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O que é design? O que é produto? O que é conteúdo?

Home - Empreendedorismo no Varejo - O que é design? O que é produto? O que é conteúdo?
O que é design O que é produto O que é conteúdo

“Você precisa ter uma boa estratégia de conteúdo, para atrair as pessoas ao seu ótimo produto que deve ser vendido em uma loja com design perfeito.” Quantas vezes você já ouviu isso? Já parou para pensar no que ela significa? Afinal, o que é produto? O que é Design? O que é conteúdo?

Pense bem, hoje em dia todo mundo sabe que é preciso criar conteúdo, mas como fazer isso? Dizem que é necessário ter um ótimo design, do site, da embalagem, da loja, do produto, das postagens, mas o que é design? O que seria o Produto, até?

Entender essas respostas é fundamental para o crescimento de qualquer empreendimento. Por isso, vamos conversar.

Leia também: O que é Digital Storytelling para varejo e como usar?

O que é Design? 

Ficando na parte prática e superficial da resposta, posso dizer que Design é a capacidade humana de interpretar elementos conforme as suas características estéticas.

Por exemplo, quando você olha para uma árvore você vê um design característico desse elemento. E se você olhar para certos tipos de árvores e olhar para as veias do nosso corpo, notará que elas se desenvolvem com designs semelhantes.

Então, algo que tem design não é necessariamente algo belo. Pois essa beleza dependerá também de inúmeros conceitos sociais e de cultura. O design é a leitura que o cérebro faz dos elementos. 

Você sabe o que é Marketing Emocional no varejo? Vou explicar

Como usar o Design?

Se o design é a interpretação, então é possível moldar as formas para conseguir as interpretações desejadas.

Ou seja, um designer pode usar o que ele sabe sobre a mente humana e criar produtos que sejam esteticamente agradáveis. Ao mesmo tempo que são úteis e práticos. 

Portando, quando algo tem um design que te atraí, isso não significa que esse algo é “mais bonito”, ele apenas está moldado de maneira a ser atraente para um nicho de pessoas das quais você faz parte. 

Agora que falamos sobre o design, é importante conceituar o que é um produto.

O que é Produto?

Design pode ser uma interpretação, subjetiva. Onde o belo e o feio dependem de cada cultura. Já o produto não tem dessa. Todo produto precisa ser uma solução.

É simples assim: todo produto precisa resolver um problema, uma dor, uma questão.

Se não resolve nada, não é produto. Portanto, sempre que pensar em produto pense em: solução. 

Você vai entender onde estou querendo ir no final do próximo tópico. Vem comigo.

Saiba mais: O que é Rollout e por que você está perdendo $ com projetos?

O que é conteúdo?

Agora chegamos ao ponto que você precisa entender. Conteúdo é oferecer o seu produto em diversos designs diferentes para atrair a atenção do consumidor.

Ou seja, todo conteúdo está voltado para a sua marca, para o que você vende, só que cada conteúdo tem um design específico para atender as demandas dos clientes.


Pode ser um design de postagem de blog, um vídeo, um carrossel, um podcast, etc. O formato não importa.

Todo conteúdo é o seu produto em um design que agrada ao cliente. E se é produto, tem que resolver uma dor. Afinal, todo produto resolve uma dor, lembra?

Então, leia bem TODO CONTEÚDO PRECISA RESOLVER UMA DOR. Pois todo conteúdo também é o seu produto.

Romero Lab te explica: o que são espaços instagramáveis?

O que é design O que é produto O que é conteúdo
O que é design O que é produto O que é conteúdo

E por que estamos falando isso sobre design, produto e conteúdo?

Por que nos últimos anos houve um boom de marcas entrando nas redes sociais e fazendo um esforço homérico para conseguir seguidores. Sempre postando “conteúdos” que não têm qualquer qualidade, apenas apelo para o público.


E aí vem um ponto importante, se não resolve uma dor, não é conteúdo. Se não é conteúdo, uma hora o castelo cai.


Diversas empresas também foram à falência, pois, apesar dos ótimos números nas redes sociais, as vendas seguiam fracas.


Ou seja, o que eu quero que você tire de tudo isso é apenas uma coisa.


Sempre que for postar algo, produzir algo ou investir em design para a sua loja, e os seus produtos, pense: eu estou resolvendo uma dor com isso?

Espero que este artigo seja um norte para você direcionar as suas estratégias de conteúdo.

Agradeço a sua leitura e deixo o convite para que você continue acompanhando o Blog.

Até mais 🙂 

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Post Ant.Dicas de Posicionamento para fidelizar seu público!
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A Romero Lab

A designer fundadora e diretora criativa da RomeroLab, Tatiana Romero, iniciou seu trabalho de design estratégico para ambientes comerciais em 2005. De lá para cá foram centenas de marcas transformadas pelo design, e mais de 5000 projetos de pequenos, médios e grandes formatos feitos em todo o país.

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