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Economia de baixo contato: o que esperar para os próximos meses

Home - Crescimento no varejo - Economia de baixo contato: o que esperar para os próximos meses

A Economia de Baixo contato é a transformação do mercado para atender as novas demandas de higiene, sobretudo após a crise do novo coronavirus. Eu já tenho um artigo aqui no Blog falando sobre esse assunto e hoje trouxe complementos.

Precisa ler o primeiro artigo para poder entender este aqui? Não. Mas caso você queria complementar o tópico o link está logo ali acima.

Bom, vamos lá. Vamos conversar sobre a economia de baixo contato.

Conheça o primeiro artigo da série de atualizações: Tendências 2020 Atualizadas: O que é a Vigilância em Massa e como ela muda o mundo

Causas da economia de baixo contato

Se trata de uma economia de adaptação, baseada em estratégias para superação das crises. Sendo assim, muitas características da chamada economia de baixo contato foram sendo desenvolvidas conforme as necessidades.

Por exemplo, os adesivos no chão dos mercados e das lojas são elementos novos para os empreendedores. Muitos locais não estavam preparados para filas maiores (já que as pessoas precisarão de mais espaço entre elas) o que acarretou mudanças no layout de muitos lugares.

E isso pode parecer uma coisa até corriqueira, mas definitivamente não é. Uma mudança ocasiona outras. Com as filas maiores, os produtos pequenos que estão ali próximos ao caixa para compras por impulso também sofrem resultados.

Ou seja, o efeito dominó é gigantesco, vamos continuar abordando o assunto.

Online atuando com força total

Se a logística das lojas foi descompensada por um lado, pelo outro, as compras online ganharam uma força que talvez tenha até assustado muitos varejistas. Atacados diretamente dentro dos seus pontos de vendas (com as novas regulamentações para lojas) e com clientes assustados, o varejo vem se reinventando.

Mas é aí que as lojas mostram a sua força. Pois o espaço físico tem essa capacidade de trazer novas opções para os compradores, oferecendo segurança.

Como?

Usando a tecnologia. A economia de baixo contato precisa, mais do que nunca, de soluções que envolvam estratégias de omnichannel para garantir que os compradores possam obter os produtos necessários, sem que tenham que se colocar em risco.

Destaques da economia de baixo contato

Como levar pessoas para o cinema, sem fazer com que elas precisem estar sentadas umas ao lado das outras, mas ainda garantindo o conforto e uma boa projeção? Desafiador, não é mesmo?

Tão desafiador que muitos cinemas sofreram revezes absurdos nos primeiros meses dessa pandemia. E a verdade seja dita, há ainda terreno para muita evolução. Levando em consideração que as marcas precisam continuar desenvolvendo soluções.

Mas, uma delas tem se mostrado especialmente atrativa para os clientes e pode ser que encontre o seu lugar no mercado de entretenimento moderno

A volta dos Cine Drive-in

O Cinema Drive-In é aquele espaço com telão macro (muito maior do que os maiores modelos utilizados no cinema comum), onde as pessoas assistem aos filmes dentro dos seus carros.

Esse estilo de projeção fez um sucesso enorme, sobretudo nos Estados Unidos, e tinha caído em desuso, até mesmo desaparecendo completamente de muitas cidades.

Bem, a economia de baixo contato trouxe essa modalidade de volta. Mas não pense que se trata de um retrocesso. Utilizando totens, big data, e muitas estratégias de imersão. É possível que os cinemas Drive-In de 2020 e 2021 ofereçam experiências que jamais serão substituídas novamente.

Podemos dizer que esse modelo tem tendência para dar tão certo que redes de cinema Drive-In farão parte do futuro, mesmo com a volta dos cinemas tradicionais. É esperar para ver.

A gastronomia dando um show de volta por cima

Os lojistas fizeram um excelente trabalho em muitas frentes, não dá para negar. Foram meses se desdobrando, rebolando e fazendo muito com pouco, para garantir que os colaboradores pudessem atuar com segurança e os clientes comprar com qualidade.

Mas nós temos que tirar o chapéu para as marcas que fazem parte do ramo alimentício, todas elas: padarias, distribuidoras, lanchonetes, restaurantes, mercados. Foram estratégias de adaptação que praticamente ditaram as regras sobre como o mercado poderia reagir.

Restaurantes diminuindo o número de lugares disponíveis com estratégias singelas, mas simbólicas. Um restaurante alemão colocou ursinhos de pelúcia entre em diversas mesas, para garantir o distanciamento social entre os clientes.

Essa estratégia pode parecer minúscula. Mas ela simboliza como a força, a boa vontade e o amor pelo trabalho dos empreendedores vai além de apenas “abrir” o seu negócio. Ele quer atuar, mas atuar com segurança e levando garantias.

Afinal, todo empreendedor é um solucionador de problemas. É o que fazemos de melhor.

Veja também: Experiência criativa do consumidor em 8 lições: CX na prática

Coisas para prestar atenção na Economia de Baixo Contato

E agora que est ou chegando nas palavras finais desse artigo, vou indicar alguns materiais importantes sobre o tema, que podem trazer muito mais clareza.

The New Low Touch Economy

Estudo que originou boa parte do conteúdo presente nos meus dois artigos. Desenvolvido pela Board Innovation, traz informações precisas sobre quais serão os próximos cenários, além de ideias e estratégias que já estão mostrando resultados.

Sabia mais: 5 transformações das marcas para os novos tempos

Olhar para a restruturação de espaços gastronômicos

Essa é mais uma dica de campo, mas tenho certeza que você poderá tirar boas lições dela. Descubra como estão operando os estabelecimentos gastronômicos na sua cidade (Claro que, sempre seguindo todas as orientações de segurança e distanciamento social exigidas pela secretaria da sua cidade).

Você verá os exemplos de inteligência, perseverança, ótimas ideias e pura dedicação na prática. Eu tenho certeza que no seu bairro têm pessoas que estão com as portas abertas e trabalhando a pleno vapor, sem perder a qualidade. Veja.

Mais uma vez: se a sua cidade exige a quarentena total ou se as orientações de segurança desautorizam uma saída causal às ruas, então atenda os atendimentos. Minha dica é para as cidades que já possuem a quarentena flexibilizada)

Veja também como a crise irá influenciar outras áreas: Qual é o futuro da Moda?

Vamos conversar

Por fim, como eu sempre gosto de terminar, quero lembrar para você que isso não é um monólogo e todo este blog é na verdade um primeiro passo para que possamos conversar mais.

Adoraria saber a sua opinião sobre este e muitos outros assuntos. Afinal de contas, estamos enfrentando diversos desafios em comum e sei que você também busca compreender quais são as próximas tendências.

Sendo assim, entre em contato comigo e vamos marcar uma reunião.

Agradeço a sua leitura e até a próxima publicação.

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A Romero Lab

A designer fundadora e diretora criativa da RomeroLab, Tatiana Romero, iniciou seu trabalho de design estratégico para ambientes comerciais em 2005. De lá para cá foram centenas de marcas transformadas pelo design, e mais de 5000 projetos de pequenos, médios e grandes formatos feitos em todo o país.

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