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O que é Business Intelligence e por que seu varejo deveria se preocupar?

Home - Empreendedorismo no Varejo - O que é Business Intelligence e por que seu varejo deveria se preocupar?
O que é Business Intelligence e por que seu varejo deveria se preocupar

Já ouviu falar no termo Business Intelligence? Ele vem para transformar tudo o que nós sabemos sobre os negócios e as maneiras como as organizações organizam seus processos.

Hoje eu vou explicar para você o que é o BI, como ele surgiu e quais são as suas implicações para todas as empresas. Inclusive o varejo.

Então, vem comigo. Pois este é um daqueles artigos que vai falar sobre temas importantes, não só para este ano, mas para os anos que vêm pela frente.

Dá uma olhada!

Você sabe o que é Marketing Emocional no varejo? Vou explicar

Como funciona o Business Intelligence?

O termo Business Intelligence pode ser traduzido como “Inteligência de Negócio”. 

Ele tem como objetivo transformar os diversos dados e informações coletados pela empresa que podem gerar indicadores e insights para o desenvolvimento do negócio. Para tanto, ele é estruturado em diferentes etapas. Veja:

  • coleta de dados: essa fase determina os tipos de informações que são úteis conforme os objetivos;
  • organização: também é feita a organização dos dados para auxiliar na análise que será feita, além de uma limpeza na base para evitar informações irrelevantes ou incorretas;
  • análise de dados: é preciso definir as métricas que serão utilizadas para interpretar as informações, gerando relatórios;
  • apresentação dos dados: os relatórios gerados são apresentados aos responsáveis para que seja possível avaliar os resultados;
  • tomada de ação: é preciso fazer um planejamento das ações que serão adotadas e implementá-las;
  • monitoramento de resultados: por fim, os resultados devem ser acompanhados frequentemente para permitir adequações.

Leia também: O que é Digital Storytelling para varejo e como usar?

Business Intelligence é o mesmo que Inteligência de Dados?
Veja as três principais diferenças entre eles:

Qualidade dos dados

Qualquer análise de dados será tão boa quanto a qualidade dos dados que você utilizar. O BI fornece uma visão única da verdade, enquanto a ciência de dados oferece muito mais precisão, nível de confiança e probabilidades com suas descobertas.

Fontes de dados

Devido à sua natureza estática, as fontes de dados de BI tendem a ser previamente planejadas. A ciência de dados oferece uma abordagem muito mais flexível. Isso significa que as fontes de dados podem ser adicionadas ao longo do caminho, conforme necessário.

Transformação

A maneira pela qual os dados representam um diferencial competitivo também é fundamental. O Business Intelligence ajuda a responder perguntas que você conhece e, portanto, é capaz de elaborar.

A ciência de dados ajuda a descobrir novas perguntas devido à forma pela qual incentiva as empresas a aplicarem os conhecimentos sobre novos dados.

O que é Business Intelligence e por que seu varejo deveria se preocupar
O que é Business Intelligence e por que seu varejo deveria se preocupar

Saiba mais: O que é Rollout e por que você está perdendo $ com projetos?

O que faz do BI algo importante para as empresas?

O business intelligence pode ajudar as empresas a tomar melhores decisões, pois apresenta dados atuais e históricos no contexto dos negócios.

Os analistas podem usar o BI para oferecer benchmarks de desempenho e concorrência a fim de ajudar a organização a operar de forma mais suave e eficiente.

Os analistas também podem identificar tendências de mercado com mais facilidade para aumentar as vendas ou os lucros.

Quando usados da forma adequada, os dados corretos podem contribuir para diversas áreas, desde a conformidade até o recrutamento de pessoal.

Alguns exemplos de como o business intelligence pode ajudar as empresas a tomar melhores decisões impulsionadas por dados:

  • Identificando formas de aumentar os lucros
  • Analisando o comportamento dos clientes
  • Comparando dados com a concorrência
  • Acompanhando o desempenho
  • Otimizando as operações
  • Prevendo o sucesso
  • Identificando tendências de mercado
  • Descobrindo erros ou problemas

Prontinho. Este foi meu artigo sobre Business Intelligence nas empresas.

Gostou do conteúdo? Então, continue acompanhando o Blog. Estou sempre trazendo dicas, notícias e novidades sobre o universo das marcas fortes.


Agradeço a leitura e até a próxima! 

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A Romero Lab

A designer fundadora e diretora criativa da RomeroLab, Tatiana Romero, iniciou seu trabalho de design estratégico para ambientes comerciais em 2005. De lá para cá foram centenas de marcas transformadas pelo design, e mais de 5000 projetos de pequenos, médios e grandes formatos feitos em todo o país.

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