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Dicas de Comunicação Visual: melhore imagem da sua empresa

Home - Crescimento no varejo - Dicas de Comunicação Visual: melhore imagem da sua empresa
Dicas de Comunicação Visual melhore imagem da sua empresa

Bem, sem modéstia, posso dizer com segurança de que nós somos especialistas em comunicação visual. A minha equipe estuda, se entrega e se dedica imensamente nesta questão. 

Então, esse esforço é recompensado com experiência e conhecimento.

Por esse motivo, hoje eu decidi trazer para você um artigo focado somente em comunicação visual. Com dicas práticas que começam com o design, mas também envolvem os aspectos de posicionamento da sua marca.

Tudo para melhorar as mensagens enviadas pela sua empresa.

Então, vamos lá. Vamos conversar sobre Comunicação Visual. Fique confortável e aproveite a leitura.

Comunique-se melhor: Como fazer um ótimo e-mail marketing

Boas práticas para melhorar a Comunicação Visual

Comece com um check list de boas práticas para melhorar a comunicação visual da sua empresa. Claro que não dá para lhe ensinar tudo sobre o tema em um artigo. Aliás, quando se trata de design sempre dá para aprender cada vez mais.

Entretanto, seguindo alguns conceitos você pode deixar a comunicação visual da sua marca muito mais limpa, fácil, moderna e eficiente. 

Vejamos os principais itens:

  • Tenha um objetivo específico 
  • Simplifique a mensagem
  • Seja coerente com a sua marca
  • Fale para um público
  • Conte com especialistas

Vamos conversar sobre cada um destes itens em detalhes ao longo do artigo. 

Sua melhor imagem: Como fazer ótimos vídeos institucionais

Tenha um objetivo específico

A Comunicação Visual precisa ter um objetivo e somente um. Pode ser em uma loja, numa empresa, para fazer endomarketing, para atrair clientes, para conquistar novos talentos. Não importa.

O importante é que a sua estratégia tenha um objetivo e somente aquele. Tem mais, garanta que essa missão da comunicação visual seja algo que possa ser medido. 

Bons objetivos para uma comunicação visual são:

  • Atrair mais talentos para trabalhar na minha empresa
  • Gerar sentimento de exclusividade nos clientes
  • Gerar sentimento de escassez
  • Etc.

Perceba que o objetivo não é “crescer” ou “vender mais”. O objetivo precisa atuar como um norte para a comunicação.

Veja também: Dicas incríveis para organizar a sua vitrine

Simplifique a mensagem

Uma mensagem simples não é uma mensagem pobre. Funciona justamente ao contrário. Quanto mais compacta, concisa e direta for a sua mensagem, mais poderosa ela será para o público determinado.

Então, após estipular o seu objetivo, garanta que a mensagem seja direta e potente como o soco de um boxeador. A analogia pode até ser violenta, mas tenho certeza que você entendeu ela.

Eu poderia dizer “garanta que a sua mensagem seja firme, veloz, robusta, impressionante e certeira”. Mas perceba como a frase “forte como o soco de um boxeador” traz todas essas qualidades e um jeito muito mais direto. 

Mais dicas: Use os arquétipos para aumentar as suas conversões

Seja coerente com a sua marca

Temos o objetivo, temos a mensagem, agora chegou o momento da reflexão: será que essa mensagem está coerente com o posicionamento da marca? É preciso que esteja sim.

Afinal de contas, na próxima dica nós vamos falar sobre os seus clientes, e eles têm um faro muito bom para empresas que mudam de personalidade constantemente.

Então, garanta que a sua mensagem esteja alinhada com três detalheszinhos: Visão, Missão e Valores. Sem eles, nada irá funciona bem. 

Dicas de Comunicação Visual melhore imagem da sua empresa

Fale para um público

Não existe mensagem se não existe público. E não existe comunicação visual, se não existe mensagem. Ou seja, você precisa falar para alguém.

Escolha um público e foque nele, mesmo que isso implique em perder a conexão com outros possíveis clientes. Pois, é melhor ter um alvo específico, do que dar tiros no escuro. 

Tem mais, o seu público é quem vai definir a eficácia da sua mensagem. Um texto feito para o público empresarial deve ser visto e apreciado por: empresários. Mais vale apenas um membro do seu público alvo absorvendo a sua mensagem, do que milhares de pessoas que não fazem parte dos objetivos da sua empresa.

Este é o erro clássico das empresas que se aproveitam de memes para inflar os números das redes sociais. Terão um público enorme de não clientes, com apenas curiosos. Por outro lado, uma comunicação eficiente chama a atenção das pessoas certas. 

Conte com especialistas

Outra questão fundamental para os nossos dias, conte com a ajuda de pessoas especializadas para lhe auxiliar na sua comunicação visual. 

Sabemos que é possível encontrar inúmeros cursos e dicas online (inclusive, este artigo faz parte dessa pesquisa), mas a verdade é que um profissional é capaz de encontrar soluções que você não conseguiria. 

Então, como última dica, aprenda sobre comunicação visual, mas também aceite a ajuda e as dicas de pessoas especializadas. Isso trará muito mais resultados. Tanto no curto, quanto no longo prazo. 

Chegamos ao final do artigo e eu quero lhe fazer um convite. Adoraria conversar com você sobre Comunicação Visual e poder lhe explicar todas as soluções possíveis para a sua empresa. Entre em contato comigo e marque uma reunião.

Agradeço a leitura e até a próxima.

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A Romero Lab

A designer fundadora e diretora criativa da RomeroLab, Tatiana Romero, iniciou seu trabalho de design estratégico para ambientes comerciais em 2005. De lá para cá foram centenas de marcas transformadas pelo design, e mais de 5000 projetos de pequenos, médios e grandes formatos feitos em todo o país.

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