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Como desenhar varejos vencedores utilizando a antropologia e a sociologia

Home - Empreendedorismo no Varejo - Como desenhar varejos vencedores utilizando a antropologia e a sociologia

Um artigo completo sobre como os projetos mais famosos usam diversas disciplinas na construção de soluções incríveis e vencedoras.

Para facilitar a compreensão nós decidimos tirar todo o “peso” do artigo. Apesar do assunto ter um nome complexo, você vai notar como ele é empolgante, até mesmo, bem-humorado.

Boa leitura!

Inspiração vinda de quem venceu: Sucesso depende de foco, diz fundador da Cacau Show

Você sabe o que é a interdisciplinaridade?

Em resumo, essa palavra é aplicada quando há a junção de dois ou mais campos de estudos destinado a desenvolver soluções para um objetivo único. Claro que a interdisciplinaridade também pode ser usada para determinar várias outras coisas, mas será essa definição que adotaremos no nosso artigo.

Veja um exemplo:  atletas esportivos usam a interdisciplinaridade para conquistar objetivos. Psicólogos, treinadores físicos e nutricionistas se unem para garantir que o atleta em questão consiga atingir todas as metas.

É exatamente essa questão que nós queremos abordar hoje. Como usar a interdisciplinaridade para desenhar projetos de sucesso no varejo? Como unir diversos campos de conhecimento e garantir que a sua loja venda cada vez mais?

É possível?

Sim, é muito possível!

O desenvolvimento do design no Brasil

A primeira maneira de como o trabalho pode ser feito é tentando combinar maneiras de produzir soluções próprias para cada área. Por exemplo, um antropólogo analisaria uma determinada solução de design e encontraria uma solução.

Já o designer (muitas vezes, uma mente voltada para abstrações espaciais) poderia encontrar soluções outras que não estivessem alinhadas com o que foi descoberto pelo antropólogo.

A junção do conhecimento das duas áreas pode ser feita assim

Entender o que é o Design e como ele se relaciona com a Cultura de uma marca

O design está na base de toda cultura: estudos antropológicos podem afirmar que nós todos somos designers, em maior ou menor grau. Até mesmo quem não tem qualquer formação na área. Quer ver como?

Você faz modificações na sua casa, escolhe o melhor lugar para pendurar os quadros, arruma os pratos sobre a mesa, até mesmo organiza os alimentos dentro da geladeira.

Todas essas ações estão pautadas por decisões típicas do Design, você, com seus conhecimentos de mundo, constrói o seu ambiente como deseja.

Apresentação é tudo: Dicas de como fazer uma vitrine atraente

Agora vamos falar de como a cultura entra nessa história

A construção do seu lar, feita por você e pelas pessoas que moram nele, transforma aquele ambiente. Ou seja, o apartamento (ou a casa) estava de um modo e a influência de vocês transformou em outra coisa, essa mudança é a cultura do seu lar.

É fácil perceber que o seu lar tem uma cultura própria quando você vai passar alguns dias na casa de amigos ou parentes e descobre como as coisas lá são feitas de maneira diferente. Essa mudança cultural gera respostas. Você pode encontrar algo de que goste (e aí há uma absorção na cultura) ou algo que desagrade (e aí há uma rejeição na cultura)

Mas o que a minha loja no varejo tem em relação a todas essas coisas?

Tudo. Se você perceber, somos influenciados pela nossa construção cultural 24 horas por dia. E como seres que convivem em sociedade também recebemos estímulos das culturas das outras pessoas constantemente.

Sendo assim quem nós somos está fortemente baseado em tudo o que nos rodeia e essa análise é importante para o sucesso ou não de uma loja. Basta imaginar, quando você entrar em uma loja e sentir que tudo lá está correto, no devido lugar, e se sentir confortável, é por que a cultura da loja fez par com a sua.

Por outro lado, aquela sensação de entrar em uma loja e sentir que as coisas estão desordenadas ou incorretas demonstra o choque de culturas. Como no exemplo de quando você vai dormir na casa de uma pessoa e sente certo desconforto.

Cadê a antropologia, a sociologia e o design de varejo nessa história toda?

Pois bem, a antropologia estuda as relações das culturas humanas ao longo dos anos. Assim como a relação e o choque dessas culturas com outras. A sociologia é o estudo do comportamento social, como nós existimos dentro da sociedade e qual é o nosso papel nessa existência.

Já o design, em resumo, é uma forma de analisar a relação do homem com o espaço físico. Encontrar soluções espaciais que tragam beleza estética e funcionalidade aos mais variados meios: produtos, lojas, casas, apartamentos, ruas, praças. Etc.

Note, essas definições estão resumidas, mas dizem bem o que cada uma das disciplinas trata.

Sua loja tem cultura própria, sua marca passa mensagens e o seu design comunica tudo isso

A frase escrita acima não é novidade para ninguém, todos nós sabemos que a loja tem uma cultura própria. Se não fosse assim, franquias não precisariam de manuais para garantir que todas as lojas tenham o mesmo modo de operação.

Também é verdade que estamos trocando mensagens com os clientes constantemente, tanto no atendimento, quanto no design da loja.

Aí entramos no ponto desejado, mesmo sabendo de tudo isso, muitas lojas, muitas marcas e muitos lojistas ainda se negam a pesquisar ou aplicar os conceitos de sociologia, antropologia e design em suas lojas. Essas pessoas cuidam da decoração como cuidam da organização da geladeira. E isso não pode ser assim.

A alma da sua marca: O que é branding?

Como desenvolver o design apropriado para a sua loja

Nós temos uma série de artigos que tratam do assunto. Na verdade, podemos dizer que o nosso blog inteiro está voltado para as dicas e as resoluções que lidam em como construir uma loja fantástica.

Esse artigo em especial que você está lendo foi pensado para levantar as questões e explicar o cenário. Mostrar para você a importância da multidisciplinaridade na concepção dos projetos da sua loja e em como os resultados estão baseados nela.

Como sabemos que o assunto ainda tem muito para ser dito, deixamos o convite para que você continue acompanhando o nosso blog. Já publicamos materiais que são importantíssimos para os lojistas e vamos continuar publicando.

Cresça e vença desafios: Como criar uma rede de franquias

Ficou com dúvidas ou gostaria de saber mais sobre como a Romero Lab utiliza os conceitos de design, sociologia e antropologia na construção das soluções? Entre em contato conosco. Temos certeza que nós poderemos te ajudar na resolução de todos os seus problemas. Vamos conversar e trocar experiências.

De todo modo, agradecemos a sua leitura e até a próxima!

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Post Ant.Como aplicamos semiótica na construção dos significados em design para varejo
Próx. PostVarejista, quer reformar a sua loja? Passe ótimos briefings para os designers

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A Romero Lab

A designer fundadora e diretora criativa da RomeroLab, Tatiana Romero, iniciou seu trabalho de design estratégico para ambientes comerciais em 2005. De lá para cá foram centenas de marcas transformadas pelo design, e mais de 5000 projetos de pequenos, médios e grandes formatos feitos em todo o país.

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