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Por que os clientes estão tão inconformados? Veja como aumentar a satisfação dos consumidores

Home - Crescimento no varejo - Por que os clientes estão tão inconformados? Veja como aumentar a satisfação dos consumidores
Por que os clientes estão tão inconformados Veja como aumentar a satisfação dos consumidores

Hoje eu quero falar com você porque os clientes estão tão inconformados hoje em dia. E quais são as estratégias para aumentar o índice de satisfação deste consumidor.

Será um daqueles artigos com dicas práticas. Estratégias para colocar na sua loja hoje mesmo. Nada de apenas teorias ou divagações.

Tudo para garantir que o nível de satisfação dos seus consumidores esteja cada vez melhor. 

Então, vem ver de perto por qual razão os clientes estão tão inconformados.

Leia também: Saiba tudo sobre Estoque Mínimo e Máximo: conceitos fundamentais para o lojistas

O que é Net Promoter Score (NPS) e por que usar?

A pesquisa de Net Promoter Score é uma metodologia tradicional para medir a satisfação dos clientes com uma marca.

Em mercados cada vez mais competitivos, é muito importante acompanhar a satisfação e a lealdade dos seus clientes para não perder nenhuma oportunidade.

Você pode fazer uma pesquisa de Net Promoter Score em diferentes momentos da jornada do consumidor.

Assim, você pode avaliar a experiência do cliente em diferentes pontos de contato, e também de forma geral. (fonte)

Mais ainda sobre varejo: Truques de Branding para usar no seu varejo

Dica importante: tenha variados canais de atendimento

A diversidade de canais de atendimento é uma qualidade muito exaltada pelos clientes atuais. No mundo corrido de hoje em dia, é difícil que alguém tenha tempo de ir pessoalmente a um estabelecimento comercial para comprar qualquer produto que seja.

Por isso, a comodidade do atendimento a distância vem sendo tão valorizada.

O varejo vem demonstrando uma evolução muito grande e, atualmente, já é possível até mesmo pedir refeições por meio de aplicativos de celular. Portanto, sua empresa precisa estar antenada a essas mudanças para oferecer diferenciais competitivos para o cliente.

Além dos Apps, você precisa criar alternativas de atendimento telefônico, como site ou redes sociais, entre outros.

É importante lembrar  de dois pontos quando o assunto são canais de atendimento:

Os clientes possuem diversos perfis, logo alguns preferem se comunicar por chat e outros por telefone, esteja preparado para atender a todos os perfis.

Se o seu negócio atua com serviços onde o diferencial é a qualidade do suporte prestado e a entrega do serviço a atenção com esses fatores é ainda maior pois ele precisa estar presente não só na execução do serviço, mas em tudo que engloba a sua empresa, como os contatos feitos através dos canais de atendimento. (fonte)

Veja mais: Modelo de Funil de compras para lojas do varejo

Use os indicadores-chave para aumentar a satisfação do cliente

O que deixa um cliente satisfeito com o atendimento que recebe?

Para cada negócio, existe uma maneira ideal para se medir a satisfação e sua missão é descobrir esses fatores.

No entanto, como padrão, você pode usar alguns indicadores-chave que nós já sabemos que impactam diretamente no índice de satisfação do cliente – vamos falar de um jeito de calcular esse número com mais precisão.

Estes indicadores não vão te levar a um cálculo exato, mas vão te dar uma boa ideia do que pode ser melhorado e feito para aumentar a satisfação do cliente.

Esforço do Consumidor

Reduza o esforço do consumidor em suas demandas. O SAC é visto como um mar de problemas e, quanto menos ele se esforçar para resolver estes problemas, mais vai se sentir satisfeito.

Diminua o tempo de espera

Esperar para ter uma resposta ou a resolução de um problema é, de fato, um grande esforço. O consumidor já não gostaria de estar entrando em contato com uma central de relacionamento. Imagina ficar esperando?

Quanto menos tempo esperando, menos esforço e um ligeiro incremento nos índices de satisfação.

Dicas incríveis sobre varejo: Veja como Big Data está transformando o varejo moderno

Resolução no primeiro contato (First-call-resolution)

Este é um indicador fundamental para o cálculo da satisfação do cliente. Busque resolver as solicitações no primeiro contato, sejam elas quais forem.

Considerando que esforço é uma grande barreira para o novo consumidor, resolver suas solicitações no primeiro contato é de grande ajuda para reduzir o esforço, aumentando, consequentemente, a satisfação. (fonte)

Por que os clientes estão tão inconformados Veja como aumentar a satisfação dos consumidores

Use o método NPS 

Adicione à sua pesquisa de satisfação uma pesquisa de recomendação, aplicando este método. NPS, ou Net Promoter Score, é o nome de uma métrica usada para medir a lealdade dos clientes com as empresas. 

O método é simples, extremamente eficaz e gira em torno de uma pergunta: em uma escala de 0 a 10, você indicaria essa empresa para um familiar ou amigo? Se quiser ouvir mais sobre o que o cliente tem a dizer, deixe um campo para ele adicionar comentários.

Com as respostas em mãos, você vai dividir o resultado desta forma: os clientes que deram notas entre 9 e 10 serão classificados como promotores, notas entre 7 e 8 são neutros e abaixo de 6 são os detratores.

Os clientes promotores são aqueles que estão felizes com o serviço e vão ajudar no crescimento e na promoção da sua marca.

Os neutros estão satisfeitos, mas não são leais ao seu serviço e podem mudar caso tenham uma melhor oferta. Já os detratores estão totalmente insatisfeitos.

Saiba mais: 9 Dicas para melhorar os seus feedbacks e engajar os seus colaboradores

Calcule as porcentagens dos promotores e dos detratores sobre o total de respostas. O NPS será a subtração da porcentagem dos detratores da porcentagem dos promotores. Ou seja: NPS = % dos promotores – % dos detratores.

Se a pontuação final ficou entre 75 e 100, você está na zona de excelência e seu cliente é fiel e tem uma visão positiva sobre o seu trabalho. Uma pontuação entre 50 e 74 significa qualidade, ou seja, o cliente está satisfeito, mas vê pontos a melhorar.

Quando o serviço alcança uma pontuação entre 0 e 49, você está em uma zona de aperfeiçoamento. O cliente quer ajustes significativos no seu trabalho.

Leia também: Como usar o Copywriting no Visual Merchandising da sua loja

Caso a pontuação fique entre -100 e -1, você está na zona crítica. É preciso rever rapidamente sua estratégia, pois o cliente está altamente frustrado. (fonte)

Essas foram as estratégias para você compreender por qual razão o cliente está tão inconformado e o que fazer para mudar essa realidade no seu varejo.

Espero que o artigo de hoje tenha dado ótimas dicas de como melhorar os resultados da sua empresa.

Quer mais conteúdos como este? Então continue acompanhando o Blog. Estou sempre trazendo conselhos, dicas e segredos sobre o universo do empreendedorismo.

Agradeço a leitura e até a próxima!

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Post Ant.Clientes modernos? Como esse cliente se comporta?
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A Romero Lab

A designer fundadora e diretora criativa da RomeroLab, Tatiana Romero, iniciou seu trabalho de design estratégico para ambientes comerciais em 2005. De lá para cá foram centenas de marcas transformadas pelo design, e mais de 5000 projetos de pequenos, médios e grandes formatos feitos em todo o país.

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