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Porque é tão difícil encontrar bons profissionais? Um artigo sincero sobre mercado 

Home - Crescimento no varejo - Porque é tão difícil encontrar bons profissionais? Um artigo sincero sobre mercado 
Porque é tão difícil encontrar bons profissionais Um artigo sincero sobre mercado 

Quero começar esse artigo falando sobre algo muito complexo: a dificuldade para encontrar bons profissionais no mercado.

E veja, eu não estou aqui defendendo uma postura que esteja jogando a culpa apenas nos candidatos às vagas de emprego. Já que a falta de qualificação é uma responsabilidade conjunta de diversos elementos da sociedade.

Mas, eu quero trazer o ponto para algo que muitas empresas vêm sofrendo, que é a dificuldade real de encontrar pessoas que estejam comprometidas com a empresa. O famoso “vestir a camisa”.

Vamos falar sobre isso?

Como atrair clientes e aumentar o fluxo da sua loja

O que é um bom profissional?

Um bom profissional não é aquele que fica até mais tarde, que deixa de lado compromissos particulares para dedicar horas extras à empresa. Um bom profissional não é aquele que se desgasta ou que fica até doente em nome do seu ambiente de trabalho.

Não é nada disso.

Entretanto, o bom profissional é aquele que se interessa pelos processos. Que entrega resultados. Que tenta pensar no conjunto todo, não apenas na sua função. 

Para ilustrar o que é um bom profissional existe a velha fábula dos três homens da plantação.

Segue assim: 

Imagine uma plantação onde trabalham três profissionais, um é responsável por abrir o buraco, o outro por colocar a semente, o terceiro por fechar o buraco.

Muito bem, até que um dia o homem que abre o buraco falta, então o responsável pela semente apenas joga sementes pelo chão, e o responsável por fechar o buraco não faz nada (já que não há buraco para ser fechado).

No dia seguinte o homem que coloca as sementes falta, mas o responsável por abrir buracos é um bom profissional, então ele divide o tempo, abre apenas metade dos buracos, mas usa o tempo restante para colocar sementes.

O responsável por fechar os buracos trabalha apenas meio dia, fechando os buracos com sementes. Descansa o resto.

Como fazer uma boa comunicação visual para sua loja física

No final do ano um dos colaboradores será promovido

Olhando para a fábula dos plantadores de sementes, qual deles você acredita que vai receber uma promoção no final do ano? Se você respondeu “o que abre buracos”, acertou.

Pois, esse é o único que mostrou uma visão 360º sobre a empresa.

E é isso que nós podemos definir como um bom profissional.

Deve-se entender o que está fazendo, até para propor novas ideias

Um bom profissional é aquele que sabe o que está fazendo, e por que está fazendo o que está fazendo.

Segundo estudos de Motivação no Ambiente de Trabalho. Entender o seu propósito dentro de uma empresa traz:

  • Melhoras significativas na felicidade
  • Aumento da produtividade

5 vantagens que os pequenos empreendedores têm sobre os grandes

Porque é tão difícil encontrar bons profissionais Um artigo sincero sobre mercado 

A importância do networking

Oriunda do inglês, a palavra networking indica a capacidade de estabelecer uma conexão com outras pessoas, ou seja, uma rede de contatos.

Essa relação não precisa ser estritamente no ambiente profissional, ela pode indicar uma partilha de qualquer serviço e informações entre indivíduos com interesses em comum.

No ambiente de trabalho, além de ser fundamental para conseguir uma vaga de estágio ou emprego, construir um bom networking é importante também para as relações sociais.

Muitas vezes, durante a busca por uma oportunidade profissional pode surgir uma amizade duradoura e até mesmo um auxílio para outras áreas.

Não são raros os casos de sócios de empresas e startups que se conheceram por meio de uma rede de contatos em mídias sociais ou durante a graduação, por exemplo.

Conhecer e se identificar com a cultura da marca faz diferença?

A resposta a essa pergunta é: sim, faz toda a diferença!

Muitos empresários e administradores julgam essencial que o funcionário compartilhe dos valores da marca e daquilo que ela quer passar junto ao seu público.

Podemos citar como exemplo uma empresa que tenha compromisso com questões ligadas ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável.

Desse modo, um profissional que se identifique com essas questões terá melhores condições de exercer um bom trabalho.

Outro ponto determinante está exatamente nas estratégias de marketing.

Um empreendimento pode querer passar um tipo de imagem e conceito, mas se o candidato à vaga não compartilhar dessa ideia, ele terá dificuldades de se encaixar na equipe e no que ela busca como resultado final.

Gostou das dicas de hoje? Então continue acompanhando o Blog. Estou sempre trazendo dicas, notícias e novidades sobre o universo do varejo. 

 

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A Romero Lab

A designer fundadora e diretora criativa da RomeroLab, Tatiana Romero, iniciou seu trabalho de design estratégico para ambientes comerciais em 2005. De lá para cá foram centenas de marcas transformadas pelo design, e mais de 5000 projetos de pequenos, médios e grandes formatos feitos em todo o país.

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