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Super Apps: as melhores ferramentas dentro do seu bolso

Home - Crescimento no varejo - Super Apps: as melhores ferramentas dentro do seu bolso
Se você quisesse utilizar um aplicativo novo hoje mesmo, o que faria? Iria entrar na loja virtual do seu dispositivo, procurar, instalar o aplicativo, esperar o download, cadastrar nome, e-mail, telefone e o seu endereço. Simples assim, mas os Super Apps vão mudar isso.
 
Esse ritual envolve tempo e espaço na memória do smartphone, e a chegada dos Super Apps vai mudar isso. A perspectiva é que os superaplicativos apareçam como forte tendência para 2020 e 2021.
 
Desenvolvidos na China, os superaplicativos trazem praticidade, pois unificam diversas ferramentas digitais, como delivery, operações financeiras, logística, transporte, saúde e entretenimento.
 
São totalmente customer centric, colocando a experiência e a necessidade do usuário em primeiro lugar. Serviços multiplataforma que servem para concentrar dados do consumidor, trazendo melhores análises de comportamento e afetando modelos de negócios de bancos, restaurantes, indústria e, claro, do varejo.
 
Hoje nós vamos conversar mais sobre esses superaplicativos, aproveite a leitura!

Veja também como a crise irá influenciar outras áreas: Qual é o futuro da Moda?

O que são Super Apps

WeChat, AliPay e Meituan foram os primeiros a acrescentar novos produtos e serviços dentro de aplicativos consolidados. A chinesa Tencent criou um dos principais apps de serviços multiplataform, com funcionalidades equivalentes às do Facebook, WhatsApp, PayPal, Tinder, Google Maps e Amazon.

No Brasil, os players do peso como Magazine Luíza, Rappi e Inter, estão disputando pela liderança no lançamento de um SuperApp. Um dos desafios é criar o ecossistemas abrangentes e o mais atraentes possível.

Esse cenário incita startups a agregar novos serviços em seus aplicativos. Uma cultura de aplicativo multiuso cresce mais a cada dia. Tanto que a Youpix e a agência Brunch mostraram que 71% dos consumidores do país pretendem aumentar o volume de compras on-line utilizando aplicativos multiplataforma.

A verdade é que o conceito é novo no Brasil, mas aqui ele encontra terreno fértil para se desenvolver.

Além da conveniência na concentração de diversas funcionalidades, os usuários também apontam a economia de memória no smartphone. Entretanto, aqui existe o desafio da legislação referente a open banking, também os temas relacionados com Big Data transparente e a baixa adesão do e-commerce no país.

Quando as lojas estiverem olhando para os Super Apps, eles certamente se tornarão excelentes aliados na conversão de mais clientes.

Sabia mais: 5 transformações das marcas para os novos tempos

Quais são os exemplos de Super Apps

Rappi

A Rappi começou oferecendo serviços de entregas de comida em 2015. Hoje, o aplicativo permite solicitações de compras em supermercados, entrega de documentos e pacotes. Até mesmo serviços de limpeza, consertos de carro, compras de cartuchos de impressora e doações para organizações assistenciais. Um desenvolvimento que certamente coloca a empresa entre os Super Apps

WeChat

O WeChat era apenas um aplicativo de mensagens, depois incorporou os pagamentos, as solicitações de táxi, de comida, os jogos on-line, as compras e o acesso às redes sociais. O SuperApp incorporou também códigos QR para rastrear usuários diagnosticados com a Covid-19. Ofereceu acesso ao mapa digital e até a georreferencia das pessoas infectadas.

Sendo uma importante ferramenta de gerenciamento de pessoas e controle do distanciamento social.

Banco Inter

O serviços financeiros são oferecidos desde 1994, neste ano o Banco Inter anunciou o SuperApp com opções de investimento, serviços financeiros, transporte, entretenimento,  cinemas e teatros, reserva de hotéis, compras em marketplaces e e-commerces.

Veja também como a crise irá influenciar outras áreas: Qual é o futuro da Moda?

Vamos falar sobre os Super Apps honestamente

Colecionamos em nossos telefones aplicativos para as mais distintas funções e ter um aplicativo que consiga resolver todos os problemas seria incrível.

Mas é necessário analisar a questão das parcerias. Pois uma empresa sozinha administrar todos os setores teria uma influência grande na qualidade do serviço oferecido. Desta forma, o SuperApp é conjunto de esforços em busca de um resultado que seja atraente para muitos usuários.

Super Apps trazem resultados positivos

Pesquisa feita Google com 500 brasileiros e apresentada em agosto no App Summit mostrou 81% dos entrevistados desconheciam os Super Apps. Mas, depois de apresentados, 45,8% afirmaram estar dispostos a baixá-los, e 20,3%, a fizeram o download imediatamente.

Os três serviços mais procurados para Super App são:

  • Troca de mensagens (44,8%)
  • Compras (30,3%)
  • delivery (29,2%)

As outras posições ficaram para:

  • Compra de passagens aéreas e agendamento de consultas médicas (28,1% somados)
  • Mobilidade (26%)
  • Aplicações financeiras (22,1%).

Como está o cenário nacional de Super Apps

O Magazine Luiza anunciou que tornará o seu app com funções semelhantes ao WeChat. A Magalu Pay será uma carteira digital com sistema de pagamento via QR Code, função de saque e depósito, transferência, pagamentos de boletos e integração com o cartão de crédito.

Já o Banco Inter inseriu uma aba em seu aplicativo com acesso a empresas como Netshoes, Submarino, AliExpress, Renner, Nextel, HP e Lojas Americanas. Ali os clientes podem efetuar compras e o Banco deseja expandir esse recurso.

Palavras finais

Muitas pessoas enxergar nos Super Apps lados negativos, pois a mesma empresa teria infinitas informações de consumo dos seus clientes. Tem mais, alguns analistas temem a diminuição da participação dos pequenos desenvolvedores, deixando que o nosso acesso esteja sempre nas mãos de colossos da tecnologia.

A bem da verdade é difícil prever como os Super Apps irão influenciar verdadeiramente a nossa relação com a tecnologia e com as grandes marcas. O que não dá para negar é: eles estão aí na esquina.

E como tudo em tecnologia, ou nós aprendemos como utilizar seus recursos e fazemos amizade com esse lançamento, ou seremos atropelados por ele. Não há travas para a tecnologia.

O segredo é aprender, informar-se e garantir um relacionamento saudável com o seu dispositivo hoje mesmo. Assim, quando os Super Apps chegarem, você já saberá como defender as suas informações e a sua privacidade.

Conheça o primeiro artigo da série de atualizações: Tendências 2020 Atualizadas: O que é a Vigilância em Massa e como ela muda o mundo

Vamos conversar

Por fim, como eu sempre gosto de terminar, quero lembrar para você que isso não é um monólogo e todo este blog é na verdade um primeiro passo para que possamos conversar mais.

Adoraria saber a sua opinião sobre este e muitos outros assuntos. Afinal de contas, estamos enfrentando diversos desafios em comum e sei que você também busca compreender quais são as próximas tendências.

Sendo assim, entre em contato comigo e vamos marcar uma reunião.

Agradeço a sua leitura e até a próxima publicação.

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A Romero Lab

A designer fundadora e diretora criativa da RomeroLab, Tatiana Romero, iniciou seu trabalho de design estratégico para ambientes comerciais em 2005. De lá para cá foram centenas de marcas transformadas pelo design, e mais de 5000 projetos de pequenos, médios e grandes formatos feitos em todo o país.

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