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Lições para criar uma cultura criativa no seu varejo

Home - Empreendedorismo no Varejo - Lições para criar uma cultura criativa no seu varejo
Lições para criar uma cultura criativa no seu varejo

Olá, varejista, você certamente já sabe que criar uma cultura criativa no seu varejo é um passo importante para melhorar os resultados da sua loja. Não é mesmo?

Contudo, talvez você não saiba como criar essa cultura criativa.

E é isso o que este artigo traz para você. Lições práticas e conceituais de como criar essa cultura criativa e o que fazer para mantê-la funcionando plenamente.

Muito bem, vamos começar.

Leia também: O que é Digital Storytelling para varejo e como usar?

O que é Cultura Criativa?

Quando se pensa em criatividade, qual a primeira coisa que vem à sua cabeça? A maioria das pessoas pensa que a criatividade está presente apenas em grandes Startups e que o seu conceito se limita em criar novas tecnologias, produtos e serviços.

A criatividade vai muito além disso.

Inovar envolve criar novos modelos de negócios, novas formas de atender necessidades dos consumidores, novos processos organizacionais, novos meios de competir e cooperar no ambiente empresarial.

Num cenário cada vez mais competitivo e globalizado, a inovação é essencial para a sobrevivência de qualquer organização.

Seja qual for o seu segmento de atuação ou o tamanho do seu negócio, pequeno, médio ou grande, manter-se em constante processo de inovação é essencial para um diferencial competitivo.

Afinal, é só inovando que a gente consegue se manter à frente da concorrência.

Você sabe o que é Marketing Emocional no varejo? Vou explicar

Paixão guia uma cultura criativa

Com uma equipe apaixonada e comprometida, um cronograma realista e propósitos alinhados, você pode realizar qualquer coisa.

É preciso conhecer o mercado

Conhecimento é poder nos negócios. Fique a par do que a concorrência está fazendo, o que a mídia está dizendo e como os hábitos de consumo estão mudando.

Lições para criar uma cultura criativa no seu varejo
Lições para criar uma cultura criativa no seu varejo

E observar outros setores

Leia diversos livros e assista a vários meios de comunicação e continue a aprender sobre os desafios mais amplos e oportunidades causadas por ruptura tecnológica em todos os setores.

Saiba mais: O que é Rollout e por que você está perdendo $ com projetos?

Criatividade também gera valor

Precisamos desmistificar a ideia de que inovação é só sobre tecnologia. Não é só sobre tecnologia, é sobre o jeito de pensar.

Inovação é, em máxima síntese, sobre gerar valor. 

Para seus colaboradores, para a sociedade e principalmente para o seu cliente. 

Para ter inovação e gerar valor, é preciso cultivar em si mesmo e nos seus colaboradores uma cultura de inovação.

Romero Lab te explica: o que são espaços instagramáveis?

Já ouviu falar em liberdade estruturada?

Se você deseja que seus funcionários criem boas ideias, eles precisam saber que suas vozes serão ouvidas, que eles podem fazer a diferença e não serão interrompidos mesmo antes de passar suas posições e ponderações.

É fundamental que a empresa esteja aberta para receber sugestões e ideias dos seus colaboradores.

Veja também: Design Store: quando uma loja não é só uma loja

Cultura criativa nos negócios

Colocar a cultura criativa em prática não depende apenas das mentes criativas. Não basta ser criativo se você não tem a capacidade de decodificar e elaborar informações, não desenvolver raciocínio crítico e questionamentos

Logo, obviamente você terá dificuldade em transformar essa boa ideia em uma proposta de negócio viável”.

O que tudo isto quer dizer?

Que a cultura criativa só acontece com uma equipe completa, diversa, culturalmente engajada. Uma ideia criativa é só o início do processo criativo, outras etapas precisam ser pensadas, planejadas e aí sim executadas.

Envolver a equipe nesse processo criativo é imprescindível. No caso de equipes alocadas em espaços físicos diferentes, a tecnologia é uma grande aliada. Manter a equipe engajada, não precisa necessariamente estar no mesmo espaço.

Mas, impreterivelmente precisam trabalhar no mesmo ritmo, com objetivos alinhados, expectativas correspondentes.

Sucesso do Cliente: como usar na sua loja

Aceite os erros

Especialmente para quem está familiarizado com as metodologias ágeis, o conceito de “fail fast”, ou “falhe rápido”, é algo comum à rotina de trabalho.

Segundo ele, projetos que permitem constante experimentação alcançam o resultado desejado mais rapidamente.

No entanto, para que isso aconteça deve haver uma tolerância ao erro.

As companhias que têm a cultura de punir os colaboradores que falham na busca por uma inovação, aos poucos, reprimem o desejo dessas pessoas por encontrar novas soluções.

Nesse cenário, os colaboradores passam a ter o medo de errar e, consequentemente, as empresas ficam distantes de qualquer inovação.

Os cargos são ocupados não por aqueles que desejam acertar, mas por quem não falha.

Errar é preciso

É criada, portanto, uma cultura enraizada de que não permite o erro e o risco.

Imagine um exemplo: há cinco anos, um cara sugeriu que a empresa deveria começar a se digitalizar, a trabalhar com a ideia de trabalho remoto, tirar os servidores locais da empresa e colocar na nuvem.

E esse cara pensou se valeria a pena comprar essa briga, porque estava com muito medo. Provavelmente, várias dessas iniciativas morreram há alguns anos.

Pronto, e esse foi o artigo sobre como criar uma cultura criativa.

Gostou? Quer saber mais sobre o tema? Então, continue acompanhando o Blog. Estou sempre trazendo dicas, notícias e novidades sobre o universo do varejo.

Agradeço a leitura e até a próxima!

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Post Ant.Exemplos de mensagem de WhatsApp que funcionam para o varejo
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A Romero Lab

A designer fundadora e diretora criativa da RomeroLab, Tatiana Romero, iniciou seu trabalho de design estratégico para ambientes comerciais em 2005. De lá para cá foram centenas de marcas transformadas pelo design, e mais de 5000 projetos de pequenos, médios e grandes formatos feitos em todo o país.

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