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Como fazer um planejamento estratégico para sua loja em 2023?

Home - Empreendedorismo no Varejo - Como fazer um planejamento estratégico para sua loja em 2023?

O planejamento estratégico empresarial surge como uma solução para as lojas que desejam aumentar os ganhos, sem impactar muito os investimentos.

Hoje, nós vamos conversar sobre essas questões e como garantir que elas façam sentido no dia a dia da sua loja.

Um artigo todo especial para quem deseja desenvolver um planejamento estratégico para loja em 2023 e tem dificuldades de saber por onde começar.

Vem com a gente!

Leia também: Aprenda como usar a música no Storytelling da sua loja!

O que é Planejamento Estratégico para Lojas?

A cada dia que passa a concorrência fica ainda mais acirrada. Com voz ativa, clientes exigem preço competitivo, excelência nos itens de consumo e atendimento de qualidade. 

Com isso, as empresas varejistas se sentem cada vez mais pressionadas a fazer com maestria um plano que atenda essas necessidades e os mantenha dentre as preferências do consumidor: o planejamento para varejo.

Ele engloba desde análises comportamentais sobre esses consumidores até o posicionamento que a marca pleiteia construir no mercado, considerando, inclusive, sua missão, valores, metas, objetivos e, claro, indicadores de resultados.

Tudo suportado por tecnologias de ponta que auxiliam no processamento de dados para elaboração de um plano com o menor potencial de erro possível!

Leia também: Preparativos finais para Black Friday & Cyber Monday no varejo

Quais são os benefícios do planejamento estratégico para lojas?

Planejamento é essencial em qualquer empreendimento, principalmente quando se aproximam datas comemorativas.

Durante esses períodos, há aumento da demanda no varejo e, sem preparo, o comerciante pode perder vendas. Veja abaixo alguns fatores essenciais a serem observados:

  • Organização: códigos, preços e sistemas revisados facilitam o atendimento e o tornam mais eficiente.
  • Qualidade de atendimento: tenha sempre vendedores treinados e motivados.
  • Atendimento ágil: a agilidade na hora de atender também funciona como forma de fidelizar o comprador. O consumidor evita estabelecimentos em que o serviço é demorado.
  • Liquidações e promoções: distribuição de brindes e prêmios, além de um preço competitivo, são formas de atrair o cliente.

Leia também: Como a música faz parte da jornada de compras na loja?

Não se esqueça de coletar informações

Antes de começar a desenvolver o PEC, analise a situação geral da área comercial de sua loja. Liste todas as ações realizadas e os resultados que elas estão trazendo ou não.

Alinhe tudo isso ao cenário atual do mercado. Avalie seus concorrentes e detecte possíveis oportunidades.

Dessa maneira, você terá um panorama geral e poderá começar a identificar processos que precisam ser mudados e/ou melhorados.

Leia também: Como a música faz parte da jornada de compras na loja?

Coloque as vendas em primeiro lugar

Feito esse alinhamento, define o que a área de vendas pode fazer para ajudar a alcançar os objetivos da empresa.

Possivelmente você pensará em diversos planos de ação. Mas organize um de cada vez. 

Determine, então, um objetivo. 

Por exemplo: 

  • Aumentar as vendas de produtos de alto valor na lojas físicas; 
  • Estimular o cross selling (venda de produtos relacionados ou complementares entre si) na loja virtual;
  • Aumentar o ticket médio de compra de clientes já fidelizados. 
  • Estes são objetivos, não são metas de vendas, nem indicadores. Falaremos disso mais adiante.

Note que são ideias bem gerais, que precisam ser exploradas, detalhadas e explicadas cuidadosamente em um plano de ação de vendas de varejo. 

Leia também: Tecnologias que estão transformando o varejo!

Como pensar a estratégia, afinal?

Estratégia de compras, estratégia de vendas, estratégia de promoção, estratégia de localização… a lista de “estratégias” é interminável. Mas vamos voltar ao básico. O que é mesmo ter estratégia no varejo?

Basicamente podemos dizer que a loja possui uma estratégia de vendas no varejo definida quando ela revela com clareza os seguintes pontos:

  • a) o público alvo que o varejista deseja atender;
  • b) o formato de loja que melhor irá satisfazer as necessidades deste público alvo; e
  • c) as características que vão diferenciá-lo da concorrência e formar a vantagem competitiva sustentável para a empresa.

O elemento final de uma estrutura do varejo com estratégia bem definida, portanto, é a criação de uma vantagem competitiva sustentável.

Esse planejamento estratégico no varejo deve construir uma barreira em torno das posições do varejista. Assim, dificultando o ataque dos concorrentes e estabelecendo as condições para que tenhamos um bom desempenho financeiro de nossa loja no longo prazo.

Dicas de gestão e organização direto do Design Thinking!

Prontinho, agora vá e coloque a mão na massa

Agora que você já sabe como elaborar um planejamento estratégico para a sua loja, basta colocar tudo em prática.


Lembrando que nós contamos com um serviço de consultoria. Caso você sinta dificuldades em aplicar as lições apresentadas aqui. Basta mandar a sua mensagem pela página de CONTATO.

Agradecemos a leitura e até a próxima!

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A Romero Lab

A designer fundadora e diretora criativa da RomeroLab, Tatiana Romero, iniciou seu trabalho de design estratégico para ambientes comerciais em 2005. De lá para cá foram centenas de marcas transformadas pelo design, e mais de 5000 projetos de pequenos, médios e grandes formatos feitos em todo o país.

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