fbpx
(11) 3181-0087
  • Home
  • Clientes
  • Blog
  • Contato
Logo
  • Estratégia
    • Design Estratégico
    • Modelo de Negócio
    • Design de Serviço
    • Posicionamento de Marca
  • Design
    • Identidade de Marca
    • Retail Design
    • Design Store
    • Comunicação Visual
    • Visual Merchandising
  • Implementação
    • Projeto Arquitetônico
    • Projetos Complementares
    • Gestão de Projetos
    • Documentação
    • Obras e Reformas
    • Rollout
  • Te Ajudamos
    • Planejar
    • Atrair e Fidelizar
    • Inovar
    • Expandir
    • Reposicionar
  • Segmentos
    • Franquias
    • Clínicas
    • Academias
    • Restaurantes
    • Lojas
  • Palestra
  • Cases
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Diferenciais
Logo
  • Estratégia
    • Design Estratégico
    • Modelo de Negócio
    • Design de Serviço
    • Posicionamento de Marca
  • Design
    • Identidade de Marca
    • Retail Design
    • Design Store
    • Comunicação Visual
    • Visual Merchandising
  • Implementação
    • Projeto Arquitetônico
    • Projetos Complementares
    • Gestão de Projetos
    • Documentação
    • Obras e Reformas
    • Rollout
  • Te Ajudamos
    • Planejar
    • Atrair e Fidelizar
    • Inovar
    • Expandir
    • Reposicionar
  • Segmentos
    • Franquias
    • Clínicas
    • Academias
    • Restaurantes
    • Lojas
  • Palestra
  • Cases
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Diferenciais
Logo
  • Estratégia
    • Design Estratégico
    • Modelo de Negócio
    • Design de Serviço
    • Posicionamento de Marca
  • Design
    • Identidade de Marca
    • Retail Design
    • Design Store
    • Comunicação Visual
    • Visual Merchandising
  • Implementação
    • Projeto Arquitetônico
    • Projetos Complementares
    • Gestão de Projetos
    • Documentação
    • Obras e Reformas
    • Rollout
  • Te Ajudamos
    • Planejar
    • Atrair e Fidelizar
    • Inovar
    • Expandir
    • Reposicionar
  • Segmentos
    • Franquias
    • Clínicas
    • Academias
    • Restaurantes
    • Lojas
  • Palestra
  • Cases
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Diferenciais

Nasce o Novo Varejo: Anunciado em 2017, o Novo Varejo surge em 2020 para romper barreiras

Home - Crescimento no varejo - Nasce o Novo Varejo: Anunciado em 2017, o Novo Varejo surge em 2020 para romper barreiras
Nasce o Novo Varejo Anunciado em 2017, o Novo Varejo surge em 2020 para romper barreiras

Lá em 2017 o gênio e empreendedor chinês Jack Ma, fundador da colossal Alibaba, informou aos seus investidores que iniciaria uma campanha para antecipar a tendência que ele chamou de “new retail”: o Novo Varejo.

Ele disse que essa iniciativa desapareceria de uma vez por todas com as fronteiras entre as vendas online e offline. Trazendo uma evolução no e-commerce e nas lojas físicas.

Agora, em 2020, nós podemos ver os empreendedores e empresários brasileiros tornando realidade essa nova forma de vender. O Novo Varejo de Jack Ma vem acompanhado das estratégias que foram chamadas de “Five New” (5 novas). São elas:

  • New Finance
  • New Manufacturing
  • New Technology
  • New Energy
  • New Retail

Para Jack, essas 5 mudanças serão basilares no mundo. Mudando não somente nossos hábitos de consumo, mas também toda a nossa existência e a forma como nos organizamos como sociedade.

E hoje nós falaremos sobre esse Novo Varejo para os novos tempos.

Fique confortável e aproveite a leitura!

Leia também: Novo semestre: como proteger o seu varejo da crise

Novo Varejo: como surge?

Talvez o público brasileiro não saiba, e é até natural não saber, mas Jack Ma é uma das grandes celebridades do empreendedorismo global. Tem seu nome lado a lado com outros astros como Bill Gates, Steve Jobs e Elon Musk.

Ma é fundador do Alibaba, uma empresa chinesa responsável por inúmeras revoluções no mercado. Suas soluções e estratégias são tais que você certamente usa um aplicativo que tem recursos lançados primeiramente pelos produtos da Alibaba.

E se algum dia você puder fazer transferências ou compras direto no WhatsApp, saiba que esse recurso foi lançado inicialmente em um aplicativo da empresa chinesa.

Tudo isso para dizer que: Jack Má é uma dessas forças do mercado que tem poder em suas palavras. Se ele disser que algo está acontecendo, pode acredita que isso realmente vai acontecer.

Veja mais: Varejo pós-pandemia: Lojas mais tecnológicas e pessoas mais humanas

Mas como ele viu o Novo Varejo nascer?

É certo que Jack Ma não tinha qualquer noção de que algo da magnitude de uma pandemia pudesse ocorrer, ainda mais em 2017, quando nenhum de nós pensaria nisso. Contudo, o empreendedor viu a guinada que o mundo estava tomando e observou como as lojas físicas se comportavam.

Para ele, e para seus investidores, era mais do que claro que as lojas físicas jamais sobreviveriam sem uma junção orgânica e funcional com suas contrapartes online. E o ano de 2020 mostrou que ele estava certo.

Mesmo o mercadinho do seu bairro que agora aceita pedidos por WhatsApp está utilizando um recurso de e-commerce para as vendas presenciais. É sobre essa junção orgânica que Ma falava e agora toma formas.

Aprofunde-se no assunto: 8 transformações fundamentais para os próximos meses

Toda crise também é um ovo que traz novas eras

Há uma crise mundial sem precedentes acontecendo e nós não estamos aqui para desrespeitar de maneira alguma todas as perdas que esses tempos difíceis trouxeram. Nossos corações e nossos sentimentos vão para todos que estão passando por momentos de dificuldade. Isso precisa ser dito.

Entretanto, ao avaliarmos a crise pelo foco sociológico, podemos compará-la com outros momentos de transformação do passado e concluir que a crise também é um ovo: a gestação de um novo tempo.

E nesse novo tempo haverá nossos hábitos, novos consumidores, novas economias e novas maneiras de se conectar. Nesse sentido, as transformações vistas por Ma, que precisariam de mais alguns semestres, foram “forçadas” durante a crise. E agora elas estão à todo vapor.

E sobre as farmácias? Tendências fundamentais para a sobrevivência das farmácias

Quem se destaca no Novo Varejo

Vamos usar como exemplo mais característico para esse Novo Varejo os shoppings centers. Eles que foram alvo de inúmeras contradições em diversos países. Aqui no Brasil, a rede com mais de 3 mil lojas viu suas vendas presenciais caindo 100%. Chegando até o alarmante número 0.

Mas a empresa não entrou em desespero graças à sua sólida presença online. Seus canais de vendas aumentaram gradativamente, até que ultrapassaram a marca de 500% em suas vendas. Os números foram tais que em um determinado período o canal online chegou a vender 12 vezes mais.

Aí está o Novo Varejo sendo colocado em prática diante dos nossos olhos. Hoje as lojas já podem abrir novamente em diversos Estados brasileiros, sempre claro com restrições focadas na segurança.

Mesmo assim, os estragos foram controlados por uma postura de solidez e transformação diante da nova demanda. É o empreendedorismo que busca meios de garantir a segurança de todos, sem perder de vista também a qualidade financeira.

Parcerias e o crescimento do modelo Market Place

Quando falamos sobre novo varejo, nova economia, nova sociedade, as pessoas podem pensar que essas transformações são versões absolutamente diferentes de tudo o que temos hoje. Que esse “Novo Mundo” será algo que surge da noite para o dia e deixa tudo para trás.

Mas a verdade é que uma plataforma de Market Place já faz parte de um novo varejo e de uma nova economia. São mudanças assim, que estão nos nossos dias, mas que trazem transformações incríveis.

Veja, por exemplo, o WhatsApp. Já percebeu o quanto esse aplicativo mudou a sua forma de se comunicar? Tanto entre contatos pessoais, quanto profissionais. E não se trata de um lançamento “de outro mundo” não é mesmo?

Pois bem, o Novo Varejo existe da mesma forma. Podemos usar inúmeros exemplos: A Magazine Luiza, com a Magalu, já faz parte do Novo Varejo. Os Shoppings que adotaram as compras online com retirada presencial também fazem.

E a sua loja? Como ela se posiciona diante desse Novo Varejo? Quais são as pequenas mudanças que trazem grandes resultados?

Leia em seguida: Delivery ou E-commerce? Qual é a melhor estratégia para o seu varejo

Vamos conversar

Por fim, como eu sempre gosto de terminar, quero lembrar para você que isso não é um monólogo e todo este blog é na verdade um primeiro passo para que possamos conversar mais.

Adoraria saber a sua opinião sobre este e muitos outros assuntos. Afinal de contas, estamos enfrentando diversos desafios em comum e sei que você também busca compreender quais são as próximas tendências.

Sendo assim, entre em contato comigo e vamos marcar uma reunião.

Agradeço a sua leitura e até a próxima publicação.

Compartilhe:

Post Ant.Raio X do novo consumidor: Isolamento social transforma o comportamento de consumo dos brasileiros
Próx. PostA volta dos varejos familiares

Comente! Cancel Reply

A Romero Lab

A designer fundadora e diretora criativa da RomeroLab, Tatiana Romero, iniciou seu trabalho de design estratégico para ambientes comerciais em 2005. De lá para cá foram centenas de marcas transformadas pelo design, e mais de 5000 projetos de pequenos, médios e grandes formatos feitos em todo o país.

Categorias

  • Crescimento no varejo (309)
  • Empreendedorismo no Varejo (483)
  • RomeroLab (302)
  • Uncategorized (3)

Recentes

  • Crescimento no varejoEmpreendedorismo no VarejoRomeroLab

    Manual Definitivo de Chat GPT para o Varejo

    • maio 26, 2023
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    Manual Completo sobre Iluminação para Varejo

    • maio 09, 2023
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    Uma Análise do Varejo nos últimos 10 anos e o que isso tem a ver com a sua marca

    • maio 04, 2023
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    Case Mantuê: Como o Design Estratégico pode transformar o seu negócio

    • abr 11, 2023
    • 0 Comment
  • Crescimento no varejoEmpreendedorismo no VarejoRomeroLab

    Como motivar os seus colaboradores durante essa Black Friday

    • nov 09, 2022
    • 0 Comment
  • Crescimento no varejoEmpreendedorismo no VarejoRomeroLab

    O Evento de varejo mais importante do Mundo: conheça a EuroShop

    • out 22, 2022
    • 0 Comment
  • Crescimento no varejoEmpreendedorismo no VarejoRomeroLab

    Gastar em Outubro ou esperar a Black Friday? O que os clientes estão pensando?

    • out 22, 2022
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    5 Dicas fantásticas de Merchandising no ponto de venda

    • dez 09, 2021
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    7 técnicas de exposição de produtos

    • out 16, 2023
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    O futuro do design e as inspirações dos últimos eventos!

    • set 06, 2023
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    HackTown 2023: um encontro de mentes brilhantes e ideias inovadoras

    • set 04, 2023
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    A Ascensão do ‘Shoppertainment’: Compras e Entretenimento em um só Lugar

    • ago 23, 2023
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    Transformando Clientes em Fãs: Estratégias para Construir uma Comunidade em Torno da Marca

    • ago 16, 2023
    • 0 Comment

Conheça nosso trabalho

  • Estratgia
  • Design
  • Implementaço
Design de Varejo
  • Rua dos Pinheiros, 498, Cj. 42 – Pinheiros CEP 05422-902 – São Paulo-SP
  • (11) 3181-0087
  • atendimento@romerolab.com.br

Estratégia

  • Design Estratégico
  • Modelo de Negócio
  • Design de Serviço
  • Posicionamento de Marca

Design

  • Identidade de Marca
  • Retail Design
  • Design Store
  • Comunicação Visual
  • Visual Merchandising

Implementação

  • Projeto Arquitetônico
  • Projetos Complementares
  • Gestão de Projetos
  • Documentação
  • Obras e Reformas
  • Rollout

Contato | Agendar Reunião | Cadastrar Fornecedor | Trabalhar Conosco

© 2018 Todos os direitos reservados.

criação de sites