadoras da sensação de prazer ou desprazer dos clientes na hora de realizar a compra.

A criação da atmosfera perfeita exige entender a sua audiência, quanto mais variada o seu público, mais complexa se torna a decisão de quais sentimentos escolher. Por esse motivo, identifique as principais variáveis da atmosfera disponíveis para produzir a reação desejada.

Para andar com as próprias pernas

Se você deseja trabalhar a atmosfera da sua loja agora mesmo e quer começar o quanto antes, terminamos com essa dica excelente. Faça mudanças pontuais

Escolha um setor da loja e um sentimento pretendido, trabalhe os 5 sentidos do cliente com base em apenas este (e somente este) sentimento. Depois, quando conseguir encontrar o resultado desejado, passe para outro local da loja ou coloque uma camada extra de sentimento.

Em outras palavras, vá passo por passo, sem pressa e sem tentar resolver todas as questões de uma só vez. Seguindo essa dica simples será muito mais difícil para se perder no meio da tarefa e o processo irá fluir de maneira lógica e funcional.

Gostou do nosso artigo? Estamos iniciando uma série nova que busca abordar muitas questões do dia a dia dos varejistas. Sempre visando melhorar a vida de todos dentro do marcado. Deixe o seu comentário e compartilhe essa publicação.

Até a próxima!

Relacionado

Tags:

poder do design, sentimentos, varejo

Compartilhe:

Post Ant.Ideias de fachadas para lojas
Próx. PostVarejo sensorial

Comente! Cancel Reply

A Romero Lab

A designer fundadora e diretora criativa da RomeroLab, Tatiana Romero, iniciou seu trabalho de design estratégico para ambientes comerciais em 2005. De lá para cá foram centenas de marcas transformadas pelo design, e mais de 5000 projetos de pequenos, médios e grandes formatos feitos em todo o país.

Categorias

  • Crescimento no varejo (180)
  • Empreendedorismo no Varejo (199)
  • RomeroLab (173)
  • Uncategorized (3)

Recentes

  • Crescimento no varejoEmpreendedorismo no VarejoRomeroLab

    Motivacional: 7 estratégias para dar um boost de ânimo nos seus profissionais

    • fev 26, 2021
    • 0 Comment
  • Crescimento no varejoEmpreendedorismo no VarejoRomeroLab

    É hora de arregaçar as mangas: 7 estratégias empreendedoras de sucesso

    • fev 24, 2021
    • 0 Comment
  • Crescimento no varejoEmpreendedorismo no VarejoRomeroLab

    Dicas de vitrinismo: que tal arrasar na organização da sua vitrine

    • fev 23, 2021
    • 0 Comment
  • Crescimento no varejoEmpreendedorismo no VarejoRomeroLab

    Design Thinking: as perguntas mais importantes para colocar essa estratégia inovadora em prática

    • fev 22, 2021
    • 0 Comment
  • Crescimento no varejoEmpreendedorismo no VarejoRomeroLab

    Regra 80/20: como aumentar os resultados focando no que é mais importante

    • fev 18, 2021
    • 0 Comment

Conheça nosso trabalho

  • Estratgia
  • Design
  • Implementaço
Design de Varejo
  • Avenida Pedroso de Morais, 2267 – Pinheiros CEP 05419-001 – São Paulo-SP
  • (11) 3181-0087
  • atendimento@romerolab.com.br

Estratégia

  • Design Estratégico
  • Modelo de Negócio
  • Design de Serviço
  • Posicionamento de Marca

Design

  • Identidade de Marca
  • Retail Design
  • Design Store
  • Comunicação Visual
  • Visual Merchandising

Implementação

  • Projeto Arquitetônico
  • Projetos Complementares
  • Gestão de Projetos
  • Documentação
  • Obras e Reformas
  • Rollout

Contato | Agendar Reunião | Cadastrar Fornecedor | Trabalhar Conosco

© 2018 Todos os direitos reservados.

criação de sites