
Todo dia 13 de julho é comemorado o Dia do Rock, e embora essa que vos fala não seja uma das mais fanáticas pelo estilo musical, sei bem o poder de um bom Rock n’ Roll.
Aliás, deixa eu te contar um segredo, a “atitude de roqueiro”, o estilão rebelde, contra as regras, fora da lei, esse tipo faz um sucesso enorme.
Marcas como Chilli Beans, Harley Davidson, entre tantas outras, se apoiam fortemente neste público e conquistaram uma fatia gigantesca dos seus mercados.
Hoje eu vou conversar com você sobre o apelo do Rebelde Rockeiro Fora da Lei e mostrar marcas e varejos que fazem uso desse arquétipo em suas estratégias de branding.
Então, vem comigo. Que é dia de Rock Filhão!
Quem é o Rebelde, o fora da lei, o rockeiro?
O arquétipo rebelde é aquele modelo de personalidade que se sente incomodado quando se fala em sociedade, burocracia e processos enraizados, o que faz com que ele mude tudo o que está ao seu alcance. O que pode ser encontrado facilmente na década de 60.
Ele se assemelha ao espírito do “bad boy”, muito conhecido por todos, e faz com que que se associe ao arquétipo rebelde, seja visto como inovador ou fora do tempo.
Seu principal desejo é conseguir sua vingança ou revolução, destruindo o que não funciona, de acordo com ele mesmo, e usando de seu lado sombrio e criminal para isso. Portanto, o seu maior medo é não ter poder suficiente para isso, ou ser apenas um cara comum.
Porém, dentro do rebelde, tem o lado positivo e o negativo
Positivo: são fiéis aos seus próprios valores, os mais profundos e verdadeiros. São admirados.
Negativo: não seguem os valores, e são movidos pela raiva, estando sempre prontos para sacrificar outras pessoas a fim de conseguir o que deseja. São temidos
O arquétipo rebelde, no seu lado positivo e negativo, pode ser visto respectivamente em personagens como: Robin Hood e o Coringa.
Como conquistar o consumidor rebelde
Para atrair esse perfil consumidor é preciso que seu produto represente a liberdade, o novo, a mudança, o que está fora do padrão.
O rebelde é aquele que quer abandonar as tradições, por isso tem o impulso de mudar, para fazer a diferença no mundo.
O perigo é que, algumas vezes, podem querer mudar apenas por mudar, sem provocar melhorias em nada. Ele pode, até mesmo, querer ser temido e se associar ao que está fora das leis ou padrões, como as drogas ou as gangues.

Entendendo o Arquétipo da Sua Marca
Compreender qual arquétipo que sua marca deve viver irá permitir que você defina claramente o papel que você quer que sua marca se apresenta na vida das pessoas e a história que você quer dizer sobre quem você é e o que representa.
O processo de descobrir suas conexões arquetípicas variará de empresa para empresa. Para algumas marcas, a experiência será instantânea e altamente intuitiva. Para outros, o processo de resposta à pergunta: “Nós somos o herói ou o rebelde?”, É mais extenuante.
Como seres humanos, o fato é que somos atraídos por todos esses arquétipos, e vemos um pouco de nós mesmos expressos em múltiplas dimensões e personalidades.
Quanto mais cedo na jornada da sua empresa você descobrir a verdadeira identidade da sua marca – o personagem que sua marca deve viver – mais cedo sua equipe pode começar a viver e deixar uma impressão duradoura nas mentes de sua audiência, independentemente de você é uma pequena empresa ou uma grande empresa.
Na maioria das vezes, você vai precisar de ajuda, então não tenha medo de se conectar com alguém do lado de fora, que pode olhar para sua marca com o equilíbrio certo de empatia, objetividade e verdade.
I Wanna ROCK!
Acho que agora você tem todas as ferramentas para entender como o arquétipo do rebelde funciona e quais são as forças e fraquezas dessa estratégia para o branding.
Agradeço a sua companhia e até breve!