fbpx
(11) 3181-0087
  • Home
  • Clientes
  • Blog
  • Contato
Logo
  • Estratégia
    • Design Estratégico
    • Modelo de Negócio
    • Design de Serviço
    • Posicionamento de Marca
  • Design
    • Identidade de Marca
    • Retail Design
    • Design Store
    • Comunicação Visual
    • Visual Merchandising
  • Implementação
    • Projeto Arquitetônico
    • Projetos Complementares
    • Gestão de Projetos
    • Documentação
    • Obras e Reformas
    • Rollout
  • Te Ajudamos
    • Planejar
    • Atrair e Fidelizar
    • Inovar
    • Expandir
    • Reposicionar
  • Segmentos
    • Franquias
    • Clínicas
    • Academias
    • Restaurantes
    • Lojas
  • Palestra
  • Cases
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Diferenciais
Logo
  • Estratégia
    • Design Estratégico
    • Modelo de Negócio
    • Design de Serviço
    • Posicionamento de Marca
  • Design
    • Identidade de Marca
    • Retail Design
    • Design Store
    • Comunicação Visual
    • Visual Merchandising
  • Implementação
    • Projeto Arquitetônico
    • Projetos Complementares
    • Gestão de Projetos
    • Documentação
    • Obras e Reformas
    • Rollout
  • Te Ajudamos
    • Planejar
    • Atrair e Fidelizar
    • Inovar
    • Expandir
    • Reposicionar
  • Segmentos
    • Franquias
    • Clínicas
    • Academias
    • Restaurantes
    • Lojas
  • Palestra
  • Cases
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Diferenciais
Logo
  • Estratégia
    • Design Estratégico
    • Modelo de Negócio
    • Design de Serviço
    • Posicionamento de Marca
  • Design
    • Identidade de Marca
    • Retail Design
    • Design Store
    • Comunicação Visual
    • Visual Merchandising
  • Implementação
    • Projeto Arquitetônico
    • Projetos Complementares
    • Gestão de Projetos
    • Documentação
    • Obras e Reformas
    • Rollout
  • Te Ajudamos
    • Planejar
    • Atrair e Fidelizar
    • Inovar
    • Expandir
    • Reposicionar
  • Segmentos
    • Franquias
    • Clínicas
    • Academias
    • Restaurantes
    • Lojas
  • Palestra
  • Cases
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Diferenciais

O que é a ESG e por que ela é importante para o varejista?

Home - Empreendedorismo no Varejo - O que é a ESG e por que ela é importante para o varejista?
O que é a ESG e por que ela é importante para o varejista

Basicamente, se você deseja continuar vendendo e prosperando pelos próximos 30 anos, então você tem que entender o que é a ESG hoje. Já que essa sigla faz parte das principais preocupações dos consumidores.

Hoje eu vou explicar para você o que é a ESG, como as empresas estão abraçando este pacto global e como os consumidores estão ligados às novidades.

Então, vem comigo que o artigo de hoje é sobre um tema extremamente importante. 

Leia também: O que é Digital Storytelling para varejo e como usar?

O que é ESG?

Sigla para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança, respectivamente), é um novo conjunto de aspectos norteadores à atividade negocial das corporações.

Um índice que, baseado nos fatores ambientais, sociais e de governança, avaliam as empresas com base em suas medidas em favor de objetivos que são, hoje, prioridade – senão necessidade.

Em um mundo onde as pessoas cada vez mais se preocupam com os aspectos éticos nas relações (inclui-se aqui as relações de consumo), priorizar, em todas as fases negociais, elementos como o desenvolvimento sustentável, impacto ético e responsabilidade financeira se tornou um novo standard para o sucesso na atividade empresarial.

De fato, cerca de 71% dos consumidores priorizam marcas que se alinhem com seus valores e ideias, segundo pesquisa levantada pela Forrester.

Levando em conta posturas de responsabilidade ambiental, social e ética dentro das empresas, o ESG promove a atenção a esses indicadores – ao invés de um foco estritamente baseado no lucro. 

Você sabe o que é Marketing Emocional no varejo? Vou explicar

Benefícios da ESG para o universo do varejo

Os benefícios ambientais do ESG para o seu varejo, podem ser obtidos com ações simples e sem grande impacto em seu orçamento.

Algumas coisas que você pode fazer, são:

  • Incentivar a reciclagem de embalagens nas suas lojas;
  • Criar ações para aumentar o uso de sacolas retornáveis;
  • Disponibilizar pontos de coleta de lixo eletrônico e óleo de cozinha;
  • Investir em reciclar o lixo gerado pelo seu negócio;
  • Entre outras ações.

Essas são algumas coisas simples, que você pode implementar para facilitar o seu consumidor a se tornar eco friendly mais facilmente.

E, caso você esteja disposto a investir na infraestrutura de suas lojas, você pode começar pelo uso de alternativas de energia renováveis para suas lojas, como a solar, por exemplo. 

Além disso, reaproveitar a água da chuva para higienizar os locais de alta circulação também é outra maneira de promover um impacto ambiental na comunidade.

Saiba mais: O que é Rollout e por que você está perdendo $ com projetos?

O que é a ESG e por que ela é importante para o varejista
O que é a ESG e por que ela é importante para o varejista

O ESG Nasceu para o Varejo

O termo foi cunhado em 2004 em um relatório feito pelo Pacto Global, braço da Organização das Nações Unidas (ONU) que tem o objetivo de engajar empresas e organizações na adoção de princípios nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção, em parceria com o Banco Mundial, chamada “Who Cares Wins”)

Como aplicar a ESG?

Se não existe “receita de bolo” e a jornada ESG começa, mas não tem data para terminar, a grande pergunta é: como começar? Aqui vão 2 passos importantes para a transformação ESG no varejo:

Faça um mapa

O primeiro passo nessa jornada é saber onde você está e para onde deve ir. O varejo precisa avaliar o quanto ainda pode evoluir, por exemplo, em cada um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU. Nesse trabalho, é importante desmembrar cada ODS em missões e tarefas claras, que possam ser transformadas em ações claras.

Romero Lab te explica: o que são espaços instagramáveis?

Tenha métricas claras

Para poder medir a evolução, é preciso adotar ou criar métricas.

Algumas, como o consumo de energia, água e combustíveis fósseis ou a participação de mulheres ou negros na diretoria da empresa, são simples de identificar.

Outras, como o nível de bem-estar dos colaboradores, podem exigir debates sobre que tipo de métrica adotar.

Veja também: Design Store: quando uma loja não é só uma loja

Resumo: significado de ESG

Resumidamente, ESG refere-se a fatores usados na avaliação de investimentos, ou seja, funcionam como métricas de um negócio.

Eles abrangem três pilares fundamentais: práticas ecológicas ou ambientais, sociais e de governança corporativa. 

Agora que você já sabe a importância do tema e percebeu como sem a ESG as empresas deixarão de existir – afinal, sem meio ambiente não existe segurança alimentar nem segurança climática, e sem essas duas questões não há uma sociedade.

Estou começando uma semana especial apenas para tratar deste tema. 

Então, fique de olho, pois nos próximos dias muitas publicações estarão no ar com dicas e formas de implementar a ESG no seu varejo.

Agradeço a leitura e até breve.

Compartilhe:

Post Ant.Lições para criar uma cultura criativa no seu varejo
Próx. PostOs 5 segredos para manter seus colaboradores motivados

Comente! Cancel Reply

A Romero Lab

A designer fundadora e diretora criativa da RomeroLab, Tatiana Romero, iniciou seu trabalho de design estratégico para ambientes comerciais em 2005. De lá para cá foram centenas de marcas transformadas pelo design, e mais de 5000 projetos de pequenos, médios e grandes formatos feitos em todo o país.

Categorias

  • Crescimento no varejo (269)
  • Empreendedorismo no Varejo (354)
  • RomeroLab (262)
  • Uncategorized (3)

Recentes

  • Empreendedorismo no Varejo

    5 Dicas fantásticas de Merchandising no ponto de venda

    • dez 09, 2021
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    Como diversificar seu mix de produtos para este inverno!

    • jun 24, 2022
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    5 estratégias de design para o inverno no varejo

    • jun 23, 2022
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    É hora de fechar vendas, veja estratégias certeiras

    • jun 20, 2022
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    Como aumentar os resultados do seu funil de vendas

    • jun 16, 2022
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    Como impulsionar o cliente durante a jornada de compras

    • jun 15, 2022
    • 0 Comment

Conheça nosso trabalho

  • Estratgia
  • Design
  • Implementaço
Design de Varejo
  • Rua dos Pinheiros, 498, Cj. 42 – Pinheiros CEP 05422-902 – São Paulo-SP
  • (11) 3181-0087
  • atendimento@romerolab.com.br

Estratégia

  • Design Estratégico
  • Modelo de Negócio
  • Design de Serviço
  • Posicionamento de Marca

Design

  • Identidade de Marca
  • Retail Design
  • Design Store
  • Comunicação Visual
  • Visual Merchandising

Implementação

  • Projeto Arquitetônico
  • Projetos Complementares
  • Gestão de Projetos
  • Documentação
  • Obras e Reformas
  • Rollout

Contato | Agendar Reunião | Cadastrar Fornecedor | Trabalhar Conosco

© 2018 Todos os direitos reservados.

criação de sites