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SEO para Varejo: focar no algoritmo ou nos leitores?

Home - Empreendedorismo no Varejo - SEO para Varejo: focar no algoritmo ou nos leitores?
SEO para Varejo focar no algoritmo ou nos leitores

Como colocar a sua loja na primeira página do Google? Invista em SEO, certo? Ok, mas e quando você percebe que correr atrás do algoritmo está atrapalhando a sua marca? Quando essa pressão por ter que produzir acaba fazendo você gerar conteúdos rasos e irrelevantes?

Pois é, é sobre isso que eu quero conversar com você hoje.

Quero trazer um ponto interessante. Hoje vou mostrar para você o que é o SEO, o que são os algoritmos e quando você tem que deixar essas coisas de lado e focar no elemento mais importante: as pessoas.

Muito bem, vamos começar.

Como atrair clientes e aumentar o fluxo da sua loja

Como o SEO é utilizado para o varejo?

O SEO local pode aproximar os varejistas de seu público-alvo, criando uma conexão que influencia diretamente a decisão de compra.

O SEO local é uma série de estratégias de otimização de páginas da web que destacam um negócio nas pesquisas locais.

Assim, uma empresa local pode se tornar a primeira opção em sua região.

Para varejistas como você, o SEO local pode aumentar as vendas de produtos online e compras físicas em uma cidade, região ou até mesmo em um bairro específico.

Alguns exemplos de empresas que podem se beneficiar da otimização de seu site para um público local são:

  • Uma loja física que vende artigos de pesca em uma região onde tem um lago.
  • Um produtor de alimentos veganos congelados que entrega apenas para um pequeno conjunto de bairros.
  • Uma marca de e-commerce de moda que só entrega para uma cidade específica.

5 vantagens que os pequenos empreendedores têm sobre os grandes

O que são os algoritmos e como eles são utilizados?

Um algoritmo é uma sequência de raciocínios, instruções ou operações para alcançar um objetivo, sendo necessário que os passos sejam finitos e operados sistematicamente.

Um algoritmo, portanto, conta com a entrada (input) e saída (output) de informações mediadas pelas instruções.

Parece complexo? Calma, vamos simplificar

Alguns exemplos de algoritmos que podemos citar são: receitas culinárias, manual de instrução de aparelhos, funções matemáticas e até mesmo páginas da Web, como esta que você está lendo.

Pense na receita culinária, por exemplo.

Ela tem os ingredientes necessários (dados de entrada), passo a passo para realizar a receita (processamento ou instruções lógicas) e atinge um resultado (o prato finalizado). 

É fundamental compreender que o algoritmo se justifica no resultado que ele almeja alcançar, logo, deve ter um objetivo específico.

Uma sequência de instruções simples pode se tornar mais complexa conforme a necessidade de considerar outras situações.

Ele se expande

Dessa forma, o algoritmo vai crescendo e ficando mais complexo para englobar todos os cenários possíveis.

Quando um programa de computador trava, por exemplo, é porque ele está recebendo informações que não foram programadas para processar, ou seja, não foram considerados todos os cenários.

Como fazer uma boa comunicação visual para sua loja física

SEO para Varejo focar no algoritmo ou nos leitores

Como funcionam os algoritmos?

Também é relevante que a estrutura siga uma lógica sistemática. Por exemplo, se você está fazendo um bolo, mas “pula” a etapa de inserir farinha, no final, você não terá mais um bolo.

Com o código, é a mesma coisa, sendo necessário ler linha por linha para que ele atinja o objetivo final. As estruturas de um algoritmo são:

  • Variáveis: são as informações de entrada inseridas que determinam onde o algoritmo poderá ir. As mais comuns são texto, inteiro, lógico e real;

Comandos de repetição: consiste no uso de “se” e “enquanto”, para que o algoritmo saiba o que fazer quando determinados processos ocorrerem e o que fazer se eles mudarem.

Com essas duas estruturas, o algoritmo fica mais completo e capaz de englobar múltiplas situações para permitir que o resultado final seja alcançado.

Qual é a importância de usar o SEO?

A Pesquisa Anual de E-commerce, elaborada pelo SEMrush – uma das mais famosas ferramentas de gestão de SEO.

Rvela que em categorias como eletrônicos, saúde e alimentação, a busca orgânica representa a segunda maior fonte de tráfego, perdendo apenas para o acesso direto.

Portanto, é importante lembrar que o acesso direto está relacionado à percepção de marca. 

Além disso, a fidelização que ela pode gerar por meio de boas experiências de compra online depende de algumas regras aplicadas em SEO.

Resumo

Sendo assim, o SEO pode ser um dos pilares para a escalabilidade do negócio da maneira mais econômica possível.

Porém, em razão das flutuações diárias nas SERPs – Search Engine Results Page ou simplesmente páginas de resultados, os anúncios pagos por clique devem ser complementares, para que o site continue convertendo mesmo que perca posições no ranking.

Embora as estratégias de PPC – pagamento por clique sejam essenciais, uma marca bem posicionada organicamente consegue economizar em anúncios pagos, gerar mais credibilidade e atrair mais cliques.

Pronto, agora você já sabe o que são algoritmos e o que são as estratégias de SEO. Já é capaz de decidir quando aplicar essas estratégias e quando deixá-las de lado.

Gostou da publicação de hoje? Então, continue acompanhando o Blog. Estou sempre trazendo dicas, notícias e novidades sobre o universo do varejo.


Agradeço a leitura e até a próxima!

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A Romero Lab

A designer fundadora e diretora criativa da RomeroLab, Tatiana Romero, iniciou seu trabalho de design estratégico para ambientes comerciais em 2005. De lá para cá foram centenas de marcas transformadas pelo design, e mais de 5000 projetos de pequenos, médios e grandes formatos feitos em todo o país.

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