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Dicas de sucesso para sua loja de joias

Home - Crescimento no varejo - Dicas de sucesso para sua loja de joias
Dicas de design e sucesso para sua loja de joias

Hoje eu trouxe um artigo incrível com diversas dicas de design e sucesso para a sua loja de jóias. São aqueles truques de quem conhece o mercado bem de pertinho e sabe do que está falando. 

Se você sente que a sua loja de jóias está perdendo status na sua região. Ou se quer aumentar o público e crescer o faturamento, então essas dicas vão ajudar bastante.

Separei o artigo em duas metades, na primeira vou passar apenas o que eu chamo de dicas de sucesso. São conselhos para colocar em prática e ver o faturamento crescer no longo prazo.

Já no final do artigo trato especificamente da área do Design. Investimento que pode trazer resultados antes mesmo do que você imagina. 

Muito bem, vem ver de perto.  

Leia mais: 8 segredos que vão aumentar a produtividade do seu escritório

Vamos começar com as dicas de sucesso para lojas de jóias

Para começar, dicas de sucesso são estratégias que dão resultados no mercado moderno. Todas elas foram baseadas em observações do dia a dia e experiências que vi nos clientes. 

Vejamos os principais conselhos. 

Faça um estudo de mercado para identificar as demandas

Essa é a primeira parte antes de iniciar o processo para expandir a sua loja de jóias: entender o mercado. Sem esta etapa todas as outras tarefas serão chutes no escuro. E os resultados – se vierem – serão questão de sorte.

Contudo, ao investir tempo e energia em um estudo de mercado, contando com a ajuda de empresas especializadas, você terá em mãos informações aprofundadas sobre as oportunidades para a sua loja de jóias.

E com isso, saberá para onde precisa crescer, e quais são os pontos fracos que deve resolver. O que muda tudo, absolutamente tudo, no processo para colocar em prática as próximas dicas. 

Veja também: Aprenda como se comporta o consumidor de 2021

Tenha os grandes designers no seu radar

Depois de avaliar o mercado é hora de ficar de olhos vivos nos grandes designers de jóias. Pois são eles os responsáveis por trazer prestígio e luxo à coleção oferecida pela sua loja. 

Faça um monitoramento deles, descubra quais são as peças mais valiosas, tenha na ponta da língua os nomes dos modelos mais vendidos, veja quais estão aparecendo nas séries, nas novelas e nos reallity shows de sucesso.

Compreender as atividades dos designers famosos é um passo importantíssimo para elevar a qualificação da sua loja. Mesmo que você não possa vender as peças mais desejadas, precisa compreender quais são os desejos do público e assim ser capaz de oferecer produtos similares. 

Crie peças diferentes, ou invista nelas

Essa dica é importante para as lojas que já estão fortes no mercado, mas pode servir também para quem está começando entender mais algumas nuances de um mundo tão disputado.

Basicamente, vender jóias significa investir pesado em exclusividade. Quanto mais exclusivas forem as suas peças e mais encaixadas com os desejos dos consumidores, mais valiosa será a sua marca.

Então, você precisa desenvolver soluções para inserir a exclusividade na sua empresa. Pode ser contratado um designer de prestígio, ou então comprando peças especiais. 

Não deixe de ver: Como o e-commerce transformou o varejo

Acredite também na força do e-commerce

O e-commerce é poderoso para lojas de jóias, mas por alguma razão algumas empreendedoras ainda insistem em abrir mão desse recurso. 

Tenha a sua loja física, sim, mas também faça questão de estar presente com uma loja virtual. A verdade é que o e-commerce pode ser usado como um aliado de prestígio para o seu ponto. Desde que as estratégias sejam bem elaboradas. 

Dicas de design e sucesso para sua loja de joias

Invista em fornecedores atualizados

Existe uma erva daninha no mercado de jóias: a desatualização. 

Não adianta, se as suas peças não estiverem alinhadas com as últimas tendências, elas vão ficar encostadas nas vitrines. 

Eu já vi vez após vez empreendedores insistindo em peças que não fazem parte dos desejos dos consumidores, e você também já deve ter visto. Sempre com a desculpa de “mas o meu fornecedor não tinha outras peças”.

Agora uma verdade dura: se o seu fornecedor não tem peças atualizadas para oferecer, então troque de fornecedor. 

Infelizmente a abordagem tem que ser direta e dura assim. Pois uma loja de jóias tem particularidades que não estão presentes na loja de roupas, por exemplo.

Em uma loja de roupas é possível combinar modelos antigos com peças novas. Ou oferecer uma roupa da estação passada por preços atraentes.

Já para as jóias isso não é tão fácil. A desvalorização pode fazer com que a própria venda se torne um prejuízo.

Então, sempre, sempre, sempre, invista em peças atualizadas. Ou você corre um risco grave de até mesmo abandonar o mercado. 

Leia também: Use os gatilhos mentais mais eficazes do Design

Agora é hora de falar do design para lojas de jóias

Mas vamos falar também da parte de design, algo que traz resultados no curtíssimo prazo. Vejamos as principais dicas:

  • Escolha uma linha de sentimentos
  • Invista em impressões, mais do que em valores financeiros
  • Sempre coloque o seu produto como único.

A linha de sentimentos é a impressão deixada pela sua loja na mente do cliente antes mesmo dele entrar pela porta. Exemplos são:

  • Elegância
  • Exclusividade
  • Refinamento
  • Amor 
  • Alegria 
  • Desejo / Paixão
  • Ternura

Perceba como cada linha pede que a sua loja tenha uma decoração completamente distinta da outra. Tem mais, embora seja possível somar duas ou três, também é possível notar que algumas são incompatíveis.

Portanto, mais do que demonstrar ao seu público que as suas peças são “caras”, você tem que mostrar para ele as impressões, os sentimentos, por trás de cada decisão. Isso fará com que o cliente saiba que o produto tem um ticket acima da média, sem mesmo precisar olhar para o preço. 

Para atingir um nível tão refinado no design da sua loja de jóias você tem que contar com a ajuda de um escritório especializado em projetos para varejo. Obtendo todo o suporte de uma empresa que tem experiência na elaboração de soluções tão refinadas, elegantes e complexas.

Clique aqui e saiba como desenvolver um projeto incrível para a sua loja de jóias. Nós vamos marcar uma reunião e eu poderei lhe explicar todas as ações necessárias para obter sucesso neste mercado.

Agradeço a leitura e até a próxima. 

 

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A Romero Lab

A designer fundadora e diretora criativa da RomeroLab, Tatiana Romero, iniciou seu trabalho de design estratégico para ambientes comerciais em 2005. De lá para cá foram centenas de marcas transformadas pelo design, e mais de 5000 projetos de pequenos, médios e grandes formatos feitos em todo o país.

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