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Fusões e aquisições: as oportunidades do mercado

Home - Crescimento no varejo - Fusões e aquisições: as oportunidades do mercado

A crise trouxe impactos de grandes proporções na economia global e, por consequência, nas finanças empresariais e locais. 

Mensurar com assertividade os efeitos econômicos e operacionais sobre as empresas ainda é uma tarefa árdua para todos envolvidos no mercado. Entretanto, podemos afirmar que as empresa já desenvolveram saídas e soluções para a crise.

Autoridades, tanto públicas, quanto privadas, traçaram caminhos para mitigar a crise em muitas partes do mundo, de forma que já podemos vislumbrar uma retomada econômica gradual.

Leia também: Novo semestre: como proteger o seu varejo da crise

Qual é o cenário das fusões e aquisições

Investidores e empresários tomam os primeiros passos pós-crise, entre elas as operações de fusão e aquisição saíram do status de espera e estão ganhando destaque. 

Vale dizer que nos últimos meses muitas empresas brasileiras tiveram seus caixas impactados, o que levou levando à multiplicação dos pedidos de recuperação judicial e falência nos tribunais. 

E diante destes pedidos, empresas com grande potencial de retorno econômico descapitalizadas pela crise se tornam uma fonte de investimento.

Tudo isso levanta uma questão: seria este o momento ideal para investidores encontrarem boas oportunidades de negócios?

Veja mais: Varejo pós-pandemia: Lojas mais tecnológicas e pessoas mais humanas

E a resposta é sim.

Apesar do cenário nebuloso, e com uma análise criteriosa dos riscos, podemos pontuar elementos relevantes para o mercado de fusões e aquisições:

  • Taxa de câmbio favorável (forte valorização do dólar torna o investimento em empresas brasileiras mais atrativo para os investidores estrangeiros);
  • Maior liquidez do mercado (a Selic está fixada em 3% ao ano);
  • Baixa competitividade;
  • Setores resilientes (alguns setores demonstraram resiliência e capacidade de geração de caixa: agro, saúde, e-commerce, logística, energia, higiene e educação);
  • Necessidade de geração de caixa ( boa parte das empresas enfrenta dificuldades para a geração e manutenção de fluxo de caixa, prejudicando a continuidade de suas operações);
  • Maior receptividade a investimentos.

O que você precisa saber sobre as fusões e as aquisições

As discussões envolvendo equilíbrio econômico-financeiro das transações, caso fortuito, força maior, onerosidade excessiva, imprevisibilidade, função social do contrato, intervenção mínima e excepcionalidade da revisão contratual, trazem instabilidade para operações iniciadas ou concluídas antes da pandemia. E o aprendizado delas irá formatar as operações posteriores.

Portanto, tudo isso tem contribuído para as tendência notadas pelos bancos de investimento e assessores financeiros, principalmente nos setores de negócio com demanda garantida e nas empresas resilientes. Estas devem aproveitar o cenário para garantir capitalização visando ao crescimento e à expansão de suas operações.

Palavras finais

As empresas que mostrarem força e modelo de negócio comprovado terão grandes chances de receber capitalização. Por isso, é importante que a sua empresa esteja preparada para o momento de retomada e as oportunidades que serão apresentadas pelo mercado.

Tem mais, a correção do valuation e a necessidade de caixa da maioria das empresas favorece os investidores.

As cartas são apresentadas e vendidas a preço de ocasião, o que torna os investidores cautelosos. Faz com que eles analisem criteriosamente as melhores opções. Tudo isso pode fazer com que os dias difíceis fiquem para trás.

Na sua opinião, quais setores estão melhor posicionados para trazer essa retomada tão desejada ao mercado brasileiro? E o que você faz na sua empresa que lhe garante um lugar de destaque os olhos de possíveis investidores?

Obrigada pela leitura, e até a próxima publicação.

Vamos conversar

Por fim, como eu sempre gosto de terminar, quero lembrar para você que isso não é um monólogo e todo este blog é na verdade um primeiro passo para que possamos conversar mais.

Adoraria saber a sua opinião sobre este e muitos outros assuntos. Afinal de contas, estamos enfrentando diversos desafios em comum e sei que você também busca compreender quais são as próximas tendências.

Sendo assim, entre em contato comigo e vamos marcar uma reunião.

Agradeço a sua leitura e até a próxima publicação.

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A Romero Lab

A designer fundadora e diretora criativa da RomeroLab, Tatiana Romero, iniciou seu trabalho de design estratégico para ambientes comerciais em 2005. De lá para cá foram centenas de marcas transformadas pelo design, e mais de 5000 projetos de pequenos, médios e grandes formatos feitos em todo o país.

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