fbpx
(11) 3181-0087
  • Home
  • Clientes
  • Blog
  • Contato
Logo
  • Estratégia
    • Design Estratégico
    • Modelo de Negócio
    • Design de Serviço
    • Posicionamento de Marca
  • Design
    • Identidade de Marca
    • Retail Design
    • Design Store
    • Comunicação Visual
    • Visual Merchandising
  • Implementação
    • Projeto Arquitetônico
    • Projetos Complementares
    • Gestão de Projetos
    • Documentação
    • Obras e Reformas
    • Rollout
  • Te Ajudamos
    • Planejar
    • Atrair e Fidelizar
    • Inovar
    • Expandir
    • Reposicionar
  • Segmentos
    • Franquias
    • Clínicas
    • Academias
    • Restaurantes
    • Lojas
  • Palestra
  • Cases
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Diferenciais
Logo
  • Estratégia
    • Design Estratégico
    • Modelo de Negócio
    • Design de Serviço
    • Posicionamento de Marca
  • Design
    • Identidade de Marca
    • Retail Design
    • Design Store
    • Comunicação Visual
    • Visual Merchandising
  • Implementação
    • Projeto Arquitetônico
    • Projetos Complementares
    • Gestão de Projetos
    • Documentação
    • Obras e Reformas
    • Rollout
  • Te Ajudamos
    • Planejar
    • Atrair e Fidelizar
    • Inovar
    • Expandir
    • Reposicionar
  • Segmentos
    • Franquias
    • Clínicas
    • Academias
    • Restaurantes
    • Lojas
  • Palestra
  • Cases
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Diferenciais
Logo
  • Estratégia
    • Design Estratégico
    • Modelo de Negócio
    • Design de Serviço
    • Posicionamento de Marca
  • Design
    • Identidade de Marca
    • Retail Design
    • Design Store
    • Comunicação Visual
    • Visual Merchandising
  • Implementação
    • Projeto Arquitetônico
    • Projetos Complementares
    • Gestão de Projetos
    • Documentação
    • Obras e Reformas
    • Rollout
  • Te Ajudamos
    • Planejar
    • Atrair e Fidelizar
    • Inovar
    • Expandir
    • Reposicionar
  • Segmentos
    • Franquias
    • Clínicas
    • Academias
    • Restaurantes
    • Lojas
  • Palestra
  • Cases
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Diferenciais

Dicas para criar uma estratégia de Estratégia do Oceano Azul no varejo

Home - Crescimento no varejo - Dicas para criar uma estratégia de Estratégia do Oceano Azul no varejo
Dicas para criar uma estratégia de Estratégia do Oceano Azul no varejo

Como está a competição no seu mercado? Os concorrentes estão tirando o seu sono? Pois é, então é hora de você aplicar a estratégia do Oceano Azul. Hoje eu quero falar sobre este tema e como ele pode ser aplicado ao varejo.

Lembrando sempre que todas as publicações deste blog são testadas na prática. Ou seja, trago aqui para você coisas que vi, vivi ou pesquisei e sei que deram certo em muitas empresas.

Então, vamos lá. Vamos falar sobre a estratégia do Oceano Azul. Fique confortável e aproveite a leitura! 

Como atrair clientes e aumentar o fluxo da sua loja

O que é a Estratégia do Oceano Azul

Um mercado é dividido em dois Oceanos:

  • Oceano Vermelho
  • Oceano Azul

No Oceano Vermelho nós temos alta competitividade e baixos lucros. Ou seja, há muitas empresas disputando cada cliente e por conta disso todas as marcas devem se digladiar entre si, disputando sobretudo nos preços. Mercados saturados são mercados do Oceano Vermelho. 

 Já no Oceano Azul nós temos baixa competitividade e altos lucros. Uma vez que poucas empresas prestam serviços semelhantes. Com isso, pode-se entregar um produto melhor, único e assim garantir a satisfação dos consumidores. 

Como a Estratégia do Oceano Azul pode ser feita?

Vamos lá. Muitas pessoas se deparam com a Estratégia do Oceano Azul e pensam o seguinte: “não tenho verbas para lançar um novo produto e o meu mercado não se encaixa em conceitos inovadores, então, não poderei ir para um oceano azul nunca.”

Esse é o caso claro do varejo. Para as lojas, é muito difícil entrar em uma lógica de Oceano Azul, já que elas, normalmente, não conseguem lançar tantas inovações em uma velocidade grande.

Mas, aí é onde está o segredo. Uma estratégia de Oceano Azul não precisa de novos produtos, ou inovações fantásticas. Sua empresa precisa apenas ser única.

Como fazer uma boa comunicação visual para sua loja física

Dicas para criar uma estratégia de Estratégia do Oceano Azul no varejo

Oceano Azul é sobre não ter ninguém igual

Então, ao investir em estratégias de Branding e Design de Varejo para a sua loja, você estará caminhando rumo à estratégia do Oceano Azul.

Veja o caso da Lanchonete Jurassic Park, em São Paulo. Ela atraí visitantes diariamente, já fila de espera para entrar na lanchonete, mas, vamos enumerar os pontos:

  • Não existe nada de inovador em vender lanches
  • Os sabores oferecidos também são encontrados em muitas outras marcas
  • Qual é a grande sacada?

A sacada está no Design. Ela é a única lanchonete temática do Jurassic Park fora dos parques da Disney. E isso conta muito. Ou seja, em um mercado saturado como o mercado de lanchonetes, essa conseguiu desbravar o seu cantinho no Oceano Azul. 

5 vantagens que os pequenos empreendedores têm sobre os grandes

Como conquistar o público com algo totalmente novo?

Percebeu que se trata de trazer algo novo para o cliente? E quando eu digo algo novo estou falando de experiência. Os clientes amam experiências novas, são aficionados e apaixonados por elas.

Hoje, já se fala claramente da economia da experiência. Não é incomum que muitos consumidores troquem produtos caros por passeios mais atraentes. Viagens estão em alta, jantares que tragam coisas novas estão conquistando as pessoas.

E o varejo pode fazer o mesmo. Lojas fantásticas, que tragam essa experiência tão desejada podem desbravar um Oceano Azul límpido e tranquilo. 

Dicas para colocar a Estratégia do Oceano Azul em prática!

Bem, agora vamos às dicas para quem deseja colocar em prática uma Estratégia do Oceano Azul.

Você deve começar, com:

  • Análise dos pontos fortes, o que realmente chama atenção na sua marca?
  • Compreensão dos pontos fracos, o que a marca não consegue oferecer?
  • Análise das oportunidades de inovação, onde dá para propor algo diferente? 
  • Repaginação do seu Design Atual. Afinal, um Oceano Azul começa com a experiência visual da sua marca.

Seguindo estes 4 passos você terá um mapa muito mais claro sobre o que precisa ser feito. 

Anote aí: sempre que pensar em Oceano Azul no mundo moderno, pense em experiência. Não se trata, somente, de lançar um novo produto (claro que pode ser lançado, se for possível), mas se trata de trazer novas sensações para o consumidor.

Uma pessoa que vai até a lanchonete do Jurassic Park espera mais do que comer hambúrgueres. Traga essa sensação de algo novo para a sua marca e você estará desbravando seu belo e lucrativo Oceano Azul.

Gostou da leitura? Então, continue acompanhando o Blog. Estou sempre trazendo dicas, notícias e novidades sobre o universo do empreendedorismo.

Agradeço a leitura e até a próxima! 

Compartilhe:

Post Ant.Como criar designs poderosos para a sua marca?
Próx. PostTeoria da Janela Quebrada: por que as pessoas não valorizam a sua loja!

Comente! Cancel Reply

A Romero Lab

A designer fundadora e diretora criativa da RomeroLab, Tatiana Romero, iniciou seu trabalho de design estratégico para ambientes comerciais em 2005. De lá para cá foram centenas de marcas transformadas pelo design, e mais de 5000 projetos de pequenos, médios e grandes formatos feitos em todo o país.

Categorias

  • Crescimento no varejo (309)
  • Empreendedorismo no Varejo (483)
  • RomeroLab (302)
  • Uncategorized (3)

Recentes

  • Crescimento no varejoEmpreendedorismo no VarejoRomeroLab

    Manual Definitivo de Chat GPT para o Varejo

    • maio 26, 2023
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    Manual Completo sobre Iluminação para Varejo

    • maio 09, 2023
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    Uma Análise do Varejo nos últimos 10 anos e o que isso tem a ver com a sua marca

    • maio 04, 2023
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    Case Mantuê: Como o Design Estratégico pode transformar o seu negócio

    • abr 11, 2023
    • 0 Comment
  • Crescimento no varejoEmpreendedorismo no VarejoRomeroLab

    Como motivar os seus colaboradores durante essa Black Friday

    • nov 09, 2022
    • 0 Comment
  • Crescimento no varejoEmpreendedorismo no VarejoRomeroLab

    O Evento de varejo mais importante do Mundo: conheça a EuroShop

    • out 22, 2022
    • 0 Comment
  • Crescimento no varejoEmpreendedorismo no VarejoRomeroLab

    Gastar em Outubro ou esperar a Black Friday? O que os clientes estão pensando?

    • out 22, 2022
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    5 Dicas fantásticas de Merchandising no ponto de venda

    • dez 09, 2021
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    7 técnicas de exposição de produtos

    • out 16, 2023
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    O futuro do design e as inspirações dos últimos eventos!

    • set 06, 2023
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    HackTown 2023: um encontro de mentes brilhantes e ideias inovadoras

    • set 04, 2023
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    A Ascensão do ‘Shoppertainment’: Compras e Entretenimento em um só Lugar

    • ago 23, 2023
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    Transformando Clientes em Fãs: Estratégias para Construir uma Comunidade em Torno da Marca

    • ago 16, 2023
    • 0 Comment

Conheça nosso trabalho

  • Estratgia
  • Design
  • Implementaço
Design de Varejo
  • Rua dos Pinheiros, 498, Cj. 42 – Pinheiros CEP 05422-902 – São Paulo-SP
  • (11) 3181-0087
  • atendimento@romerolab.com.br

Estratégia

  • Design Estratégico
  • Modelo de Negócio
  • Design de Serviço
  • Posicionamento de Marca

Design

  • Identidade de Marca
  • Retail Design
  • Design Store
  • Comunicação Visual
  • Visual Merchandising

Implementação

  • Projeto Arquitetônico
  • Projetos Complementares
  • Gestão de Projetos
  • Documentação
  • Obras e Reformas
  • Rollout

Contato | Agendar Reunião | Cadastrar Fornecedor | Trabalhar Conosco

© 2018 Todos os direitos reservados.

criação de sites