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Como aumentar os resultados do seu funil de vendas

Home - Empreendedorismo no Varejo - Como aumentar os resultados do seu funil de vendas
Como aumentar os resultados do seu funil de vendas

Suas vendas estão no topo? 100%? Máximas? Ou dá para melhorar? Diga sinceramente. Pois hoje eu trago dicas de como aumentar os resultados do funil de vendas.

A real é que a estratégia do funil de vendas é só o primeiro passo em busca de uma estratégia para alcançar mais consumidores. Uma ferramenta, ou melhor, um motor.


Entretanto, se você não cuidar do motor, se não colocar óleo nas engrenagens, se não garantir que o motor esteja sempre bem alinhado e preparado, a estratégia não irá funcionar.


Hoje eu vou te ensinar quais são os passos para garantir que este motor esteja com 100% da capacidade. Vamos lá!

Avalie as oportunidades dentro do seu funil de vendas

Os prospects que estão no seu pipeline, não necessariamente estão próximos do fechamento.

Inclusive, é possível que apenas uma parcela pequena do total de seu faturamento realmente esteja garantida.

A avaliação e análise voltadas para previsão do faturamento – forecast de vendas – é uma tarefa que deve ser realizada regularmente.

Realizar uma abordagem de vendas sem essa análise pode ser problemático.

É preferível que seus vendedores possam investir o máximo de seus esforços com qualidade em negociações mais propensas a fechamento.

Veja como são as oportunidades no funil de vendas

Tentar abarcar todas as oportunidades ativas do seu funil com qualidade é uma tarefa impossível, especialmente se sua empresa for enxuta.

Porém, as “oportunidades” que ainda se encontram em um estágio de negociação preliminar ou que não possuem previsão clara de fechamento não devem ser ignoradas. Pense que essas pessoas que ainda precisam de qualificação, um dia estão “mais prontas” para comprar.

Então mantenha elas no seu radar.

É importante fazer uma avaliação de todas as oportunidades, e assim, poder melhorar a eficiência do funil de vendas.

Não espere que problemas sejam sinalizados para começar a otimizar os seus processos. Negligenciar o forecast de vendas dá margem para que problemas que poderiam ter sido observados com antecedência acabam se perpetuando.

Como aumentar os resultados do seu funil de vendas
Como aumentar os resultados do seu funil de vendas

Faça testes A/B

Para otimizar o topo do funil de vendas, faça testes A/B, que podem ser realizados de maneira simples. Basta você alterar alguns elementos do conteúdo e observar qual das versões apresenta melhor resultado para seu negócio.

É possível trocar imagens, chamadas, disposição dos elementos, tamanho do texto e, também, mudar a linguagem utilizada.

Escale o seu funil de vendas

Após construir o funil de vendas, é preciso pensar em como escalar a operação e fazer com que o time siga o processo para a conversão de novos clientes.

Para fazer isso com sucesso é aconselhável dividir o processo em duas frentes: otimização e escala.

A otimização do funil depende inicialmente da definição de indicadores de performance da atividade (produtividade) e das taxas de conversão entre etapas (eficiência).

Gerenciando a produtividade do funil, você consegue determinar qual o nível requerido de atividades para atingir as metas traçadas e assim tornar o processo escalável.

Monitorar taxas de conversão

Monitorando as taxas de conversão é possível trabalhar eficiência e principalmente a necessidade de revisões de processo ou novos treinamentos para o time.

A escala do funil de vendas é baseada em tornar as pessoas aptas a executar as atividades relacionadas ao processo desenhado por meio da construção de playbooks, ferramentas de aprendizado, treinamentos e certificações.

É possível também dividir a escala do funil em duas partes: onboarding e ongoing.

Os processos devem focar no desenvolvimento de competências essenciais para a performance do processo.

O processo de onboarding visa transmitir os conhecimentos e habilidades mínimas e iniciais para que o vendedor atinja seus objetivos no período de rampeamento, do dia 1 até a meta cheia.

Já o processo de desenvolvimento ongoing tem o objetivo de garantir a manutenção da performance, a adaptação do time a mudanças no processo e a venda de novos produtos ou serviços.

Pronto, seguindo essas dicas você pode ter certeza de que os resultados do seu funil de vendas serão muito maiores.


Gostou do conteúdo? Continue acompanhando as publicações.


Estou sempre trazendo dicas, notícias e novidades sobre funil de vendas para varejo.

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A Romero Lab

A designer fundadora e diretora criativa da RomeroLab, Tatiana Romero, iniciou seu trabalho de design estratégico para ambientes comerciais em 2005. De lá para cá foram centenas de marcas transformadas pelo design, e mais de 5000 projetos de pequenos, médios e grandes formatos feitos em todo o país.

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