fbpx
(11) 3181-0087
  • Home
  • Clientes
  • Blog
  • Contato
Logo
  • Estratégia
    • Design Estratégico
    • Modelo de Negócio
    • Design de Serviço
    • Posicionamento de Marca
  • Design
    • Identidade de Marca
    • Retail Design
    • Design Store
    • Comunicação Visual
    • Visual Merchandising
  • Implementação
    • Projeto Arquitetônico
    • Projetos Complementares
    • Gestão de Projetos
    • Documentação
    • Obras e Reformas
    • Rollout
  • Te Ajudamos
    • Planejar
    • Atrair e Fidelizar
    • Inovar
    • Expandir
    • Reposicionar
  • Segmentos
    • Franquias
    • Clínicas
    • Academias
    • Restaurantes
    • Lojas
  • Palestra
  • Cases
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Diferenciais
Logo
  • Estratégia
    • Design Estratégico
    • Modelo de Negócio
    • Design de Serviço
    • Posicionamento de Marca
  • Design
    • Identidade de Marca
    • Retail Design
    • Design Store
    • Comunicação Visual
    • Visual Merchandising
  • Implementação
    • Projeto Arquitetônico
    • Projetos Complementares
    • Gestão de Projetos
    • Documentação
    • Obras e Reformas
    • Rollout
  • Te Ajudamos
    • Planejar
    • Atrair e Fidelizar
    • Inovar
    • Expandir
    • Reposicionar
  • Segmentos
    • Franquias
    • Clínicas
    • Academias
    • Restaurantes
    • Lojas
  • Palestra
  • Cases
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Diferenciais
Logo
  • Estratégia
    • Design Estratégico
    • Modelo de Negócio
    • Design de Serviço
    • Posicionamento de Marca
  • Design
    • Identidade de Marca
    • Retail Design
    • Design Store
    • Comunicação Visual
    • Visual Merchandising
  • Implementação
    • Projeto Arquitetônico
    • Projetos Complementares
    • Gestão de Projetos
    • Documentação
    • Obras e Reformas
    • Rollout
  • Te Ajudamos
    • Planejar
    • Atrair e Fidelizar
    • Inovar
    • Expandir
    • Reposicionar
  • Segmentos
    • Franquias
    • Clínicas
    • Academias
    • Restaurantes
    • Lojas
  • Palestra
  • Cases
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Diferenciais

Impacto da Copa no varejo: saiba como aproveitar a oportunidade!

Home - Empreendedorismo no Varejo - Impacto da Copa no varejo: saiba como aproveitar a oportunidade!
Impacto da Copa no varejo saiba como aproveitar a oportunidade!

Essa semana aconteceu o Dia do Futebol, tema que me fez lembrar da Copa do Mundo, talvez o evento mais importante no radar do varejo em muito tempo.

Hoje eu trago um artigo falando exclusivamente sobre o Impacto da Copa do Mundo nas vendas e o que esperar do consumo neste final de ano.

Então, vem comigo, que temos muito o que conversar.

Proximidade da Copa do Mundo gera ansiedade nos clientes

A proximidade da Copa do Mundo acirra apostas e movimenta expectativas em relação ao seu real impacto para consumo e varejo.

A despeito de atrasos, entregas limitadas e não cumprimento de promessas e expectativas de legado relacionado a melhoria de infraestrutura, o evento trouxe dimensão significativa e visibilidade, além de modificar a rotina do país. Sempre é assim. Se tem Copa, o Brasil muda.

Os anos de Copa do Mundo geram impacto para o varejo, com diferenças setoriais.

Porém, não há referência histórica comparável para se projetar os efeitos de um evento Global.

Os segmentos de varejo naturalmente beneficiados são os de alimentos e bebidas, food service, artigos esportivos e eletrônicos.

Há diversos fatores a serem ponderados para a construção de cenários de vendas e planejamento de ações.

O Zeitgeist da Copa do Mundo

É tempo de Copa do Mundo e independente da crise econômica ou política vivenciada pelo país, este é um evento que impacta diretamente no cotidiano dos brasileiros.

O “Clima da Copa” influencia a autoestima nacional, a decoração das ruas e o comportamento das pessoas.

No entanto, o que não podemos ignorar é que, diante desse contexto, os hábitos de compra do consumidor também mudam.

De forma que, as lojas online que têm como objetivo impulsionar os resultados ou manter o mesmo ritmo de conversões, devem se atentar para essas variações de perfil que ocorrem durante o Mundial.

Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio, de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 24% das famílias brasileiras têm intenção de consumir produtos relacionados à Copa do Mundo.

Esse percentual representa a metade da intenção de consumo das véspera da copa de 2018 (50,1%)

Um termômetro do consumo desse tipo de produtos é a Saara no Rio de Janeiro (maior shopping a céu aberto do Brasil), onde as vendas vêm crescendo bastante na última semana. Longe do movimento das Copas de 2010, 2014 e 2018, mas os lojistas estão com boas expectativas.

Impacto da Copa no varejo saiba como aproveitar a oportunidade!
Impacto da Copa no varejo saiba como aproveitar a oportunidade!

Os eletrônicos são o carro chefe

Durante as últimas Copas do Mundo, observou-se um aumento muito grande na venda de aparelhos de televisão. Em 2018, a venda de TVs cresceu 60% por semana, de acordo com pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa GfK, no mês que precedeu a Copa.

No Chile e na Argentina, durante a época da Copa de 2018, também se observou aumentos acima de 50% na venda de televisores.

Outros produtos eletrônicos, como projetores, câmeras digitais, celulares, dentre outros, também tiveram bastante saída.

E os trajes esportivos?

As vendas de trajes esportivos, camisas, uniformes, tênis com motivos e cores associadas à Copa do Mundo ou times de futebol devem apresentar aumento.

Os bares e restaurantes também poderão ter acréscimo no movimento nos dias das partidas, principalmente os que proporcionarem telões e TVs para exibição dos jogos aos clientes.

Mas observa-se que nas últimas edições da Copa que os torcedores têm dado a preferência por torcer em casa mesmo.

No caso dos torcedores que optaram por reuniões em família ou com amigos, o consumo está relacionado, em sua maior parte, a alimentos e bebidas comercializados em supermercados e hipermercados, armazéns, lojas de conveniência e açougues.

Agora vá e transforme o seu varejo usando essas informações

E essas foram as minhas dicas e análises para você aproveitar melhor a Copa do Mundo no seu varejo.


Gostou do conteúdo? Então, continue acompanhando o Blog. Estou sempre trazendo dicas, notícias e novidades sobre o universo do retail.

Agradeço a leitura e até a próxima! 

Compartilhe:

Post Ant.Copa do Mundo no Varejo: Dicas de como preparar a sua loja!
Próx. PostDicas de Posicionamento para fidelizar seu público!

Comente! Cancel Reply

A Romero Lab

A designer fundadora e diretora criativa da RomeroLab, Tatiana Romero, iniciou seu trabalho de design estratégico para ambientes comerciais em 2005. De lá para cá foram centenas de marcas transformadas pelo design, e mais de 5000 projetos de pequenos, médios e grandes formatos feitos em todo o país.

Categorias

  • Crescimento no varejo (309)
  • Empreendedorismo no Varejo (483)
  • RomeroLab (302)
  • Uncategorized (3)

Recentes

  • Crescimento no varejoEmpreendedorismo no VarejoRomeroLab

    Manual Definitivo de Chat GPT para o Varejo

    • maio 26, 2023
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    Manual Completo sobre Iluminação para Varejo

    • maio 09, 2023
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    Uma Análise do Varejo nos últimos 10 anos e o que isso tem a ver com a sua marca

    • maio 04, 2023
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    Case Mantuê: Como o Design Estratégico pode transformar o seu negócio

    • abr 11, 2023
    • 0 Comment
  • Crescimento no varejoEmpreendedorismo no VarejoRomeroLab

    Como motivar os seus colaboradores durante essa Black Friday

    • nov 09, 2022
    • 0 Comment
  • Crescimento no varejoEmpreendedorismo no VarejoRomeroLab

    O Evento de varejo mais importante do Mundo: conheça a EuroShop

    • out 22, 2022
    • 0 Comment
  • Crescimento no varejoEmpreendedorismo no VarejoRomeroLab

    Gastar em Outubro ou esperar a Black Friday? O que os clientes estão pensando?

    • out 22, 2022
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    5 Dicas fantásticas de Merchandising no ponto de venda

    • dez 09, 2021
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    7 técnicas de exposição de produtos

    • out 16, 2023
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    O futuro do design e as inspirações dos últimos eventos!

    • set 06, 2023
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    HackTown 2023: um encontro de mentes brilhantes e ideias inovadoras

    • set 04, 2023
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    A Ascensão do ‘Shoppertainment’: Compras e Entretenimento em um só Lugar

    • ago 23, 2023
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    Transformando Clientes em Fãs: Estratégias para Construir uma Comunidade em Torno da Marca

    • ago 16, 2023
    • 0 Comment

Conheça nosso trabalho

  • Estratgia
  • Design
  • Implementaço
Design de Varejo
  • Rua dos Pinheiros, 498, Cj. 42 – Pinheiros CEP 05422-902 – São Paulo-SP
  • (11) 3181-0087
  • atendimento@romerolab.com.br

Estratégia

  • Design Estratégico
  • Modelo de Negócio
  • Design de Serviço
  • Posicionamento de Marca

Design

  • Identidade de Marca
  • Retail Design
  • Design Store
  • Comunicação Visual
  • Visual Merchandising

Implementação

  • Projeto Arquitetônico
  • Projetos Complementares
  • Gestão de Projetos
  • Documentação
  • Obras e Reformas
  • Rollout

Contato | Agendar Reunião | Cadastrar Fornecedor | Trabalhar Conosco

© 2018 Todos os direitos reservados.

criação de sites