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Sucesso depende de foco, diz fundador da Cacau Show

Home - Crescimento no varejo - Sucesso depende de foco, diz fundador da Cacau Show

Alexandre Tadeu da Costa é o entrevistado especial da série Pitch.

12.02.2016|

Por Por Priscila Zuini

Para muitos especialistas, as melhores ideias de negócios surgem de um problema. Alexandre Tadeu da Costa, fundador da Cacau Show, aprendeu na prática. Aos 17 anos, começou a revender chocolates. De cara, conseguiu uma encomenda de dois mil ovos de 50 gramas cada. O que parecia um sonho, virou pesadelo. A fábrica que faria os doces não produzia mais aquele tamanho e Costa precisou trabalhar por três dias, quase sem parar, para cumprir o prometido.

Foi produzindo seus próprios chocolates que o empreendedor viu uma oportunidade. O lucro da encomenda virou capital inicial para a Cacau Show, criada em 1988.

A primeira loja surgiu em 2001. Em sete anos, já era uma das maiores rede de lojas de chocolates finos do mundo. Hoje, a rede de franquias tem mais de duas mil unidades no país. Para chegar lá, Costa perseguiu metas e planejamento. “É difícil vencer sem fazer um bom estudo estratégico, definindo um cronograma e deixando claras as etapas a serem conquistadas”, diz.

Reconhecido como Empreendedor do Ano pela Ernst & Young, em 2011, Costa diz que sua grande inovação foi descobrir um espaço ainda inabitado. “Minha maior inovação foi encontrar um nicho novo no mercado de chocolates. Encontrei um espaço entre as grandes indústrias e as pequenas fabricantes artesanais de chocolate”, afirma. Confira abaixo a entrevista exclusiva do empreendedor para a série Pitch, do site de Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

Nome: Alexandre Tadeu da Costa
Idade: 44 anos
Onde nasceu: São Paulo/SP
Onde mora: Barueri/SP
Qual empresa fundou: A Cacau Show, considerada hoje a maior rede de chocolates finos do mundo em número de lojas.

O que faz: Presidente e fundador da Cacau Show.

Ser empreendedor é: Algo maravilhoso. Empenhar-se ao máximo, depositar sua paixão em algo e depois colher os frutos disso é inspirador e gratificante. Porém, é muito importante levar em consideração que se tornar empreendedor requer muito foco e planejamento. É essencial buscar diferenciais e se reinventar constantemente, buscando o novo e o surpreendente. Ter disciplina também é uma qualidade imprescindível, pois é preciso ter metas para alcançar todos os objetivos planejados.

Como ser um bom chefe: Para ser um bom líder é importante ter uma boa relação com as pessoas. Elas se tornam mais do que uma equipe: são parte da família. É essencial ter uma relação de confiança, com muita verdade e dedicação. Quando temos pessoas que amam fazer parte do universo que trabalham, todos sentem o reflexo disso, inclusive o consumidor.

Um sucesso: Acredito que meu maior sucesso tenha sido honrar a encomenda que recebi na Páscoa de 1988, quando percebi que o fornecedor não dispunha de ovos no tamanho dos que haviam sido encomendados. Junto com Dona Cleusa, uma senhora, a quem sou muito grato, que fazia chocolate caseiro, decidi colocar a mão na massa, trabalhando três dias, por 18 horas, para fabricar os dois mil ovos de 50 gramas e entregá-los aos clientes. Esse momento foi um divisor de águas e deu início à Cacau Show.

O que não pode faltar em um negócio: O que não pode faltar em um negócio é planejamento. É difícil vencer sem fazer um bom estudo estratégico, definindo um cronograma e deixando claras as etapas a serem conquistadas. É importante saber aonde quer chegar, se concentrar na ideia e trabalhar muito até alcançar o objetivo.

Sua principal inovação: Minha maior inovação foi encontrar um nicho novo no mercado de chocolates. Naquela época, os chocolates artesanais tinham fama de ter qualidade, mas eram produzidos em baixa escala, o que os tornava caros. Já os chocolates industrializados tinham preços mais atraentes, com qualidade mediana. Encontrei um espaço entre as grandes indústrias e as pequenas fabricantes artesanais de chocolate, que resultou em uma surpresa para os consumidores, que adoraram a novidade.

Um desafio: Uma das grandes dificuldades que enfrentei foi, com toda certeza, no início da história da Cacau Show, quando resolvi revender chocolates e vi que o peso dos produtos encomendados não era mais produzido. Foi difícil, mas encontrei uma maneira de ultrapassar aquele obstáculo.

Quem o inspira no empreendedorismo: Tenho diversas referências inspiradoras e foi aprendendo um pouco sobre as principais características desses ídolos do empreendedorismo e de outras áreas que construí minha própria trajetória.

Qual negócio queria ter criado: Um negócio que eu gostaria de ter criado é a Apple.
Um medo: Não ter saúde para tocar todos os projetos que acredito.

Já faliu: Não. Nunca fali.

Em qual negócio jamais apostaria: Não apostaria nunca em negócios ligados a cigarro e bebidas alcoólicas.

Um fracasso: Até agora, tudo deu super certo.

___________________

Matéria e entrevista são autoria de Priscila Zuini, publicadas para Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

Veja a publicação original aqui.

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A Romero Lab

A designer fundadora e diretora criativa da RomeroLab, Tatiana Romero, iniciou seu trabalho de design estratégico para ambientes comerciais em 2005. De lá para cá foram centenas de marcas transformadas pelo design, e mais de 5000 projetos de pequenos, médios e grandes formatos feitos em todo o país.

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