fbpx
(11) 3181-0087
  • Home
  • Clientes
  • Blog
  • Contato
Logo
  • Estratégia
    • Design Estratégico
    • Modelo de Negócio
    • Design de Serviço
    • Posicionamento de Marca
  • Design
    • Identidade de Marca
    • Retail Design
    • Design Store
    • Comunicação Visual
    • Visual Merchandising
  • Implementação
    • Projeto Arquitetônico
    • Projetos Complementares
    • Gestão de Projetos
    • Documentação
    • Obras e Reformas
    • Rollout
  • Te Ajudamos
    • Planejar
    • Atrair e Fidelizar
    • Inovar
    • Expandir
    • Reposicionar
  • Segmentos
    • Franquias
    • Clínicas
    • Academias
    • Restaurantes
    • Lojas
  • Palestra
  • Cases
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Diferenciais
Logo
  • Estratégia
    • Design Estratégico
    • Modelo de Negócio
    • Design de Serviço
    • Posicionamento de Marca
  • Design
    • Identidade de Marca
    • Retail Design
    • Design Store
    • Comunicação Visual
    • Visual Merchandising
  • Implementação
    • Projeto Arquitetônico
    • Projetos Complementares
    • Gestão de Projetos
    • Documentação
    • Obras e Reformas
    • Rollout
  • Te Ajudamos
    • Planejar
    • Atrair e Fidelizar
    • Inovar
    • Expandir
    • Reposicionar
  • Segmentos
    • Franquias
    • Clínicas
    • Academias
    • Restaurantes
    • Lojas
  • Palestra
  • Cases
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Diferenciais
Logo
  • Estratégia
    • Design Estratégico
    • Modelo de Negócio
    • Design de Serviço
    • Posicionamento de Marca
  • Design
    • Identidade de Marca
    • Retail Design
    • Design Store
    • Comunicação Visual
    • Visual Merchandising
  • Implementação
    • Projeto Arquitetônico
    • Projetos Complementares
    • Gestão de Projetos
    • Documentação
    • Obras e Reformas
    • Rollout
  • Te Ajudamos
    • Planejar
    • Atrair e Fidelizar
    • Inovar
    • Expandir
    • Reposicionar
  • Segmentos
    • Franquias
    • Clínicas
    • Academias
    • Restaurantes
    • Lojas
  • Palestra
  • Cases
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Diferenciais

Aprenda como tornar seu varejo inclusivo e ganhe muito com isso!

Home - Empreendedorismo no Varejo - Aprenda como tornar seu varejo inclusivo e ganhe muito com isso!
Aprenda como tornar seu varejo inclusivo e ganhe muito com isso!

Nesta semana estamos tratando a fundo o tema da ESG, e nele, a inclusão é base central da pauta Social (o S do ESG). Cuidar da parte social da sua marca é a garantia de manter o crescimento como um todo.


Veja, é estimado que até 2025 mais de 65% dos consumidores comprem somente de lojas e empresas que tenham preocupação com a sociedade e o meio-ambiente.


Por isso, hoje eu vim te ensinar como tornar a sua loja mais inclusiva e como tornar essa pauta parte importante no dia a dia da sua marca.


Vamos começar! 

Você sabe o que é Marketing Emocional no varejo? Vou explicar

Ambiente inclusivo para Mulheres

As mulheres ainda ganham 20,5% menos do que homens. (IBGE, 2018) 

Mulheres negras ocupam menos de 1% dos cargos de liderança nas empresas. (IBGE, 2018) 

Não é novidade que existe uma disparidade entre a mão de obra feminina e masculina e que a remuneração da mulher pode chegar a ser 20,5% menor do que a dos homens nos mesmos cargos. Esses são dados que refletem a realidade de todas as regiões do país. 

Analisando os estudos desenvolvidos pelo IBGE em 2018, não podemos reduzir a importância de falar sobre o assunto.

Isso porque, a força de trabalho feminino, mesmo ocupando 60% da mão de obra do setor de varejo, por exemplo, ainda é descredibilizada no mercado de trabalho. 

Dito isto, para minimizar e reduzir a diferença entre homens e mulheres no mercado de trabalho, algumas empresas estão investindo em contratações anônimas, onde no ato das candidaturas, os possíveis pretendentes não revelem o seu gênero.

Uma maneira disso acontecer é a realização de entrevistas online.

Ações como esta contribuem para um ambiente inclusivo dentro das empresas, assim como levam a mulher para um lugar de autoestima e autonomia.

Além disso, aumentar a possibilidade de mulheres estarem cada vez mais inseridas em cargos de liderança dentro de organizações contribuem com a luta pela igualdade de gênero.

Saiba mais: O que é Rollout e por que você está perdendo $ com projetos?

Para PCD

Existem diferentes níveis de mobilidade, e as escadas costumam ser impróprias para a grande maioria.

Considere substituir elas por rampas, que são ideais tanto para cadeirantes quanto para idosos e pessoas com mobilidade limitada. Mas não deixe de aplicar uma lixa que aumente a aderência dos calçados e especialmente corrimãos firmes.

É importante observar o nível de inclinação das rampas, quando o segundo piso fica muito alto, o ideal é investir em um elevador preparado para atender cadeirantes.

Em relação a orientação espacial e deslocamento, deve-se cogitar a forma que os produtos e móveis estão posicionados, e de que modo o consumidor vai se deslocar dentro do ambiente.

Na comunicação, é preciso cogitar o acesso a PcD’s assim como idosos e crianças, para solucionar esse problema existem equipamentos de tecnologia assistida, por exemplo.

Leia também: O que é Digital Storytelling para varejo e como usar?

Aprenda como tornar seu varejo inclusivo e ganhe muito com isso!
Aprenda como tornar seu varejo inclusivo e ganhe muito com isso!

Abandono de estereótipos

Quando se fala em atender às necessidades do cliente, a indústria da moda é uma das vertentes do varejo que precisa superar esse desafio, afinal, não é de hoje que o setor recebe muitas críticas por construir padrões de beleza, muitas vezes, inalcançáveis.

De acordo com o CEO da Bonobos, Micky On Viral, para essa indústria se transformar realmente, é preciso começar pela reformulação da cultura das empresas. Se não houver a alteração do mindset de quem faz a moda acontecer, ela nunca será verdadeiramente inclusiva.

Para Alexandra Waldman, Co-fundadora e Diretora Criativa da Universal Standard, insistir nos estereótipos é nocivo tanto para os clientes como para a própria marca.

Romero Lab te explica: o que são espaços instagramáveis?

Palavras finais

Os consumidores são prejudicados porque não encontram roupas que se ajustem bem ao seu corpo, mas a empresa também deixa de lucrar. Segundo Alexandra, 150 milhões de mulheres nos EUA usam roupas maiores que o tamanho 14 e, infelizmente, muitas marcas não produzem peças para esse público.

E essas foram as minhas dicas para você tornar a sua marca, e o seu varejo, mais inclusivos.

Claro que a pauta não termina aí.


Sempre é preciso reforçar cada vez mais as estratégias para tornar assim a sua loja muito mais moderna.

Gostou da publicação de hoje? Então, continue acompanhando o blog.


Estou sempre trazendo dicas, notícias e novidades que transformam a vida do varejista.


Agradeço a leitura e até a próxima! 

Compartilhe:

Post Ant.Os 5 segredos para manter seus colaboradores motivados
Próx. PostMeio Ambiente: 5 documentários da Netflix para entender o tema

Comente! Cancel Reply

A Romero Lab

A designer fundadora e diretora criativa da RomeroLab, Tatiana Romero, iniciou seu trabalho de design estratégico para ambientes comerciais em 2005. De lá para cá foram centenas de marcas transformadas pelo design, e mais de 5000 projetos de pequenos, médios e grandes formatos feitos em todo o país.

Categorias

  • Crescimento no varejo (309)
  • Empreendedorismo no Varejo (483)
  • RomeroLab (302)
  • Uncategorized (3)

Recentes

  • Crescimento no varejoEmpreendedorismo no VarejoRomeroLab

    Manual Definitivo de Chat GPT para o Varejo

    • maio 26, 2023
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    Manual Completo sobre Iluminação para Varejo

    • maio 09, 2023
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    Uma Análise do Varejo nos últimos 10 anos e o que isso tem a ver com a sua marca

    • maio 04, 2023
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    Case Mantuê: Como o Design Estratégico pode transformar o seu negócio

    • abr 11, 2023
    • 0 Comment
  • Crescimento no varejoEmpreendedorismo no VarejoRomeroLab

    Como motivar os seus colaboradores durante essa Black Friday

    • nov 09, 2022
    • 0 Comment
  • Crescimento no varejoEmpreendedorismo no VarejoRomeroLab

    O Evento de varejo mais importante do Mundo: conheça a EuroShop

    • out 22, 2022
    • 0 Comment
  • Crescimento no varejoEmpreendedorismo no VarejoRomeroLab

    Gastar em Outubro ou esperar a Black Friday? O que os clientes estão pensando?

    • out 22, 2022
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    5 Dicas fantásticas de Merchandising no ponto de venda

    • dez 09, 2021
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    7 técnicas de exposição de produtos

    • out 16, 2023
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    O futuro do design e as inspirações dos últimos eventos!

    • set 06, 2023
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    HackTown 2023: um encontro de mentes brilhantes e ideias inovadoras

    • set 04, 2023
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    A Ascensão do ‘Shoppertainment’: Compras e Entretenimento em um só Lugar

    • ago 23, 2023
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    Transformando Clientes em Fãs: Estratégias para Construir uma Comunidade em Torno da Marca

    • ago 16, 2023
    • 0 Comment

Conheça nosso trabalho

  • Estratgia
  • Design
  • Implementaço
Design de Varejo
  • Rua dos Pinheiros, 498, Cj. 42 – Pinheiros CEP 05422-902 – São Paulo-SP
  • (11) 3181-0087
  • atendimento@romerolab.com.br

Estratégia

  • Design Estratégico
  • Modelo de Negócio
  • Design de Serviço
  • Posicionamento de Marca

Design

  • Identidade de Marca
  • Retail Design
  • Design Store
  • Comunicação Visual
  • Visual Merchandising

Implementação

  • Projeto Arquitetônico
  • Projetos Complementares
  • Gestão de Projetos
  • Documentação
  • Obras e Reformas
  • Rollout

Contato | Agendar Reunião | Cadastrar Fornecedor | Trabalhar Conosco

© 2018 Todos os direitos reservados.

criação de sites