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Dicas incríveis de Design Thinking para aumentar o engajamento dos seus clientes

Home - Crescimento no varejo - Dicas incríveis de Design Thinking para aumentar o engajamento dos seus clientes
Dicas incríveis de Design Thinking para aumentar o engajamento dos seus clientes

Hoje eu trouxe um artigo focado inteiramente em Desigh Thinking. São dicas e estratégias para você colocar em prática na sua empresa o quanto antes e assim aumentar os resultados.

Por meio do Design Thinking você é capaz de gerar resultados:

  • Mais rápidos
  • Com maior criatividade
  • Com respostas melhores dos clientes
  • Com aceitação interna melhor entre os colaboradores
  • Com maior engajamento geral.

Veja como colocar o Design Thinking em prática na sua empresa com algumas dicas rápidas.

Veja também: Como ter um varejo fortalecido mesmo em crise

Empatia

Estude sobre o público para quem está projetando. Quem é seu usuário? O que importa para essa pessoa?

Nenhuma startup ou empresa vai para frente quando resolve um problema que ninguém tem.

É importante estar nos sapatos de alguém e entender as dores dessa pessoa. Não desenhamos tudo para todo mundo.

Cuidado com a força de vendas e atendimento

Não é de hoje que sabemos que a equipe de ponta, ou seja, quem está cara a cara com o cliente, é a maior fonte de informação que se pode ter. Quanto mais engajada e focada no cliente essa equipe for, melhor suas chances de inovar e aplicar o Design Thinking.

O seu funcionário precisa saber coletar informações importantes dos seus clientes e se colocar no lugar dele para buscar novas soluções. Além disso, essa é uma das melhores estratégias para descobrir os pontos de falha do seu produto ou serviço.

Saiba mais: como conquistar mais seguidores e aumentar os resultados nas redes sociais

Converse e conheça o seu público

Quando foi a última vez que você conversou com seus consumidores? Essa prática é importante para compreender melhor suas necessidades, desejos e motivações e, a partir disso, poder oferecer as soluções mais adequadas.

Ao conversar com o seu público, você obterá insights valiosos para futuras estratégias de marketing. Lembre-se de que, no Design Thinking, o foco está no cliente final; por isso, é importante que você entenda, conheça e se coloque no lugar desse cliente.

Veja também: dicas de sucesso para o varejo, cresça mais

Invista bastante na Imersão

É a fase de entendimento.

Começa por entender a si mesmo, com ferramentas como a análise SWOT, que estuda as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da empresa que impactam no projeto.

Antes disso, é discutido em detalhes qual é o problema enfrentado e é definido o escopo e os limites do projeto.

A imersão é uma fase em que muito material de estudo é gerado.

Nela, são considerados diversos pontos de vista e perspectivas. Também há muita pesquisa exploratória e de referência.

Depois dessa parte preliminar, tem início a imersão profunda, com entrevistas e trabalhos de campo, o que gera insights que serão usados depois.

Todo o material produzido nessa fase serve como insumo para as posteriores.

Leia também: o que compartilhar nas suas redes sociais e como conquistar mais clientes com as publicações

Promova um brainstorming

A participação de pessoas que não estejam tão envolvidas no problema, para obter uma visão de fora do contexto, e a realização de um brainstorming, contribui significativamente para resolver o desafio. No caso de um condomínio, por exemplo, porteiros, zeladores e moradores que não têm carros poderiam ser chamados para contribuir com a discussão.

Afinal, é bem mais fácil para os envolvidos focar somente no problema, sem conseguir visualizar uma solução. Quando há outro ponto de vista, com novos questionamentos e reflexões, novas ideias surgem para resolver os desafios.

Dicas incríveis de Design Thinking para aumentar o engajamento dos seus clientes
Teamwork of the staff, creative and friendly atmosphere

Aplicações do Design thinking

No Brasil, a metodologia pode ser encontrada nas empresas mais inovadoras. Um exemplo é o Itaú Unibanco. Sua cultura de inovação criou um ambiente propício para as reuniões de design thinking, a “Inovateca”.

A FGV realizou um estudo com gestores de design thinking do mundo todo. Cerca de 80% deles percebeu que as empresas geraram soluções mais criativas e eficazes quando passaram a utilizar esse método.

Apesar das grandes empresas serem ainda a maioria utilizando o método de design thinking , o conceito parece ganhar força a cada dia. Isso se deve à necessidade de repensar processos e inovar em um mercado cada vez mais competitivo e exigente.

A pressão por resultados

Confessemos: lidar com pressão no trabalho pode ser uma tarefa quase impossível, ainda mais quando não se tem conjuntura de administrar tempo com tanta disciplina.

Outro desafio do mundo corporativo é atender exigências com resultados imediatos. Tudo isso enquanto se faz necessário usar a criatividade e a inovação para suprir essas demandas.

Manter-se adaptável é outra premissa relevante do Design Thinking. É sempre um diferencial estar aberto a inovações e a novas oportunidades.

Outro conselho de ouro é não se afligir tanto com suas falhas no ambiente corporativo. Afinal, ser muito duro consigo mesmo pode ser contra produtivo e desgastante.

O que você pode fazer para se frustrar menos e ter mais controle sobre seu trabalho é montar um planejamento por etapas, da imersão ao desenvolvimento.

Assim, você diminui a probabilidade de errar.  No entanto, se você cometer algum equívoco, é recomendado que procure por feedbacks de seus colegas e clientes. Tudo isso para aprimorar e sofisticar seu desempenho cada vez mais.

Concentre-se no problema 

As empresas geralmente falham na solução eficaz de problemas ou no cumprimento de metas porque não identificam corretamente o usuário ou o problema inicialmente. Aqui estão algumas dicas para identificar seu problema:

  • Ouça: coloque-se no lugar dos usuários e pense nas lentes deles.
  • Pergunte: quem encontra esse problema e por quê? Por que as tentativas anteriores falharam em resolver o problema em questão?
  • Tenha conversas colaborativas: trabalhar em silos é uma armadilha fácil de cair. Interaja com todos, não apenas com os membros da sua equipe. 
  • Mantenha-se imparcial: não suponha que você entenda imediatamente o problema, nem a solução. Com a mente aberta, você pode encontrar algo (melhor) que não esperava.

Não se desespere ao errar

Não se desespere ao errar: isso sempre fará parte de qualquer processo de inovação. Exatamente por isso, antes de fazer a mudança de fato, é preciso seguir o passo a passo do Design Thinking:

  • Imersão ou entendimento da necessidade
  • Ideação ou criação
  • Prototipação ou teste do novo produto ou serviço
  • Desenvolvimento e aplicação (colocar em prática, entrar em ação)

Dessa forma, você reduz a chance de errar. Tudo que você faz no “escuro” ou sem estudo prévio, tende a dar errado. Mas, se ele acontecer, não se desespere. Saiba ouvir o que prejudicou sua mudança e encontre novamente o caminho.

Estas foram as dicas de Design Thinking. Gostou do conteúdo? Então continue acompanhando o nosso Blog. Estamos sempre trazendo segredos e novidades sobre o universo do varejo.

Agradeço a leitura e até a próxima. 

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A Romero Lab

A designer fundadora e diretora criativa da RomeroLab, Tatiana Romero, iniciou seu trabalho de design estratégico para ambientes comerciais em 2005. De lá para cá foram centenas de marcas transformadas pelo design, e mais de 5000 projetos de pequenos, médios e grandes formatos feitos em todo o país.

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