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Faça seu Planejamento Estratégico ainda em 2019

Home - Empreendedorismo no Varejo - Faça seu Planejamento Estratégico ainda em 2019

Vem cá, vamos conversar passo a passo sobre planejamento estratégico ainda em 2019.

Tenha metas e objetivos

O primeiro passo para elaborar o planejamento estratégico é a definição dos objetivos. Que devem obedecer a regra SMART, logo, precisam ser: específicos, mensuráveis, realistas e dentro de um projeto de tempo. Vamos explicar como eles funcionam:

  • S de específicos (Specific): são os objetivos traçados com goals precisos, fáceis de compreender; “quero me tornar mais inteligente” é pouco específico, já “quero aprender alemão” é o S.
  • M de mensuráveis (Measurable): o objetivo deve ter o desempenho medido, ou seja, “quero dobrar o faturamento”, ”quero ler 5 livros”, “quero aumentar X% o número de clientes”.
  • A de atingíveis (Attainable): que o objetivo esteja dentro das possibilidades reais da empresa (ou da sua vida).
  • R de realistas (Realistic): um desdobramento do S. O realista lida com as chances de crescimento ou desenvolvimento pretendido. Por exemplo, o mercado abre possibilidade para que a sua loja dobre o faturamento? Se não, não adianta colocar isso como meta, pois o próprio cenário não permite.
  • T de Tempo, também chamado de Temporizável (Time-Bound): em resumo, o objetivo deve estar atrelado ao tempo de execução.

Fique de olho nas datas sazonais

As datas comemorativas alinhadas com o seu planejamento S.M.A.R.T vão ajudar muito na escolha do mix de produtos, e até na comunicação das suas campanhas de marketing.

Tenha certeza, o controle do calendário faz parte do levantamento inicial que dá suporte às ideias para o planejamento estratégico que você está desenvolvendo

Pois, sem o controle dos dias e de como a sua loja irá atuar, fica difícil ter qualquer estratégia de abordagem, de promoções e até de comunicação com os clientes.

Faça a pesquisa das datas comemorativas anuais e separe todas que fizerem sentido para a sua loja. As mais comuns são:

  • Dia das Mães;
  • Dia dos pais;
  • Páscoa;
  • Carnaval;
  • Dia dos Namorados
  • Natal;

São datas que auxiliam o varejo em todos os segmentos, mas você também pode (e deve) atentar-se para datas menos usuais. Se elas fizerem sentido para o seu público, então a resposta está correta.

Inspiração vinda de quem venceu: Sucesso depende de foco, diz fundador da Cacau Show

Faça uma análise sincera do seu mix de produtos

O desenvolvimento do planejamento estratégico exige que você levante informações sobre os produtos que serão ofertados, aqui está um dos segredos do varejo.

Muitos varejistas entram no mercado com o desejo de venderem um produto por que “gostam” dele. Entretanto, eles se esquecem de fazer a pesquisa se esse produto está de acordo com as necessidades dos clientes.

Sem essa pesquisa, acabam escolhendo um ponto onde aquele produto encontra pouca ou nenhuma saída, e aí os varejistas culpam a crise pela falha no planejamento.

Apresentação é tudo: Dicas de como fazer uma vitrine atraente

O que pesquisar no mix de produtos?

Comece pelo levantamento dos produtos vendidos no local, separe por categorias e veja histórico das vendas.  Essa parte visa descobrir os itens mais importantes para o seu mix.

No cenário ideal, o seu mix irá oferecer valor ao consumidor, desenvolvendo experiências de compra únicas para os clientes. Lembre-se também que o mix de produtos auxiliará na criação do seu posicionamento.

Quando criar o planejamento estratégico?

O planejamento estratégico serve para dar à empresa ferramentas sobre o mercado em que ela está inserida. Ele atua como um guia que pode ser utilizando tanto pelas marcas que já estão consolidadas, quanto pelas que irão começar as operações.

Sendo assim, não existe o período estabelecido para a elaboração do planejamento estratégico. Pois, como dissemos, algumas práticas podem ser feitas até antes do inicio da marca.

A alma da sua marca: O que é branding?

Estudar a concorrência também faz parte do planejamento estratégico

O estudo da concorrência serve para que a sua marca busque mudanças no modo de vender. Ele ajuda principalmente quando você não sabe como a concorrência atua. É sempre bom manter os olhos vivos para os profissionais e para as lojas do seu nicho.

Outro passo importante consiste em entender o mercado. Você deve ser a pessoa com todas as informações sobre a sua área de atuação. Leia muito, pesquise bastante e busque informações de qualidade, outra boa dica está em conversar com outros profissionais.

Dica de ouro: jamais fique acomodado!

Quem é o seu público?

Esse passo é primordial para entender o que torna o seu produto atrativo. Conversar com os clientes, fazer pesquisas, questionar sobre as qualidades e os defeitos da sua loja. São soluões viáveis para todo varejista.

Como pesquisar? As redes sociais estão aí para isso. Crie enquetes, envie mensagens, faça parte da vida dos seus consumidores.

Onde está a sua equipe?

Você deve alinhar todos os colaboradores e profissionais da sua loja em relação aos conceitos e valores da empresa. Invista em treinamentos e esteja sempre apto a analisar o que pode ser melhorado.

Entretanto, não centralize as informações. É importante delegar funções. Você precisa compreender os processos do seu negócio para depois poder delegar com competência Varejistas que não sabem nada do próprio produto saem do mercado rapidamente.

Agora vamos falar da identidade do seu varejo

A identidade da sua loja estará sustentada por diversos pilares, mas três são os principais. São eles: a missão, a visão e os valores.

  • A missão é a razão de existir de uma empresa, é o que ela entrega ao público e ao mercado.
  • A visão é o que a empresa deseja para si mesma, são os objetivos que a empresa, os sonhos da marca.
  • Os valores são os princípios utilizados pela empresa para conquistar o que foi sonhado na visão. Se a empresa almeja ser o maior varejo calçadista do Brasil, quais serão os valores que ela vai professar e colocar em prática para chegar lá?

Esses foram apenas os primeiros passos na elaboração de um plano estratégico. Sabemos que o assunto tem muitas vertentes, por isso resolvemos abordá-lo de modo simples e direto.

Se você quiser saber mais sobre Planejamento Estratégico entre em contato conosco. Temos uma equipe de especialistas em varejo que poderá tirar todas as suas dúvidas sobre o tema.

De todo modo, agradecemos a sua leitura e esperamos que a sua marca cresça sempre e cada vez mais. Para nós é um prazer poder ver o varejo brasileiro se desenvolvendo.

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A Romero Lab

A designer fundadora e diretora criativa da RomeroLab, Tatiana Romero, iniciou seu trabalho de design estratégico para ambientes comerciais em 2005. De lá para cá foram centenas de marcas transformadas pelo design, e mais de 5000 projetos de pequenos, médios e grandes formatos feitos em todo o país.

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