fbpx
(11) 3181-0087
  • Home
  • Clientes
  • Blog
  • Contato
Logo
  • Estratégia
    • Design Estratégico
    • Modelo de Negócio
    • Design de Serviço
    • Posicionamento de Marca
  • Design
    • Identidade de Marca
    • Retail Design
    • Design Store
    • Comunicação Visual
    • Visual Merchandising
  • Implementação
    • Projeto Arquitetônico
    • Projetos Complementares
    • Gestão de Projetos
    • Documentação
    • Obras e Reformas
    • Rollout
  • Te Ajudamos
    • Planejar
    • Atrair e Fidelizar
    • Inovar
    • Expandir
    • Reposicionar
  • Segmentos
    • Franquias
    • Clínicas
    • Academias
    • Restaurantes
    • Lojas
  • Palestra
  • Cases
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Diferenciais
Logo
  • Estratégia
    • Design Estratégico
    • Modelo de Negócio
    • Design de Serviço
    • Posicionamento de Marca
  • Design
    • Identidade de Marca
    • Retail Design
    • Design Store
    • Comunicação Visual
    • Visual Merchandising
  • Implementação
    • Projeto Arquitetônico
    • Projetos Complementares
    • Gestão de Projetos
    • Documentação
    • Obras e Reformas
    • Rollout
  • Te Ajudamos
    • Planejar
    • Atrair e Fidelizar
    • Inovar
    • Expandir
    • Reposicionar
  • Segmentos
    • Franquias
    • Clínicas
    • Academias
    • Restaurantes
    • Lojas
  • Palestra
  • Cases
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Diferenciais
Logo
  • Estratégia
    • Design Estratégico
    • Modelo de Negócio
    • Design de Serviço
    • Posicionamento de Marca
  • Design
    • Identidade de Marca
    • Retail Design
    • Design Store
    • Comunicação Visual
    • Visual Merchandising
  • Implementação
    • Projeto Arquitetônico
    • Projetos Complementares
    • Gestão de Projetos
    • Documentação
    • Obras e Reformas
    • Rollout
  • Te Ajudamos
    • Planejar
    • Atrair e Fidelizar
    • Inovar
    • Expandir
    • Reposicionar
  • Segmentos
    • Franquias
    • Clínicas
    • Academias
    • Restaurantes
    • Lojas
  • Palestra
  • Cases
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Diferenciais

Força meninas: publicação especial ao dia Internacional da Mulher

Home - Crescimento no varejo - Força meninas: publicação especial ao dia Internacional da Mulher

O dia Internacional da Mulher sempre foi uma data polêmica, ela nasceu da luta. As leitoras e os leitores mais jovens podem acreditar que as discussões envolvendo essa data são recentes ou foram fermentadas pelo cenário político nacional (e mundial) dos últimos anos.

Ledo engano, a data gera controvérsias, sempre gerou e é provável que continue sendo assim até o fim dos tempos.

Para hoje nós queremos trazer a memória da data em forma de conversa, uma espécie de bate-papo. Sem posicionamentos ou separações, sem divisão de lados, sem brigas. Pelo contrário, queremos falar de união.

Que este artigo possa falar um pouco mais de encontros, que a data seja lembrada como um marco de mudanças e todos nós possamos olhar para o futuro.

O que acha? Vamos conversar sobre o dia Internacional da Mulher?

Boa leitura!

Leia em seguida: 7 tendências de Mercado para acompanhar em 2020

Qual é a história do dia Internacional da Mulher

A história mais difundida sobre o dia Internacional da Mulher fala sobre o incêndio assassino causado por industriais de Nova York que tentavam suprimir um movimento trabalhador composto por mulheres, o ano era 1911, período de escassos direitos trabalhistas e efervescentes brigas sociais.

Na data, 125 mulheres foram mortas no incêndio, essa tragédia então marcaria o Dia Internacional da Mulher e o 8 de março seria usado para lembrar todas as pessoas os sofrimentos e as dificuldades por qual passaram e passam essas e outras trabalhadoras.

Mas essa versão tem suas divergências: a professora e socióloga Eva Bay defende que o Dia Internacional da Mulher já tinha sido defendido em um congresso internacional de mulheres, em 1910, ou seja, um ano antes da tragédia.

A pesquisadora aponta que uma jornalista alemã de nome Clara Zetkin, defensora dos direitos das mulheres, defendia a data e lutada por uma efeméride dedicada à conscientização das mulheres sobre os seus direitos.

Tem mais, em 1908 (3 anos antes da tragédia) as mulheres já haviam feito uma manifestação nos EUA que levava o nome de Dia da Mulher. Elas exigiam o direito ao voto e melhorias nas condições de trabalho. Protesto que se repetiu em 06 de fevereiro do ano seguinte (1909);

Muito se fala sobre o motivo de o 8 de março ter sido escolhido o Dia Internacional da Mulher. Há controvérsias sobre sua origem, geralmente associada ao incêndio que matou 125 mulheres em uma fábrica têxtil, em Nova York, em 1911. Mas é fato que a data foi motivada pela luta operária e pelos movimentos políticos.

Ou seja, a história estava sendo construída bloco por bloco e transformar uma série de transformações em obra de apenas uma data – mesmo que monstruosa – não faz jus ao Dia Internacional da Mulher.

Veja mais: Novas estratégias de Visual Merchandising

Como o Dia Internacional da Mulher tomou forma

O incêndio apontado como motivação para o Dia da Mulher aconteceu em 25 de março de 1911, um ano depois da proposta de Clara Zetkin e 3 anos após os protestos.

Mas a data tem importância, basta lembrarmos que na época era comum os empregadores trancarem as portas e cobrirem os relógios durante o horário de trabalho. A Triangle Shirtwaist Company, local das mortes, tinha 600 empregados, em sua maioria mulheres imigrantes judias com idades de 13 até 23 anos.

O desastre foi agravado graças ao chão, feito em madeira, e a à quantidade de tecidos, sem mencionar as comuns instalações elétricas precárias.  A velocidade de propagação do fogo matou 146 pessoas, 125 mulheres e 21 homens, quase todos judias e judeus.

É também sempre bom ressaltar que as manifestações pelos direitos das mulheres continuam acontecendo em todo o mundo, nas mais diversas datas. Entretanto, foi em 1975, que o 8 de março foi oficializado pela ONU como o Dia Internacional da Mulher.

O significado do dia Internacional da Mulher para cada uma de nós

Para muitas mulheres o Dia internacional da Mulher é uma data de luta. Elas evitam que o dia receba homenagens e querem ficar longe da imagem de “pessoas especiais” que recebem flores e bombons.

Na visão destas mulheres, transformar a data em uma simples entrega de presentes coloca a mulher em uma posição de inferior ou essencialista – que precisa apenas de mimos. Essencialmente frágeis, essencialmente dóceis, essencialmente delicadas. Apaga a relação entre mulheres e os movimentos civis que começaram no início do século.

Por outro lado, há uma corrente que defende que a data deva ser sim uma data de presentes e agrados e que negar essas demonstrações de carinho seria de alguma forma dizer não há uma “natureza feminina”.

Há também uma corrente central, que pede que a data seja lembrada por todas as pessoas como parte o processo histórico humano, feita para nos dizer que devemos e podemos lugar pelo o que é certo. Batalhando juntos por direitos iguais para todos.

Leia também: Quais são as novas tendências de consumo

O que fazer no dia Internacional da Mulher

Veja bem, é preferível evitar manuais de instrução sobre a melhor maneira de abordar uma data. Poucas pessoas aceitam modos “certos” ou “errados” de experienciar datas como o Natal ou a Páscoa, então nós seguiremos a mesma cartilha ao falar sobre o Dia Internacional da Mulher.

Sabemos que os nervos e os ânimos estão sempre aflorados, as discussões políticas e os diversos posicionamentos acabaram jogando luz e sombra sobre diversos dias do calendário e o Dia Internacional da Mulher é uma dessas datas.

Como afirmamos no começo do artigo, o nosso intuito difere do posicionamento. Nós queremos falar sobre o dia, lembrar dele e garantir que para a Romero Lab cada mulher tem valor e força.

Não dá para negar que nós mulheres conquistamos muitos direitos com base em lutas e mais lutas, está marcada na nossa história.

Desejamos para você um Dia Internacional da Mulher repleto de respeito e companheirismo. Que você tenha sempre as melhores pessoas para lutar ao seu lado e que todas as suas batalhas sejam justas. Que você continue sempre crescendo e evoluindo.

Quer saber mais sobre varejo? Escalar, formatar, transformar, criar ou apenas trocar experiências? Entre em contato conosco. Nós vivemos o varejo diariamente e para nós será um prazer marcar uma reunião com você.

Muito obrigada pela leitura, até a próxima publicação.

Compartilhe:

Post Ant.O que os clientes mais acreditam que irá mudar no varejo
Próx. PostO que está por trás das tomadas de decisão de compras

Comente! Cancel Reply

A Romero Lab

A designer fundadora e diretora criativa da RomeroLab, Tatiana Romero, iniciou seu trabalho de design estratégico para ambientes comerciais em 2005. De lá para cá foram centenas de marcas transformadas pelo design, e mais de 5000 projetos de pequenos, médios e grandes formatos feitos em todo o país.

Categorias

  • Crescimento no varejo (269)
  • Empreendedorismo no Varejo (354)
  • RomeroLab (262)
  • Uncategorized (3)

Recentes

  • Empreendedorismo no Varejo

    5 Dicas fantásticas de Merchandising no ponto de venda

    • dez 09, 2021
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    Como diversificar seu mix de produtos para este inverno!

    • jun 24, 2022
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    5 estratégias de design para o inverno no varejo

    • jun 23, 2022
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    É hora de fechar vendas, veja estratégias certeiras

    • jun 20, 2022
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    Como aumentar os resultados do seu funil de vendas

    • jun 16, 2022
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    Como impulsionar o cliente durante a jornada de compras

    • jun 15, 2022
    • 0 Comment

Conheça nosso trabalho

  • Estratgia
  • Design
  • Implementaço
Design de Varejo
  • Rua dos Pinheiros, 498, Cj. 42 – Pinheiros CEP 05422-902 – São Paulo-SP
  • (11) 3181-0087
  • atendimento@romerolab.com.br

Estratégia

  • Design Estratégico
  • Modelo de Negócio
  • Design de Serviço
  • Posicionamento de Marca

Design

  • Identidade de Marca
  • Retail Design
  • Design Store
  • Comunicação Visual
  • Visual Merchandising

Implementação

  • Projeto Arquitetônico
  • Projetos Complementares
  • Gestão de Projetos
  • Documentação
  • Obras e Reformas
  • Rollout

Contato | Agendar Reunião | Cadastrar Fornecedor | Trabalhar Conosco

© 2018 Todos os direitos reservados.

criação de sites