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O que faz um promotor de vendas?

Home - Crescimento no varejo - O que faz um promotor de vendas?
O que faz um promotor de vendas

Quem é e o que faz um promotor de vendas? Será que essa figura é importante para o desenvolvimento da sua marca? Como garantir que o investimento em um promotor de vendas dê resultado? Ah, quantas dúvidas.

Hoje nós vamos conversar sobre esse personagem que muitas vezes passa despercebido. Vamos explicar o que faz um promotor de vendas e tirar todas as dúvidas em relação a importância para a sua marca.

Assim você será capaz de avaliar se a sua empresa precisa de um promotor de vendas.

O que faz um promotor de vendas? O conceito

Então vamos começar pelo mais simples, falando do conceito de um promotor de vendas.

Em resumo, um promotor de vendas é um defensor da sua marca lá no PDV (ponto de venda), você certamente já deve ter visto alguns deles, mesmo que nunca tenha reparado.

Sabe a moça dentro do supermercado oferecendo degustação de um produto? Ou a pessoa que organiza as prateleiras de uma maneira especial para uma marca de chocolates? Pois eles dois são promotores de venda.

Parte das tarefas de um promotor de vendas é justamente essa, melhorar a interação entre o cliente e a empresa. Ou seja, ele é um representante da marca lá no ponto de venda.

Quais são as atribuições de um promotor de vendas?

Engana-se quem pensa que o promotor de vendas está lá apenas para oferecer degustação ou organizar prateleiras. As atribuições da função vão muito além disso.

Faz parte da rotina do promotor de vendas analisar e reportar a rotina da marca dentro do PDV. Vamos explicar:

O promotor de vendas são os olhos e os ouvidos da marca no PDV. Sendo assim, ele pode identificar problemas, sugerir soluções e avaliar o comportamento do consumidor.

O que faz um promotor de vendas com o vendedor?

O que faz um promotor de vendas quando ele não está analisando os clientes? Ele vai negociar com os vendedores.

Os promotores de venda também conquistam espaço de destaque dentro do PDV (espaços extras em prateleiras, um foco de luz acentuado, etc.) Então, ele negocia diretamente com os responsáveis pela revenda do seu produto.

Como o promotor de vendas negocia com o vendedor?

Evidentemente que o promotor de vendas não vai ficar apenas dando ordens ou pedindo favores dentro do vendedor, ele terá que colocar a mão na massa também.

Então, entre as funções dos promotores de venda está a ajuda e a organização do estoque. Afinal de contas, o vendedor vai dar destaque aos produtos que tornarem a vida dele (vendedor) mais fácil.

Quem é esse braço que ajuda a vida do vendedor? O do promotor de vendas. Ou seja, essa figura não melhora apenas a imagem da marca em relação aos clientes, ela melhora também em relação aos revendedores.

O que não faz um promotor de vendas?

Contudo, é importante salientar algumas confusões que acabam acontecendo no cotidiano dos promotores de vendas.

Um promotor de vendas não trabalha para o revendedor.

Acontece que na busca por melhores posições para a marca, pode acontecer do vendedor pedir ao promotor de vendas que faça tarefas particulares: como limpar um setor ou organizar as prateleiras de outra marca.

Vale o promotor de vendas ter jogo de cintura e muita dedicação para controlar os vendedores mais abusados. Em último caso, cabe a você oficializar que o seu promotor de vendas só pode ocupar-se com assuntos relacionados a sua marca.

Como saber se a minha empresa precisa de um promotor de vendas?

Se a sua empresa comercializa os produtos por meio de revendas, como para supermercados ou lojas de departamento, por exemplo, esse profissional será de extrema utilidade.

Isso acontece, como já mencionamos, pois, o promotor de vendas será um defensor constante da sua marca dentro do vendedor, ali colado com o ponto de venda. Quer vantagem maior do que essa?

A experiência da venda

Outra característica importante dessa figura. O que faz um promotor de vendas? Faz a sua marca ter um rosto.

Pois saiba que muitos clientes preferem adquirir os produtos ofertados por um promotor de vendas justamente por essa proximidade com alguém.

Enquanto as outras marcas ficam lá frias na prateleira, a marca representada por um promotor terá um rosto e uma voz, uma pessoa, e isso faz toda a diferença.

Agora que você já sabe quem é o promotor de vendas e quais são as suas atribuições principais, pode concluir se ele é importante para a sua marca ou não.

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Ficou com dúvidas ou gostaria de saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco, estamos disponíveis para trocar experiências.

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A Romero Lab

A designer fundadora e diretora criativa da RomeroLab, Tatiana Romero, iniciou seu trabalho de design estratégico para ambientes comerciais em 2005. De lá para cá foram centenas de marcas transformadas pelo design, e mais de 5000 projetos de pequenos, médios e grandes formatos feitos em todo o país.

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