fbpx
(11) 3181-0087
  • Home
  • Clientes
  • Blog
  • Contato
Logo
  • Estratégia
    • Design Estratégico
    • Modelo de Negócio
    • Design de Serviço
    • Posicionamento de Marca
  • Design
    • Identidade de Marca
    • Retail Design
    • Design Store
    • Comunicação Visual
    • Visual Merchandising
  • Implementação
    • Projeto Arquitetônico
    • Projetos Complementares
    • Gestão de Projetos
    • Documentação
    • Obras e Reformas
    • Rollout
  • Te Ajudamos
    • Planejar
    • Atrair e Fidelizar
    • Inovar
    • Expandir
    • Reposicionar
  • Segmentos
    • Franquias
    • Clínicas
    • Academias
    • Restaurantes
    • Lojas
  • Palestra
  • Cases
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Diferenciais
Logo
  • Estratégia
    • Design Estratégico
    • Modelo de Negócio
    • Design de Serviço
    • Posicionamento de Marca
  • Design
    • Identidade de Marca
    • Retail Design
    • Design Store
    • Comunicação Visual
    • Visual Merchandising
  • Implementação
    • Projeto Arquitetônico
    • Projetos Complementares
    • Gestão de Projetos
    • Documentação
    • Obras e Reformas
    • Rollout
  • Te Ajudamos
    • Planejar
    • Atrair e Fidelizar
    • Inovar
    • Expandir
    • Reposicionar
  • Segmentos
    • Franquias
    • Clínicas
    • Academias
    • Restaurantes
    • Lojas
  • Palestra
  • Cases
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Diferenciais
Logo
  • Estratégia
    • Design Estratégico
    • Modelo de Negócio
    • Design de Serviço
    • Posicionamento de Marca
  • Design
    • Identidade de Marca
    • Retail Design
    • Design Store
    • Comunicação Visual
    • Visual Merchandising
  • Implementação
    • Projeto Arquitetônico
    • Projetos Complementares
    • Gestão de Projetos
    • Documentação
    • Obras e Reformas
    • Rollout
  • Te Ajudamos
    • Planejar
    • Atrair e Fidelizar
    • Inovar
    • Expandir
    • Reposicionar
  • Segmentos
    • Franquias
    • Clínicas
    • Academias
    • Restaurantes
    • Lojas
  • Palestra
  • Cases
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Diferenciais

O que é XR e como essa novidade está transformando as empresas

Home - Empreendedorismo no Varejo - O que é XR e como essa novidade está transformando as empresas

Com o crescimento das estratégias de Realidade Aumentada (AR), da Realidade Virtual (VR), da mistura dos elementos virtuais (MR) surgiu um conceito inteiramente novo e inovador, que veio para romper as barreias, chamado de XR, ou Extended Reality.

O XR é o termo que se refere para todas as combinações possíveis entre os ambientes real-virtual, mas também ambientes de virtual-virtual e até as interações entre computadores e seres humanos.

Se estiver falando de realidade aumentada, relação homem máquina, relação máquina-máquina, machine learning, inteligências artificiais, projetos de estruturação, desenvolvimento de soluções homem-máquina. Então estará falando de XR.

Mas o que essa novidade, o que esse novo conceito, traz de inovador para o universo das marcas? E como isso pode se tornar uma ferramenta poderosa nas mãos do varejo? É exatamente sobre essas questões que nós conversaremos hoje.

Fique confortável e aproveite a leitura!

Veja também: Experiência criativa do consumidor em 8 lições: CX na prática

O que é XR, há um dono no XR?

XR é um conceito apresentado pela equipe do ISOBAR, mas por se tratar de um termo guarda-chuva, ou seja, referente às diversas transformações do mercado, não podemos dizer que haja um dono em si do conceito.

XR é algo próximo ao mundo VUCA, em outras palavras, uma pequena junção de termos que pretende explicar de forma concisa diversas transformações modernas.

Assim como o sociólogo Baumann encapsulou diversas das suas lições na expressão “modernismo líquido”, o XR traz a visão que que as barreiras entre o real e o virtual já não existem mais.

O real é virtual e o virtual é real. Ou melhor, tudo é sensorial, tudo é comunicação, tudo é contato e tudo faz parte do XR.

Sabia mais: 5 transformações das marcas para os novos tempos

XR então é a Realidade Aumentada?

Realidade Aumentada é o uso de dispositivos para uma representação da realidade. Em termos práticos ela funciona assim: você aponta o seu smartphone munido de um aplicativo de Realidade Aumentada para a etiqueta de um produto e recebe na tela do celular todas as informações referentes aquela compra.

Com a realidade aumentada também é possível abrir “Portas” para universos unicamente digitais. Imagine entrar por uma porta e ter acesso ao Louvre, por exemplo, utilizando telas e recursos de RA.

Mas XR não é apenas Realidade Aumentada, ele tem elementos dela, mas é muito mais.

XR também é Realidade Virtual

A Realidade Virtual funciona com o uso de óculos VR, eles seriam os celulares utilizados na realidade aumentada, mas estão “presos” diretamente nos olhos dos usuários. Com a Realidade Virtual o usuário pode navegar pelos universos digitais sem a necessidade de grandes monitores (que seriam essenciais na Realidade Aumentada).

O XR tem a Realidade Virtual embutida.

Veja também como a crise irá influenciar outras áreas: Qual é o futuro da Moda?

XR é a Realidade Estendida

XR vem do inglês Extended Reality, a realidade estendida, a última barreira de conexão entre os “dois mundos”. E aqui cabe uma observação. O que é o “mundo real” para você?

Pois, vamos avaliar os últimos acontecimentos.

Se uma empresa opera unicamente por sites na internet, mas é capaz de vender, converter, influenciar e transformar vidas, resolvendo problemas, então essa empresa é real ou ficcional.

E veja bem, não estou falando aqui de produtos físicos, por exemplo uma loja do e-commerce, que opera na internet, mas vende sapatos reais. Estou falando de produtos que também são consumidos unicamente em formas virtuais.

Uma empresa que faça o gerenciamento do TI remotamente é uma empresa real, ou uma agência de Marketing Digital que não tem produtos físicos. Mas ainda assim opera perfeitamente.

Leia em seguida: Você sabe o que é Humanidade Aumentada?

O XR, as novidades, o futuro e você

O XR será a nova tendência, ponto final. Ele traz as novidades de todas as grandes transformações dos últimos anos, somando todas as forças e garantindo que o atendimento das marcas seja, virtualmente, conectado em todas as pontas.

Haverá muito o que falar ainda sobre o XR e prometo para você que teremos uma série de publicações apresentando essa novidade incrível.

Quer conversar comigo sobre o futuro do varejo? Marque uma reunião comigo, ela pode ser tanto presencial, quanto por vídeo conferência.

Obrigada pela leitura e até a próxima publicação.

Compartilhe:

Post Ant.Como colocar o cliente em contexto: CX na prática
Próx. PostHumanização das métricas: KPI’s são pessoas, mas as marcas se esquecem disso

Comente! Cancel Reply

A Romero Lab

A designer fundadora e diretora criativa da RomeroLab, Tatiana Romero, iniciou seu trabalho de design estratégico para ambientes comerciais em 2005. De lá para cá foram centenas de marcas transformadas pelo design, e mais de 5000 projetos de pequenos, médios e grandes formatos feitos em todo o país.

Categorias

  • Crescimento no varejo (269)
  • Empreendedorismo no Varejo (354)
  • RomeroLab (262)
  • Uncategorized (3)

Recentes

  • Empreendedorismo no Varejo

    5 Dicas fantásticas de Merchandising no ponto de venda

    • dez 09, 2021
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    Como diversificar seu mix de produtos para este inverno!

    • jun 24, 2022
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    5 estratégias de design para o inverno no varejo

    • jun 23, 2022
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    É hora de fechar vendas, veja estratégias certeiras

    • jun 20, 2022
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    Como aumentar os resultados do seu funil de vendas

    • jun 16, 2022
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    Como impulsionar o cliente durante a jornada de compras

    • jun 15, 2022
    • 0 Comment

Conheça nosso trabalho

  • Estratgia
  • Design
  • Implementaço
Design de Varejo
  • Rua dos Pinheiros, 498, Cj. 42 – Pinheiros CEP 05422-902 – São Paulo-SP
  • (11) 3181-0087
  • atendimento@romerolab.com.br

Estratégia

  • Design Estratégico
  • Modelo de Negócio
  • Design de Serviço
  • Posicionamento de Marca

Design

  • Identidade de Marca
  • Retail Design
  • Design Store
  • Comunicação Visual
  • Visual Merchandising

Implementação

  • Projeto Arquitetônico
  • Projetos Complementares
  • Gestão de Projetos
  • Documentação
  • Obras e Reformas
  • Rollout

Contato | Agendar Reunião | Cadastrar Fornecedor | Trabalhar Conosco

© 2018 Todos os direitos reservados.

criação de sites