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Como montar uma agencia de turismo?

Home - Empreendedorismo no Varejo - Como montar uma agencia de turismo?
Como montar uma agencia de turismo

O setor de turismo sofreu oscilações nos últimos anos, contudo, ainda segue firme e com a promessa de recuperação. Sendo assim, uma ótima fonte de renda é montar uma agência de turismo.

Hoje nós vamos ensinar como montar uma agência de turismo, seja como uma franquia ou abrir uma agência própria.

Nossa intenção é demonstrar dicas práticas que ajudarão você a entrar no caminho certo para montar a sua agência de viagens. Sem complicações, apenas as informações relevantes. Em 5 minutinhos você já saberá o que precisa para montar a sua agência. Vamos começar!

Como montar uma agencia de turismo?

Faça uma pesquisa do público

Antes de começar a colocar a sua agência no papel, primeiro você precisa compreender quem serão os seus clientes. Ou seja, quem vai comprar o seu produto?

Pesquisas de mercado lidam com assuntos relacionados ao consumidor alvo, como:

  • Renda
  • Idade
  • Sexo
  • Preferências
  • Localização

Perceba que a pesquisa de público visa criar uma imagem do cliente ideal para a sua agência de turismo.

Agora faça a pesquisa de mercado

A segunda pesquisa lida com o mercado em que a agência de turismo estará inserida. Nesse caso, as informações são:

  • Localização da concorrência
  • Principais produtos vendidos pela concorrência
  • Preços praticados no mercado
  • Oscilação do mercado (alta temporada e baixa temporada)
  • Principais pontos geográficos dentro da cidade (polos do mercado)

Agora nós estamos falando do ambiente da agência, onde ela estará dentro deste mercado do turismo.

Escolha o ponto ideal

A localização será fundamental para o sucesso da agência de turismo. Então, pesquisar esse local ideal é o terceiro passo, logo após a pesquisa de público e a pesquisa de mercado.

Mas, quais são os elementos que fazem de um ponto ideal?

Se as duas pesquisas anteriores estiverem bem-feitas, a escolha do local ideal acontecerá quase que automaticamente.

Basta imaginar que o local da agência deva estar dentro do recorte demográfico do público alvo, em outras palavras, seja frequentado pelo público selecionado na primeira pesquisa.

O local também precisa estar em um ponto em que possa competir com a concorrência, se possível, em posição de vantagem em relação a ela.

Finalmente, para ter certeza de que encontrou um lugar ideal, tenha em mente a distribuição espacial dos elementos (mesas, cadeiras) dentro da agência. Veja se no ponto escolhido é possível desenvolver um projeto agradável e atraente.

Com esses itens em mente já é possível buscar o seu lugar ideal.

Acompanhe as tendências do mercado

É importante perceber que mesmo após as duas pesquisas iniciais, o mercado de turismo não é estanque, não fica sempre do mesmo modo.

Para quem deseja montar uma agência é importante acompanhar as tendências de mercado. Estar sempre buscando informações relevantes e fazendo as adaptações necessárias.

Só assim a marca conseguirá encontrar espaço e conquistar novos clientes.

Requisitos mínimos

Pois bem, com essas dicas simples você já será capaz de montar a sua agência de turismo. Agora nós vamos dar uma pincelada nos requisitos mínimos para que você consiga colocar os planos em prática.

Espaço: o espaço mínimo requisitado é de 40m². Lembrando que a legislação pede que o ponto comercial possua banheiros.

Móveis: imprescindíveis para o trabalho, mesas e cadeiras.

Equipamentos: computadores, telefones e impressoras.

Legislação

Para terminar, uma agência turismo deve estar em dia com os órgãos:

Junta Comercial, Secretária da Fazenda, Prefeitura, INSS, Sindicato Patronal, EMBRATUR, ABAV.

É importantíssimo contratar profissionais qualificados para lidar com todas as questões legais.

Como montar uma agência de turismo para franqueados

Selecione o segmento

Antes de escolher a sua franquia, é preciso que você selecione quais serão os seus segmentos de atuação. Sendo que alguns são:

  • Turismo de aventura
  • Ecoturismo
  • Turismo para estudantes ou intercâmbio
  • Religioso
  • Terceira Idade
  • Negócios (palestras, cursos rápidos, etc.)
  • Turismo para famílias
  • Turismo para estudantes em férias

Esses são apenas alguns exemplos, a pesquisa de campo irá mostrar quais são os principais de cada temporada e quais são as empresas que estão em alta em cada setor.

Pesquisa da franquia ideal para o seu perfil

Antes de lidar com a parte burocrática da questão, falando de assuntos como o COF e outros elementos mais específicos. É fundamental que você tenha em mente se os valores professados pela marca se enquadram no seu perfil.

Isso pois, muitas vezes, o franqueado busca oportunidades em áreas das quais ele não acredita. Pode parecer um tanto filosófico, mas antes de procurar uma franquia, e começar o seu processo para montar uma agência. Veja se o perfil da marca está dentro do que você procura.

As primeiras dicas (para não franqueados), servem para que você saiba qual é o modelo de negócios ideal para o seu caso.

Para franqueados e não franqueados

Essas dicas servem para os dois casos, tanto para quem está com uma marca nova no mercado, como para quem tem uma franquia e conta com todo o apoio e o suporte de uma marca maior.

Atendimento é parte do segredo

Você já parou para imaginar o que faz as pessoas saírem de casa e comprarem passagens em uma agência física? Acertou se disser “atendimento”.

É óbvio, a proximidade da agência, o aperto de mão, o cafezinho, o olho no olho, são elementos que mudam tudo.

Sendo assim, garanta que o seu atendimento esteja sempre 100%. Treine seus colaboradores para que eles dominem do assunto, ainda mais em viagens ou pacotes pouco usuais. Esse atendimento é um dos elementos que destaca a sua agência de um site na internet.

Layout é tudo

Mas se o atendimento deve ser bom, a organização, o layout, a cara da agência, deve ser melhor ainda.

Isso pois, muito antes do cliente entrar na sua agência, ele já terá criado uma opinião sobre ela, apenas passando do lado de fora e vendo o design do interior.

É assim que funciona, portanto, na hora de investir no design da sua agência, lembre-se de contratar uma empresa especializada e que saiba quais são as características necessárias para construir um ambiente ideal.

Exemplo de ótima agência

A Flytour é um grupo de Serviços de Viagens que tem uma posição sólida no mercado. A marca conta com agências por todo o Brasil.

Apresentamos nossos projetos desenvolvidos exclusivamente para a marca. Assim você por ter consciência do nível de excelência que um projeto deste tamanho exige.

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Ficou com dúvidas ou gostaria de obter mais informações? Entre em contato conosco, estamos sempre disponíveis para conversar e trocar experiências.

Acompanhe as nossas publicações, trazemos novidades sobre design, mercado, varejo e informações relevantes para transformar a sua empresa.

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A Romero Lab

A designer fundadora e diretora criativa da RomeroLab, Tatiana Romero, iniciou seu trabalho de design estratégico para ambientes comerciais em 2005. De lá para cá foram centenas de marcas transformadas pelo design, e mais de 5000 projetos de pequenos, médios e grandes formatos feitos em todo o país.

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