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Como fazer uma boa comunicação visual para sua loja física

Home - Crescimento no varejo - Como fazer uma boa comunicação visual para sua loja física
Como fazer uma boa comunicação visual para sua loja física

Quer vender mais? Então invista na comunicação visual. Quer aumentar o ticket médio dos seus produtos? Então invista na comunicação visual. Quer que a sua loja passe uma impressão de modernidade para o seu cliente? Então invista em comunicação visual.

A bem da verdade, a comunicação visual é o primeiro elemento que o cliente tem acesso e aquele que mais chama atenção em uma loja.

Não importa o naming, o branding e todas as estratégias de posicionamento, se o visual merchandising da sua loja estiver incorreto.

Então, hoje eu quero falar sobre este assunto. Vamos lá, vamos falar sobre comunicação vusual para sua loja física. Fique confortável e aproveite a leitura!

Mais ainda sobre varejo: Truques de Branding para usar no seu varejo

Coerência a atratividade

As cores são elementos muito importantes na linguagem visual, e saber usá-las pode significar a diferença entre uma loja receptiva e um local que afasta os clientes.

O mais importante é cuidar para que as peças de comunicação visual da loja física estejam em sintonia com o logo e os demais elementos de identidade visual, facilitando a associação pelo consumidor e reforçando o posicionamento da marca.

O público-alvo também deve ser levado em conta: clientes mais jovens são atraídos por cores vibrantes e energéticas, como tons de vermelho e laranja, enquanto pessoas de meia-idade preferem o conforto e a calma dos verdes e azuis associados à sobriedade do preto.

Saiba mais: 9 Dicas para melhorar os seus feedbacks e engajar os seus colaboradores

Como fazer uma boa comunicação visual para sua loja física

Entenda o que é um wind banner

O wind banner é um banner que tem o formato de pena ou gota invertida. Confeccionado em tecido de bandeira, ele pode ser colocado em um suporte de chão ou de outras formas.

O diferencial desse banner é o seu alto impacto visual, já que ele foge do formato tradicional retangular. Aliás, o wind banner também pode ser feito em diferentes tamanhos, inclusive de 2 metros de altura.

Ele é muito utilizado na fachada das lojas físicas, pois ele se transforma em um excelente ponto de referência para que as pessoas prontamente identifiquem o seu estabelecimento. 

Além disso, ele também é muito utilizado para reforçar a identidade visual da loja na mente do consumidor. A cor e o logotipo, em muitos casos, são os elementos suficientes para que esse banner comunique e reforce a marca na mente dos clientes. 

Leia também: Como usar o Copywriting no Visual Merchandising da sua loja

Invista bem em Visual Merchandising

O visual merchandising não é só uma maneira de deixar o PDV mais bonito. É uma técnica que consiste em apresentar corretamente os produtos para que o shopper tenha uma ótima experiência de compra.

O desafio é dispor a mercadoria de forma que ela chame a atenção e desperte o interesse e o desejo de quem a vê. Para ter sucesso, é preciso seguir um padrão de cores na sinalização das seções, preferencialmente as mesmas que lembram a sua marca.

Também é importante organizar os produtos e evidenciar as marcas mais impactantes (ou aquilo que você deseja vender imediatamente). Gôndolas, prateleiras e mostruários devem estar alinhados com cores, imagens e palavras — sem causar poluição visual.

O uso do visual merchandising possibilita analisar se a estratégia é eficiente, ou seja, se a própria loja se vende em todos os setores. Por isso, identifique os pontos quentes (os que mais atraem o olhar das pessoas) e frios (menos atrativos) do seu estabelecimento.

Dessa forma, você conseguirá montar um layout interessante e que, ao mesmo tempo, favoreça a saída dos produtos.

Dicas incríveis sobre varejo: Veja como Big Data está transformando o varejo moderno

Construa uma Identidade Visual moderna

O comércio eletrônico está se popularizando e aumentando, com isso, a concorrência também cresce. Dessa forma, é necessário investir em alguns itens, como embalagem blister e práticas para se distinguir e se destacar.

Por isso, uma boa estratégia é agregar valor à loja por meio de um espaço personalizado e único. Sempre prezando pelos aspectos modernos, que acompanham as tendências do comportamento do consumidor.

Quer ler mais sobre estes assuntos? Então, continue acompanhando o Blog.

Estou sempre trazendo dicas, notícias e novidades sobre o universo do varejo.

Agradeço a leitura e até a próxima!

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A Romero Lab

A designer fundadora e diretora criativa da RomeroLab, Tatiana Romero, iniciou seu trabalho de design estratégico para ambientes comerciais em 2005. De lá para cá foram centenas de marcas transformadas pelo design, e mais de 5000 projetos de pequenos, médios e grandes formatos feitos em todo o país.

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