fbpx
(11) 3181-0087
  • Home
  • Clientes
  • Blog
  • Contato
Logo
  • Estratégia
    • Design Estratégico
    • Modelo de Negócio
    • Design de Serviço
    • Posicionamento de Marca
  • Design
    • Identidade de Marca
    • Retail Design
    • Design Store
    • Comunicação Visual
    • Visual Merchandising
  • Implementação
    • Projeto Arquitetônico
    • Projetos Complementares
    • Gestão de Projetos
    • Documentação
    • Obras e Reformas
    • Rollout
  • Te Ajudamos
    • Planejar
    • Atrair e Fidelizar
    • Inovar
    • Expandir
    • Reposicionar
  • Segmentos
    • Franquias
    • Clínicas
    • Academias
    • Restaurantes
    • Lojas
  • Palestra
  • Cases
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Diferenciais
Logo
  • Estratégia
    • Design Estratégico
    • Modelo de Negócio
    • Design de Serviço
    • Posicionamento de Marca
  • Design
    • Identidade de Marca
    • Retail Design
    • Design Store
    • Comunicação Visual
    • Visual Merchandising
  • Implementação
    • Projeto Arquitetônico
    • Projetos Complementares
    • Gestão de Projetos
    • Documentação
    • Obras e Reformas
    • Rollout
  • Te Ajudamos
    • Planejar
    • Atrair e Fidelizar
    • Inovar
    • Expandir
    • Reposicionar
  • Segmentos
    • Franquias
    • Clínicas
    • Academias
    • Restaurantes
    • Lojas
  • Palestra
  • Cases
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Diferenciais
Logo
  • Estratégia
    • Design Estratégico
    • Modelo de Negócio
    • Design de Serviço
    • Posicionamento de Marca
  • Design
    • Identidade de Marca
    • Retail Design
    • Design Store
    • Comunicação Visual
    • Visual Merchandising
  • Implementação
    • Projeto Arquitetônico
    • Projetos Complementares
    • Gestão de Projetos
    • Documentação
    • Obras e Reformas
    • Rollout
  • Te Ajudamos
    • Planejar
    • Atrair e Fidelizar
    • Inovar
    • Expandir
    • Reposicionar
  • Segmentos
    • Franquias
    • Clínicas
    • Academias
    • Restaurantes
    • Lojas
  • Palestra
  • Cases
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Diferenciais

Precisa inovar seu varejo hoje? Então leia esse artigo

Home - Empreendedorismo no Varejo - Precisa inovar seu varejo hoje? Então leia esse artigo

Quer inovar no seu varejo? Veja como.

Comece pela abordagem

Ninguém gosta de atendimento ruim. A maneira como a sua loja aborda os consumidores é o que faz eles se tornarem clientes fiéis. Lembre-se que estamos na era da comunicação, seu cliente é uma influencia aos amigos, tanto para elogiar, quanto para criticar.

Inovar na abordagem irá trazer benefícios para a sua loja. Veja bem, estamos falando de coisas simples como:

  • Educação;
  • Empatia;
  • Respeito;

São todas questões imprescindíveis para o sucesso no varejo. A dica está em estudar e desenvolver diferentes (e modernas) técnicas de abordagem, depois implementá-las na sua loja.

Inspiração vinda de quem venceu: Sucesso depende de foco, diz fundador da Cacau Show

Saiba o que está vindo pela frente

Antecipe tendências. Busque referências, estude novas características de consumo. Leia muito, sobretudo conteúdo que trate da psicologia dos consumidores, converse com outros varejistas sobre o que pode estar vindo e sobre o que já não é tão interessante.

Enfim, interesse-se pelo assunto. A loja precisa ser um organismo vivo, algo que é alimentado constantemente com informações e conhecimento. Apenas abrir as portas e ficar atrás do balcão não faz de ninguém um varejista de sucesso. É preciso correr muito atrás da informação.

Invista nas novas tecnologias

A tecnologia é uma aliada do varejo, e tem mais, investir em avanços tecnológicos deixou de ser luxo, esse investimento, na verdade, é a diferença entre chegar lá e não chegar.

Um novo display, uma nova maneira de disponibilizar os produtos, um atendimento automatizado diferenciado, um totem em sua loja para autoatendimento, e pronto, a mágica acontece.

Dica extra: não fique esperando para que o mercado abrace essa ou aquela tecnologia, antes de testar em sua loja. Inicie você uma inovação. Seja a primeira loja a implementar a solução.

Apresentação é tudo: Dicas de como fazer uma vitrine atraente

Sempre, sempre, sempre, estude o mercado

Mais do que se informar, também é preciso ter conhecimento sobre o que será feito com a informação.

Estude o seu setor, faça uma análise cuidadosa da concorrência, descubra quase são as novas modalidades de consumo.

São lições de casa para todos que estão inseridos no mercado de varejo.

Tenha relevância para o cliente

Nós já demos essa dica em outros artigos, mas é sempre bom reforça-la. Os clientes desejam comprar de quem eles se identificam. Identificação é um passo além da confiança.

Antes, o cliente compraria tranquilamente de uma loja em que ele soubesse que o produto tem qualidade, hoje esse cliente também quer saber como a loja se apresenta.

Quais são as posturas da loja, as crenças da marca, quem a loja defende, no que a marca acredita. Passe essa confiança ao cliente por meio do produto de qualidade e passe essa relevância por meio do seu posicionamento de branding. Busque a relevância.

A alma da sua marca: O que é branding?

Invista em canais de contato

Otimizar a maneira como a loja se comunica com o cliente é uma ótima maneira de inovar seu varejo. Tenha em mente que o cliente é o objetivo máximo, portanto, ele quer atenção.

Essa atenção deve vir antes e depois da compra, uma vez que nós estamos falando sobre criar vínculos de confiança. E tem mais, abrir a comunicação dá espaço para que o cliente opine e o feedback é importante na evolução da sua loja.

Como entender a inovação no varejo e o novo consumidor

O consumidor tem uma perspectiva avançada sobre os valores morais, as ideologias e as causas que as empresas apoiam. Pois, esse consumidor se sente um financiador dessas ideias e ideologias (o que é verdade).

Uma jovem que seja contra a exploração animal não irá comprar roupas de lojas com couro genuíno. Quer ver um exemplo menos óbvio: conhecemos sorveterias que estão perdendo clientes pois o atendimento ríspido e impessoal não condiz com o clima colorido do ambiente.

O cliente entra esperando um certo mood e saí de lá com outra sensação.

Alinhar a expectativa do cliente com o tratamento recebido e o posicionamento da loja são formas de entender a inovação no varejo e garantir que esse novo consumidor seja sempre muito bem atendido.

Aplique o Omnichannel

Termo que trata da integração entre as lojas online e off-line. Perceba que para os clientes modernos não há mais diferenças entre os canais (loja física, site, aplicativos).

Esse cliente quer experiências consistentes, independentemente de onde ele entre em contato com a sua marca.

O crescimento do mobile proporcionou aos clientes o acesso aos produtos e as lojas concorrentes em qualquer momento. Ou seja, um cliente pode estar dentro da sua loja e pesquisar o preço da loja vizinha.

Se a sua marca não conseguir captar as especificidades do Omnichannel e usar com competência, estará perdendo oportunidades de conexão com os clientes. E no varejo moderno, conexão é tudo.

Para inovar no varejo siga o mantra: conexão é tudo

Inovar é buscar conexão, é encontrar o outro, é acessar o que o cliente mais deseja e compreender como fazer para tornar esse desejo algo real.

Uma marca que pretende inovar no varejo precisa, hoje mesmo, começar um trabalho sério de conexão com os seus clientes. Saber quem eles são, como eles se comportam, qual é a atuação deles dentro das redes sociais e qual é o comportamento deles nas lojas físicas.

Muitas pessoas pensam que o design e a arquitetura são disciplinas puramente estéticas, feitas para agradar ao olhar. Não é nada disso. O Design de interiores existe para pensar no homem ocupando o espaço físico e em como tornar esse espaço um local que transmita as sensações desejadas.

O mesmo vale para a arquitetura

Quer inovar no varejo, então coloque o design na sua lista

Tudo o que nós dissemos pode ser encapsulado nessa disciplina mágica do design, com ela é possível conectar-se com os clientes, trazer modernidade para a loja, aumentar a relevância da marca e ainda reforçar a comunicação com os consumidores.

Essa é a nossa última dica de hoje para você que deseja inovar no varejo, invista, também, no design.

Esperamos que essas dicas tenham sido úteis para você e para a sua loja. Ficou com dúvidas ou gostaria de saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco. Somos especialistas em design para varejo, para nós será um prazer conversar com você.

Compartilhe:

Post Ant.Como preparar seu varejo para 2020
Próx. PostFaça seu Planejamento Estratégico ainda em 2019

Comente! Cancel Reply

A Romero Lab

A designer fundadora e diretora criativa da RomeroLab, Tatiana Romero, iniciou seu trabalho de design estratégico para ambientes comerciais em 2005. De lá para cá foram centenas de marcas transformadas pelo design, e mais de 5000 projetos de pequenos, médios e grandes formatos feitos em todo o país.

Categorias

  • Crescimento no varejo (309)
  • Empreendedorismo no Varejo (483)
  • RomeroLab (302)
  • Uncategorized (3)

Recentes

  • Crescimento no varejoEmpreendedorismo no VarejoRomeroLab

    Manual Definitivo de Chat GPT para o Varejo

    • maio 26, 2023
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    Manual Completo sobre Iluminação para Varejo

    • maio 09, 2023
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    Uma Análise do Varejo nos últimos 10 anos e o que isso tem a ver com a sua marca

    • maio 04, 2023
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    Case Mantuê: Como o Design Estratégico pode transformar o seu negócio

    • abr 11, 2023
    • 0 Comment
  • Crescimento no varejoEmpreendedorismo no VarejoRomeroLab

    Como motivar os seus colaboradores durante essa Black Friday

    • nov 09, 2022
    • 0 Comment
  • Crescimento no varejoEmpreendedorismo no VarejoRomeroLab

    O Evento de varejo mais importante do Mundo: conheça a EuroShop

    • out 22, 2022
    • 0 Comment
  • Crescimento no varejoEmpreendedorismo no VarejoRomeroLab

    Gastar em Outubro ou esperar a Black Friday? O que os clientes estão pensando?

    • out 22, 2022
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    5 Dicas fantásticas de Merchandising no ponto de venda

    • dez 09, 2021
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    7 técnicas de exposição de produtos

    • out 16, 2023
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    O futuro do design e as inspirações dos últimos eventos!

    • set 06, 2023
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    HackTown 2023: um encontro de mentes brilhantes e ideias inovadoras

    • set 04, 2023
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    A Ascensão do ‘Shoppertainment’: Compras e Entretenimento em um só Lugar

    • ago 23, 2023
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    Transformando Clientes em Fãs: Estratégias para Construir uma Comunidade em Torno da Marca

    • ago 16, 2023
    • 0 Comment

Conheça nosso trabalho

  • Estratgia
  • Design
  • Implementaço
Design de Varejo
  • Rua dos Pinheiros, 498, Cj. 42 – Pinheiros CEP 05422-902 – São Paulo-SP
  • (11) 3181-0087
  • atendimento@romerolab.com.br

Estratégia

  • Design Estratégico
  • Modelo de Negócio
  • Design de Serviço
  • Posicionamento de Marca

Design

  • Identidade de Marca
  • Retail Design
  • Design Store
  • Comunicação Visual
  • Visual Merchandising

Implementação

  • Projeto Arquitetônico
  • Projetos Complementares
  • Gestão de Projetos
  • Documentação
  • Obras e Reformas
  • Rollout

Contato | Agendar Reunião | Cadastrar Fornecedor | Trabalhar Conosco

© 2018 Todos os direitos reservados.

criação de sites