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O que é a Infodemia e qual é o impacto dela na sua vida

Home - Crescimento no varejo - O que é a Infodemia e qual é o impacto dela na sua vida

As redes sociais amplificaram tudo e isso também é verdade quando falamos sobre as informações da pandemia, tanto que a OMS denominou esse fenômeno de Infodemia. Ou seja, a expansão descontrolada de informações incorretas sobre um determinado vírus ou problema de saúde.

Para se ter uma ideia dessa questão, o Sars-Cov-2 teve as suas primeiras notícias vinculadas nos últimos dias de dezembro, em âmbito internacional. Já nas primeiras semanas de janeiro era possível encontrar nas redes sociais diversas informações inverídicas sobre o andamento do que na época era apenas uma epidemia.

E esse é o grande problema da Infodemia, ela alastra informações inverídicas. E quando isso acontece a doença terá um campo fértil, pois as pessoas estarão se defendendo com recursos que não têm efeito prático.

O problema é tão grande que podemos dizer que as notícias faltas pavimentam o caminho para que uma situação fique ainda mais complicada. E isso serve para todos os caminhos.

E por esse motivo a publicação de hoje falará das Infodemias, o que elas são e como evitá-las.

Conheça o primeiro artigo da série de atualizações: Tendências 2020 Atualizadas: O que é a Vigilância em Massa e como ela muda o mundo

Os lados negativos da Infodemia

Bem, diferente dos últimos artigos, as Infodemias não possuem um lado positivo, tratam-se, na realidade, de um problema moderno. Então não haverá um tópico no final do artigo falando apenas dos lados negativos, como contraponto. Todo o artigo é um aviso para evitar esse problema.

Em termos práticos, uma Infodemia é a propagação de notícias inverídicas sobre um determinado problema que pode envolver a saúde das pessoas. O status de Infomedia só surge quando uma mesma notícia é traduzida e se alastra por diversos países.

Por exemplo, se uma determinada cidade diz que jogar refrigerante no vaso sanitário ajuda no desentupimento, e essa informação fica apenas como um erro local, não é uma Infodemia. Por outro lado, se pessoas de diversos países estiverem compartilhando a mesma informação incorreta sobre o controle de pragas, estamos diante de um quadro mais grade.

Veja também: Experiência criativa do consumidor em 8 lições: CX na prática

O problema da Infodemia é que ela impede que você tome decisões corretas

Não dá para tomar uma boa decisão com base em informações falsas. Vamos imaginar que você queira lançar um novo produto, mas todas as informações que você possui sobre o publico consumidor estão incorretas, não sabe se a concorrência tem produto similar nem sequer o preço estimado para o lançamento.

Sem qualquer informação válida o seu lançamento seria um salto no escuro, concorda? Agora imagine que ao invés de ser um lançamento, você precisa tomar decisões que terão impacto direto na sua saúde e na saúde das pessoas ao seu redor.

Pois é, esse é o lado pernicioso da Infodemia. E ele deve ser combatido.

Sabia mais: 5 transformações das marcas para os novos tempos

Toda Infodemia é má fé?

É bom lembrar que nem toda Fakenews nasce de um desejo secreto dos idealizadores em busca de poder ou ganhos pessoais. Muitas mentiras da internet surgem por puro acaso ou até mesmo desconhecimento dos idealizadores. Há até casos de Fakenews que tinham boas intenções por trás.

Ou seja, no meu artigo eu não vou falar de crimes. Já que esse assunto não merece sequer discussão. Se uma pessoa inventa uma mentira para ganhos próprios e para prejudicar outras, ela está cometendo um crime e não cabe aqui qualquer julgamento da minha parte.

Vou falar das Infodemias (e das Fakenews) que surgem de forma orgânica e até descompromissada. Que infelizmente criam raízes no nosso dia a dia, mas que não possuem uma força “maligna” por trás delas.

Veja também como a crise irá influenciar outras áreas: Qual é o futuro da Moda?

Como combater as Infodemias

Toda Infodemia é prejudicial. Ela prejudica a relação das pessoas entre si, coloca cidadãos em risco, prejudica os negócios, causa efeitos psicológicos graves e tem reflexos negativos como um todo no mercado.

Combater uma Infodemia requer alguns passos importantes, vou mostrar alguns:

Busque a informação correta

Viu uma notícia que disparou o seu alarme de ceticismo? Então busque a informação correta sobre aquele assunto. Normalmente, uma notícia quando é boa demais para ser verdade precisa ser investigada. O oposto também acontece, nem sempre os resultados serão tão catastróficos.

Ou seja, o primeiro passo será buscar informações melhores, de preferência em mais de uma fonte, para ter a oportunidade de checar.

Converse, explique e busque a conexão

As últimas eleições (em diversos países) mostraram que o embate franco entre ideias apenas aumenta o distanciamento e causa rachaduras nas relações. Sendo assim, não é o momento de apontar dedos e confrontar ninguém.

O melhor modo de combater a Infodemia é abordar as pessoas que estão propagando notícias incorretas com empatia. Tente entender as causas da outra pessoa estar expondo um ponto de vista incorreto, depois demonstre, com calma, as informações verdadeiras.

Sempre que possível busque informações e gostos em comum. Dialogue, veja em quais pontos as informações da outra pessoa estão incorretas. Mostre para ela que nem tudo precisa ser descartado, que algumas coisas precisam ser apenas corrigidas.

Podemos sim vencer as Fakenews e podemos barrar a Infodemia

Eu não acredito no apocalipse das informações. Tenho certeza de que, como sociedade, aprenderemos como filtrar melhor os dados recebidos em nossos celulares e saberemos como separar o que é fato do que é opinião.

Até lá, cabe a cada um de nós uma participação ativa na diminuição das notícias falsas e por consequência no combate a Infodemia. Informação de verdade é tudo, traz autoridade para que as pessoas possam tomar decisões conscientes.

Vamos conversar

Por fim, como eu sempre gosto de terminar, quero lembrar para você que isso não é um monólogo e todo este blog é na verdade um primeiro passo para que possamos conversar mais.

Adoraria saber a sua opinião sobre este e muitos outros assuntos. Afinal de contas, estamos enfrentando diversos desafios em comum e sei que você também busca compreender quais são as próximas tendências.

Sendo assim, entre em contato comigo e vamos marcar uma reunião.

Agradeço a sua leitura e até a próxima publicação.

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A Romero Lab

A designer fundadora e diretora criativa da RomeroLab, Tatiana Romero, iniciou seu trabalho de design estratégico para ambientes comerciais em 2005. De lá para cá foram centenas de marcas transformadas pelo design, e mais de 5000 projetos de pequenos, médios e grandes formatos feitos em todo o país.

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