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Como franquear sua empresa

Home - Crescimento no varejo - Como franquear sua empresa

Veja o que é necessário para franquear sua empresa

Se você está procurando investidores para a sua marca, ou então quer aumentar o alcance dela dentro do mercado, então certamente já descobriu que uma das melhores soluções é franquear sua empresa.

Contudo, o que muitos empresários ainda não compreendem é que esse processo passa por uma série de etapas que precisam ser consideradas (e validadas) antes que a marca possa finalmente obter o status de franquia.

Mas, nós temos boas notícias. Hoje nós vamos dar dicas práticas para que você saiba como franquear sua empresa. O objetivo do artigo é resolver de uma vez por todas as principais dúvidas.

E tem um desafio extra, queremos fazer tudo isso em menos de 5 minutos. Com um artigo direto, para resolver de vez a situação. Então, sem mais perdas de tempo, vamos lá.

Cresça e vença desafios: Como criar uma rede de franquias

Faça o teste de força da marca

Chamados essa primeira etapa de teste de força da marca, mas poderíamos dizer “garanta que a sua marca seja forte o bastante para tornar-se uma franquia”. Essa é a definição, mas como transformá-la em termos práticos? Vamos ensinar.

Primeiro, você precisa fazer um levantamento real do lucro da sua empresa, claro. Ter o faturamento anual muito bem definido. Depois faça o levantamento da rentabilidade, fazendo a oposição entre o investimento e o lucro obtido.

Nessa primeira etapa nós precisamos descobrir qual será o payback dos franqueados, em termos gerais, quanto tempo vai levar até que o franqueado seja capaz de recuperar o investimento aplicado. Se o tempo for maior do que 3 anos, então a sua empresa não está madura para se tornar uma franquia. Não se esqueça de colocar na conta os valores de Royalty e do Fundo de Propaganda e Publicidade da marca.

Passe a sua empresa por uma análise de franqueabilidade

Depois de fazer o levantamento financeiro, está na hora de colocar o foco nos processos que envolvem a gestão e as atividades da sua marca. Uma análise de franqueabilidade (desenvolvida pelo SEBRAE) poderá levantar boas soluções para que a sua marca consiga encaixar-se com o modelo de Franchising.

O que acontece na análise de franqueabilidade? Basicamente, uma análise é feita com o intuito de observar como funcionam os seus processos e quais podem ser transformados para que a sua empresa possa ressurgir como uma franquia.

Lembrando que franquear não é apenas expandir a sua empresa, trata-se de uma reconstrução dos seus processos, com o intuito de torná-los atraentes, para conseguir despertar o interesse dos investidores, e replicáveis, para ter sucesso dentro do modelo franchising.

Dicas para franquear a sua empresa com sucesso

Depois de todas as análises feitas nos últimos dois itens, agora nós entramos em uma questão conceitual sobre o modelo de franquias e como você pode fazer para franquear a sua empresa e obter sucesso nesse novo desafio.

Vamos dar algumas dicas valiosas que serão indispensáveis para todos que estão procurando transformar a marca em uma franquia, e até mesmo para aqueles que desejam adquirir ou investir em franquias existentes.

A alma da sua marca: O que é branding?

Primeiro, tenha paciência para entender o processo
A primeira dica que o franqueador precisa ter em mente é que todo o processo exigirá paciência. Como apontamos anteriormente, abrir uma franquia não é apenas expandir a marca. Tornar-se um franqueador é reconstruir diversas estruturas da marca.

Nada de pressa, não acredite em soluções milagrosas, não espere tomar o mercado de assalto e obter um crescimento exorbitante já no primeiro ano de atuação. Franquias, assim como tudo na vida, exigem tempo para que o crescimento seja sólido.

Segundo, aprenda e colabore

Muitos franqueadores desejam apenas levantar a própria marca, sem qualquer interesse pela melhora do cenário como um todo. Se você deseja franquear sua empresa, queria contribuir com o mercado, participe das reuniões e das palestras do universo franchising.

Terceiro, seja perseverante

Essa dica é fundamental para a vida de qualquer franqueador (e também dos franqueados). Perseverança, esse é o nome do jogo no mercado brasileiro. É preciso persistir, ir além das expectativas, manter o trabalho duro e esperar. Só assim a sua franquia será um sucesso.

Quarto, entenda o que significa a formatação

Na primeira dica nós dissemos para que você faça uma análise da franquia como um todo, agora queremos que você foque no processo de formatação para franquias. Saber o que significa e como ele é feito.

Entender o processo consiste em conseguir separar o que é a sua marca e o que são as franquias que surgiram dessa marca. O SEBRAE possui uma série de cursos que ajudam o empreendedor nessa fase do processo.

Depois de entender o que é formatação você vai descobrir o que é a empresa e o que é a rede de franquias. Desmembrando todos os processos que formam a sua empresa, tanto em termos de organização, quanto em gestão.

Apresentação é tudo: Dicas de como fazer uma vitrine atraente

Quinto, capacite-se

Não dá para crescer sem conhecimento, quem diz o contrário está mentindo ou agindo de má fé. Todo crescimento pressupõe a aquisição de novas formas de encarar processos e maneiras melhores de gerir problemas.

Se você deseja franquear sua empresa então precisa abrir os olhos para todos os cursos e capacitações que puder. Vá em busca deles, coloque-os no seu calendário, tenha em vista todos os certificados.

Mesmo que alguns deles pareçam longe da sua realidade, mesmo que você tenha total segurança sobre as suas ações. Cursos e capacitações mostram novas maneiras de encarar os desafios, dão ideias, despertam insights. Não dá para colocar em palavras o quanto os cursos são importantes para você e para a marca.

Inspiração vinda de quem venceu: Sucesso depende de foco, diz fundador da Cacau Show

Você deseja franquear sua empresa?

Esperamos que com essa lista de dicas nós possamos ter levantado algumas boas ideias sobre o que é necessário para franquear a empresa. Sabemos que o processo é longo e, em alguns momentos, difícil, mas com a ajuda certa você conseguirá atingir esse objetivo.

Ficou com dúvidas ou gostaria de saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco.

Nós somos especialistas em franchising, para nós será um prazer dividir com você tudo o que sabemos sobre o assunto.

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A Romero Lab

A designer fundadora e diretora criativa da RomeroLab, Tatiana Romero, iniciou seu trabalho de design estratégico para ambientes comerciais em 2005. De lá para cá foram centenas de marcas transformadas pelo design, e mais de 5000 projetos de pequenos, médios e grandes formatos feitos em todo o país.

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