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Que tal falarmos sobre Design Estratégico?

Home - Crescimento no varejo - Que tal falarmos sobre Design Estratégico?
Que tal falarmos sobre Design Estratégico

Se o preço for a única diferença entre a sua marca e a concorrência, então a sua empresa estará sempre presa na rodinha do hamster, correndo sem sair do lugar. O Design Estratégico surge como uma forma de criar soluções para diferenciar a sua marca de verdade. 

E agora nós vamos explicar como implementar na sua empresa. 

Comunique-se melhor: Como fazer um ótimo e-mail marketing

O que é Design Estratégico?

Design Estratégico é o trabalho de criação de uma marca, de um produto ou de um serviço.  Sempre focando na experiência do consumidor (UX). 

Sendo assim, se trata de um projeto de inovação, uma vez que cada solução terá características próprias.  Duas empresas do mesmo segmento podem investir em design estratégico, mas cada uma terá a sua própria maneira de implementar e obter resultados.

Então, o ele representa o estudo, a análise, o planejamento e a execução visual de todos os processos que serão utilizados na busca por uma solução. 

Sua melhor imagem: Como fazer ótimos vídeos institucionais

Por que justo o design? 

Muitos empreendedores me perguntam sobre a posição do design neste cenário. Por que chamamos de Design Estratégico e não de “Engenharia Estratégica” ou de “Contabilidade Estratégica”. Já que outras área parecem mais afeitas ao planejamento em suas atividades.

A verdade é que o designer é um estrategista – e sem trazer muito para o lado da minha formação, mas ele é um dos melhores estrategistas. Pois, considere o assunto: quais são os passos necessários para se criar uma solução?

Bem, há de enxergar o problema, constatar quais são as partes que podem ser aproveitadas ou não, elaborar uma solução, fazer testes, observar o resultado, fazer ajustes e colocar em prática novamente. 

Note que todo o processo exige um intelecto visual que atua junto com a inteligência operacional. E isso tudo é design.

O papel do design é: 

 

  • Enxergar aquilo que outro profissional teria dificuldade em ver
  • Explicar, de maneira visual e prática, as ideias e soluções elaboradas
  • Executar, de forma simples e direta, tudo o que foi visto e planejado.

 

Enxergar, explicar e executar. A tríade de ouro do bom designer. É por essa razão que nós chamados de Design Estratégico, não de Engenharia Estratégica – com todo o respeito aos nossos parceiros engenheiros. 

Veja também: Dicas incríveis para organizar a sua vitrine

Que tal falarmos sobre Design Estratégico

Por que investir em design estratégico?

O Design Estratégico traz inúmeros benefícios para a sua empresa. Os principais são: 

 

  • Estímulo à inovação
  • Colaboração entre as equipes
  • Gestão otimizada
  • Diferenciação
  • Relacionamento mais próximo

Mais dicas: Use os arquétipos para aumentar as suas conversões

Detalhamento do por que investir em design estratégico

Inovar faz parte do dia a dia de toda estratégia de design. Então, o estímulo surge quando diversos profissionais pensam juntos em soluções para um problema. O que nos leva à próxima vantagem: a colaboração. 

Nada surge no vácuo, muitas soluções só acontecem quando há um esforço genuíno dos profissionais em busca de um resultado. Sendo assim, existe aí uma colaboração intensificada.

Tudo isso facilita muito a vida dos gestores, pois o trabalho funciona de maneira orgânica e os processos são mais fáceis de acompanhar. 

Por fim, a empresa tem, resultados que a diferenciam da concorrência (esse é o papel do design estratégico, no fim do dia). E somando todos os fatores a empresa ganha um relacionamento muito mais próximo com os clientes.

Afinal, todas as soluções desenvolvidas são guiadas pela experiência do cliente (UX) 

Como implementar o design estratégico na sua empresa?

Vamos elaborar um passo a passo para você começar a trilha e implementar o design estratégico na sua empresa. Queremos reforçar que isso não é um processo fechado. Ou seja, há muita evolução aqui, após começar com esses itens básicos você poderá evoluir depois para outras soluções mais complexas. 

Vejamos as primeiras ações:

 

  • Entenda de verdade o seu consumidor
  • Crie protótipos
  • Realize feedbacks qualitativos
  • Foque no design thinking

 

Vamos conversar sobre cada item em detalhes também. 

Entenda de verdade o seu consumidor

Você realmente sabe o que o seu consumidor mais gosta na sua marca? Se é da embalagem, se são os sabores, se é o preço? Qual é o seu ponto forte e por qual razão este ponto se transforma em uma vantagem no mercado? 

Você precisa dessas respostas o mais rápido possível. Só assim será capaz de elaborar estratégias condizentes com a realidade da sua empresa. 

Crie protótipos

Todos nós temos ideias, poucos de nós criam alguma coisa palpável com elas. Então, é hora de você pegar todos os planos que estão na sua mente e transformar cada um deles em um protótipo.

Pense no protótipo como 20% do resultado final. Talvez até menos: 15%, 10%, 5%. 

Crie protótipos, ande 5% em direção ao objetivo que você tem na cabeça. Depois de caminhar este pequeno trecho você já será capaz de ter uma visão completamente diferente da que tinha antes de começar.

Seu objetivo é criar um Podcast para empresários? Então lance o primeiro episódio. Assim você já terá todas as ferramentas para saber onde melhorar, e até mesmo como melhorar. 

Realize feedbacks qualitativos 

Abra mão do “porque eu gosto mais assim” e inclua “porque desta maneira é mais eficaz”. Treine a sua capacidade para oferecer cada vez mais feedbacks qualitativos, e cada vez menos feedbacks focados em gostos ou impressões pessoais.

Nutra esse comportamento na sua equipe e em todos os profissionais. Em pouco tempo você terá uma empresa com cultura para design estratégico. 

Foque no Design Thinking

Nessa dica não tem segredo: você precisa pensar como designer. E aí temos duas dicas, ou você estuda design thinking, ao mesmo o rudimentar da teoria. Ou contrata uma empresa e fecha uma parceria com marcas que sejam especializadas em design thinking. 

Afinal de contas. Estamos falando de design estratégico, e para conseguir implementar as soluções com eficácia os profissionais envolvidos terão que ter a visão espacial e contextual por trás de toda solução.

Gostou da publicação de hoje? Eu adoraria falar  muito mais com você sobre design thinking. Então, marque uma reunião comigo, estou disponível para conversar e trocar experiências.

Agradeço a leitura e até a próxima.

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Post Ant.Lendas da Identidade de Marca e como resolvê-las
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A Romero Lab

A designer fundadora e diretora criativa da RomeroLab, Tatiana Romero, iniciou seu trabalho de design estratégico para ambientes comerciais em 2005. De lá para cá foram centenas de marcas transformadas pelo design, e mais de 5000 projetos de pequenos, médios e grandes formatos feitos em todo o país.

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