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Técnicas de merchandising em ponto extra

Home - Crescimento no varejo - Técnicas de merchandising em ponto extra

Quer saber como arrasar no merchandising? Então veja as nossas técnicas indispensáveis.

Hoje nós vamos falar sobre técnicas de merchandising em ponto extra, escolhemos esse nome para poder deixar bem claro sobre o que nós queremos falar, contudo, elas servem para todos os casos.

Afinal de contas, merchandising é universal. Serve para todos, pode ser usado pelas grandes lojas, pelos pequenos pontos, por todos, não há contra indicações. Usou o merchandising corretamente, irá atrair o público, ponto final.

Mas vamos começar, sabemos como o seu tempo é curto, então, vamos falar sobre técnicas de merchandising em ponto extra. Com diversas técnicas que farão o seu ponto de venda arrasar nas vendas.

Nos dê 5 minutos do seu tempo e nós prometemos fazer valer a pena.

Inspiração vinda de quem venceu: Sucesso depende de foco, diz fundador da Cacau Show

Posicionamento é tudo

Você já ouviu a expressão em inglês “location, location, location?” Simples como possa ser, ela é utilizada, sobretudo, para o mercado imobiliário. Mas serve perfeitamente para as técnicas de merchandising como um todo.

Dentro do ponto de venda você deve ter em mente que tudo tem uma razão e um objetivo. Nada pode estar localizado em algum lugar apenas por conta do espaço, só porque coube ali. Definir o posicionamento dos produtos, esse é o primeiro item.

Veja quais são as áreas de interesse dentro do ponto de venda, descubra os cantos que os clientes mais gostam, foque nos pontos de impacto. Encontrar os melhores lugares para expor seus produtos, aí está uma estratégia vencedora de merchandising.

Demonstre fartura

Suas prateleiras estão cheias? Não? Pois deveriam. Uma prateleira cheia demonstra como a loja está preparada para atender aos clientes, é um sinal de fartura, de marca forte, de que os clientes serão bem atendidos.

Aí alguém pode levantar o dedo e dizer: “mas a minha loja confia na decoração minimalista, nós também gostamos de deixar poucos produtos à mostra para criar sentimento de exclusividade nos nossos clientes, como fazer?”

Se esse for o seu caso e a sua decoração estiver bem resolvida com elementos minimalistas e de exclusividade, você pode simplesmente ignorar essa dica. De verdade. Nós não queremos posar de gurus arrogantes que sabem tudo, se a dica não está encaixada com a sua realidade. Passe para a próxima, prezamos pelo diálogo e pela sinceridade.

Para nós é muito importante encontrar o que faz sentido para você e para a sua marca, então, sinta-se livre para quebrar as regras. O que nos leva à próxima dica.

Apresentação é tudo: Dicas de como fazer uma vitrine atraente

Crie eventos

Quais são as suas datas preferidas? Pense bem, analise o calendário agora mesmo e veja os dias do ano que você mais gosta. Depois pense nas razões, aposto que nessa etapa você estará enumerando eventos. Vamos explicar.

Gostamos do natal, pois podemos reunir amigos e família em um dia especial do ano. Comer e conversar até tarde, viu só?! Isso é um evento. Gastamos também de feiras corporativas, pois lá encontramos referências e fechamos parcerias.

Faça com que a sua loja se torne o evento preferido de alguém. Escolha datas do ano que fazem sentido dentro do seu mercado e crie decorações e promoções especiais. Entre as técnicas de merchandising está uma fundamental: use o calendário a seu favor.

Conheça o benefício dos brindes promocionais

Também chamado de marketing de relacionamento (entre tantas outras terminologias), o processo é muito simples, você cria um sistema para premiar com brindes os seus melhores consumidores.

Seja por meio de uma cartela de fidelidade, que após preenchida dá direito à um brinde especial. Ou então escolha datas específicas com targets de gastos, o já conhecido “compras acima de tantos reais dá direito ao brinde”.

Os métodos e aplicações ficarão para você decidir, o importante é que você implemente a técnica de merchandising de distribuir prêmios e brindes. Essa tática é uma excelente aliada na hora de segurar os clientes fiéis e atrair os novos. Faça o investimento, você vai notar como vai mudar tudo.

A alma da sua marca: O que é branding?

Esteja nas redes sociais, deixe que as pessoas conheçam a história da marca

Você chega em casa após um dia de trabalho e alguém lhe pergunta “como foi o seu dia hoje?”; sabe o que isso significa? Alguém está te falando “oi, conte-me uma história”. Esse é o real significado da frase.

Nós adoramos histórias, compartilhamos elas o tempo todo, trocamos e dividimos histórias. Criamos algumas da nossa imaginação, damos a elas o nome de fábulas, mentiras, lendas. Outras são relatos, crônicas, narrativas, piadas, tiradas – parte ou integralmente – do mundo real.

Nossa paixão por histórias pode ser aproveitada pela sua loja e pela sua marca, como? Participe das redes sociais, conte as suas histórias e ouça as histórias dos seus consumidores. Esteja lá, converse, troque, confabule, misture-se. Você verá que essa troca de histórias terá um papel importante e será uma das maiores ferramentas de merchandising que vocês terão.

Cresça e vença desafios: Como criar uma rede de franquias

Faça de um jeito completamente novo

Em uma pesquisa rápida no Google você vai descobrir mais de 1.000 sites com regras e maneiras de como você deve executar o merchandising da sua loja. Isso mesmo, mais de 1.000 listas falando todos os passos que são – nas palavras deles – obrigações e regras.

Sabe o que você pode fazer com todas essas inúmeras regras? Deixá-las para lá. E vamos explicar a razão. Pois, só você sabe os pormenores da sua marca. Bem, você e as pessoas que ajudaram a construí-la.

Seria muita prepotência de um blog acreditar que pode ditar as regras sobre as suas estratégias de merchandising sem sequer ter entrado em contato com você. Então, o que nós estamos escrevendo aqui não são leis, são dicas e conselhos, sinta-se livre para usar apenas os que parecerem úteis.

As ferramentas de merchandising para ponto extra

Como nós dissemos no início, procuramos encontrar dicas que sejam aplicadas aos pontos extras, para as lojas que estão abrindo e ainda precisam encontrar espaço dentro do mercado.

Contudo, como também foi prometido, tentamos garantir que o texto e as dicas ficassem abrangentes, assim muitos poderiam utilizá-las.

Esperamos que você tenha encontrado algo que procura. Mesmo que, em um texto de mais de mil palavras, apenas uma frase, uma linha, uma palavra. Se essa única palavra gerou uma grande ideia dentro da sua cabeça, então damos o dever como cumprido.

Ficou com dúvidas ou gostaria de saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco. Somos especialistas na criação e no desenvolvimento de marcas. Para nós é um prazer dividir tudo o que sabemos com você.

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A Romero Lab

A designer fundadora e diretora criativa da RomeroLab, Tatiana Romero, iniciou seu trabalho de design estratégico para ambientes comerciais em 2005. De lá para cá foram centenas de marcas transformadas pelo design, e mais de 5000 projetos de pequenos, médios e grandes formatos feitos em todo o país.

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