fbpx
(11) 3181-0087
  • Home
  • Clientes
  • Blog
  • Contato
Logo
  • Estratégia
    • Design Estratégico
    • Modelo de Negócio
    • Design de Serviço
    • Posicionamento de Marca
  • Design
    • Identidade de Marca
    • Retail Design
    • Design Store
    • Comunicação Visual
    • Visual Merchandising
  • Implementação
    • Projeto Arquitetônico
    • Projetos Complementares
    • Gestão de Projetos
    • Documentação
    • Obras e Reformas
    • Rollout
  • Te Ajudamos
    • Planejar
    • Atrair e Fidelizar
    • Inovar
    • Expandir
    • Reposicionar
  • Segmentos
    • Franquias
    • Clínicas
    • Academias
    • Restaurantes
    • Lojas
  • Palestra
  • Cases
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Diferenciais
Logo
  • Estratégia
    • Design Estratégico
    • Modelo de Negócio
    • Design de Serviço
    • Posicionamento de Marca
  • Design
    • Identidade de Marca
    • Retail Design
    • Design Store
    • Comunicação Visual
    • Visual Merchandising
  • Implementação
    • Projeto Arquitetônico
    • Projetos Complementares
    • Gestão de Projetos
    • Documentação
    • Obras e Reformas
    • Rollout
  • Te Ajudamos
    • Planejar
    • Atrair e Fidelizar
    • Inovar
    • Expandir
    • Reposicionar
  • Segmentos
    • Franquias
    • Clínicas
    • Academias
    • Restaurantes
    • Lojas
  • Palestra
  • Cases
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Diferenciais
Logo
  • Estratégia
    • Design Estratégico
    • Modelo de Negócio
    • Design de Serviço
    • Posicionamento de Marca
  • Design
    • Identidade de Marca
    • Retail Design
    • Design Store
    • Comunicação Visual
    • Visual Merchandising
  • Implementação
    • Projeto Arquitetônico
    • Projetos Complementares
    • Gestão de Projetos
    • Documentação
    • Obras e Reformas
    • Rollout
  • Te Ajudamos
    • Planejar
    • Atrair e Fidelizar
    • Inovar
    • Expandir
    • Reposicionar
  • Segmentos
    • Franquias
    • Clínicas
    • Academias
    • Restaurantes
    • Lojas
  • Palestra
  • Cases
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Diferenciais

Use o SPRINT e tenha uma equipe focada e produtiva

Home - Crescimento no varejo - Use o SPRINT e tenha uma equipe focada e produtiva
Use o SPRINT e tenha uma equipe focada e produtiva

Você sabe o que é SPRINT? Ele é, basicamente, uma etapa da metodologia ágil SCRUM voltada para foco total em uma tarefa. Ou seja, com o SPRINT a equipe fica centrada em desenvolver uma solução. 

Hoje eu quero mostrar para você maneiras de colocar o SPRINT em prática e garantir que a sua equipe fique mais focada e produtiva. Tem mais: também quero apresentar formas de utilizar estratégias similares ao SPRINT, sem a necessidade de implementar toda a metodologia SCRUM.

Estou falando grego para você? Tudo bem. Vou explicar todas essas terminologias no artigo de hoje e mostrar formas práticas de produzir ótimos resultados com a sua equipe.

Muito bem. Vamos começar. Fique confortável e aproveite a leitura!

Veja também: Dicas incríveis para organizar a sua vitrine

O que é SPRINT e o que é SCRUM

Aqui no Blog tem um artigo completinho falando em detalhes sobre o SCRUM, dá uma olhadinha lá para mais informações depois. Mas para que você possa entender o conteúdo presente neste artigo, vou fazer um resumo agora rapidinho.

SCRUM é uma metodologia ágil, criada inicialmente pelas equipes desenvolvedoras de softwares. Seu nome vem de uma estratégia do RUGBY e a sua aplicação se mostrou tão eficaz que ganhou diversos mercados.

Basicamente. O Scrum lida com melhora contínua. Ou seja, cíclica, com feedbacks diários. Formado por diversas etapas, a sua fase mais importante se chama SPRINT,  quando a equipe foca totalmente em desenvolver a solução ou o produto.

Leia também: Dicas de SEO e produção de conteúdo

Como o SPRINT funciona

Há inúmeras formas de fazer um SPRINT e cada mercado tem suas particularidades. Contudo, dentro do universo do Scrum um Sprint funciona basicamente de uma forma:

 

  • Os profissionais priorizam as ações e se concentram totalmente nelas;
  • Há uma reunião diária com o objetivo de oferecer feedbacks para o que está sendo desenvolvido.

 

Tem mais, um produto gerado por meio do Sprint não precisa estar, necessariamente, 100% concluído. Note que muitos aplicativos e softwares hoje são lançados com base no mínimo necessário para a utilização.

E com o passar do tempo os feedbacks recebidos vão melhorando a solução. 

Mais dicas: Use os arquétipos para aumentar as suas conversões

Formas de aplicar o SPRINT

Pensando nisso, vamos imaginar a realidade de uma loja do varejo e pensar em formas de aplicar o Sprint nesse caso. Pensemos que o objetivo final seja aumentar as vendas em 10%, e atingir um número X de faturamento na Black Friday. 

Antes de iniciar o Sprint, o time de profissionais da loja deverá separar a tarefa em algumas etapas. São elas:

 

  • Reunião de planejamento do Sprint
  • Desenvolvimento 
  • Reunião diária (daily Sprint)
  • Revisão diária (atualização)

Reunião de planejamento do Sprint

A reunião de planejamento serve para alinhar todos os envolvidos no Sprint dos objetivos desejados. Perceba que, um Sprint fala primeiro sobre resultados, para depois falar de processos. 

Afinal de contas, os processos serão atualizados em tempo real conforme as necessidades. Sempre buscando a melhor maneira de conquistar aquele objetivo. 

Nessa reunião de planejamento são dados os primeiros passos para que o desenvolvimento possa acontecer. No exemplo da loja, nessa reunião surge a primeira versão do roteiro de vendas adotado. 

Comunique-se melhor: Como fazer um ótimo e-mail marketing

Desenvolvimento ou execução

Com todos os profissionais alinhados aos objetivos, chegou o momento de iniciar a execução. Nessa hora os vendedores vão colocar em prática o roteiro elaborado para as vendas. 

Essa primeira abordagem deve ser total e absoluta, para que as informações no final do dia sejam seguras. Ou seja, o time de vendas precisa seguir à risca tudo o que foi planejado durante a etapa anterior. 

Ao final do dia ocorre o primeiro Daily Sprint, quando as as primeiras análises são consideradas.

Sua melhor imagem: Como fazer ótimos vídeos institucionais

Daily Sprint

Daily Sprint é uma reunião centrada em um objetivo: avaliar o desenvolvimento geral da estratégia de Sprint. Ou seja, ela não serve para tratar de outros assuntos, apenas daqueles que estejam diretamente relacionados com a entrega final.

O primeiro Daily Sprint, normalmente, conta com poucas informações válidas. Contudo, conforme os dias passam, é possível ecumular dados e assim ter uma visão muito mais clara do que está dando certo.

Um Daily Sprint tem poder para mudar completamente as estratégias, se essa atitude for necessária. Portanto, no exemplo da loja, caso os vendedores detectem um erro grave no roteiro de vendas ,eles podem apresentar essa questão no daily sprint e o roteiro ser completamente descartado. 

Revisão diária ou atualização

Estratégias de Sprint são pensadas para durar, em média, 14 dias úteis. Isso significa que as atualizações serão constantes, sempre focando em melhores resultados. 

A revisão diária é uma obrigação para o time que deseja obter melhores resultados com a metodologia Scrum. Pois, mesmo que um plano pareça incrivelmente eficaz no dia do planejamento, é na prática que os resultados devem aparecer.

Pode ser que no momento da revisão seja necessário mudar o design de um anúncio. Ou trocar completamente os produtos presentes em um mostruário.

Use o SPRINT e tenha uma equipe focada e produtiva

Notas importantes sobre o Sprint

Algo que deve ser mencionado: atualização não é chute. Veja, o Daily Sprint (reunião diária) serve para que o time discuta quais são as abordagens que estão dando certo, e quais não estão. 

Entretanto, toda solução oferecida precisa estar pautada em um conhecimento técnico. Nenhuma atualização pode ser baseada em achismo.

É por essa razão que o Scrum Master é tão importante, o chefe do Scrum. Ele é um facilitador capaz de apresentar caminhos para o time de desenvolvedores. No exemplo da loja, o Scrum Master pode ser o gerente, ou o vendedor com maior conhecimento técnico. 

Essas foram as minhas dicas para que você aplique o Sprint no seu varejo e aumente o engajamento da sua equipe. 

Vamos conversar

Por fim, como eu sempre gosto de terminar, quero lembrar para você que isso não é um monólogo e todo este blog é na verdade um primeiro passo para que possamos conversar mais.

Adoraria saber a sua opinião sobre este e muitos outros assuntos. Afinal de contas, estamos enfrentando diversos desafios em comum e sei que você também busca compreender quais são as próximas tendências.

Sendo assim, entre em contato comigo e vamos marcar uma reunião.

Agradeço a sua leitura e até a próxima publicação.

Compartilhe:

Post Ant.Como aumentar a motivação da sua equipe
Próx. PostProduza mais agora mesmo: dicas para vencer a procrastinação

Comente! Cancel Reply

A Romero Lab

A designer fundadora e diretora criativa da RomeroLab, Tatiana Romero, iniciou seu trabalho de design estratégico para ambientes comerciais em 2005. De lá para cá foram centenas de marcas transformadas pelo design, e mais de 5000 projetos de pequenos, médios e grandes formatos feitos em todo o país.

Categorias

  • Crescimento no varejo (309)
  • Empreendedorismo no Varejo (483)
  • RomeroLab (302)
  • Uncategorized (3)

Recentes

  • Crescimento no varejoEmpreendedorismo no VarejoRomeroLab

    Manual Definitivo de Chat GPT para o Varejo

    • maio 26, 2023
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    Manual Completo sobre Iluminação para Varejo

    • maio 09, 2023
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    Uma Análise do Varejo nos últimos 10 anos e o que isso tem a ver com a sua marca

    • maio 04, 2023
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    Case Mantuê: Como o Design Estratégico pode transformar o seu negócio

    • abr 11, 2023
    • 0 Comment
  • Crescimento no varejoEmpreendedorismo no VarejoRomeroLab

    Como motivar os seus colaboradores durante essa Black Friday

    • nov 09, 2022
    • 0 Comment
  • Crescimento no varejoEmpreendedorismo no VarejoRomeroLab

    O Evento de varejo mais importante do Mundo: conheça a EuroShop

    • out 22, 2022
    • 0 Comment
  • Crescimento no varejoEmpreendedorismo no VarejoRomeroLab

    Gastar em Outubro ou esperar a Black Friday? O que os clientes estão pensando?

    • out 22, 2022
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    5 Dicas fantásticas de Merchandising no ponto de venda

    • dez 09, 2021
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    7 técnicas de exposição de produtos

    • out 16, 2023
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    O futuro do design e as inspirações dos últimos eventos!

    • set 06, 2023
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    HackTown 2023: um encontro de mentes brilhantes e ideias inovadoras

    • set 04, 2023
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    A Ascensão do ‘Shoppertainment’: Compras e Entretenimento em um só Lugar

    • ago 23, 2023
    • 0 Comment
  • Empreendedorismo no Varejo

    Transformando Clientes em Fãs: Estratégias para Construir uma Comunidade em Torno da Marca

    • ago 16, 2023
    • 0 Comment

Conheça nosso trabalho

  • Estratgia
  • Design
  • Implementaço
Design de Varejo
  • Rua dos Pinheiros, 498, Cj. 42 – Pinheiros CEP 05422-902 – São Paulo-SP
  • (11) 3181-0087
  • atendimento@romerolab.com.br

Estratégia

  • Design Estratégico
  • Modelo de Negócio
  • Design de Serviço
  • Posicionamento de Marca

Design

  • Identidade de Marca
  • Retail Design
  • Design Store
  • Comunicação Visual
  • Visual Merchandising

Implementação

  • Projeto Arquitetônico
  • Projetos Complementares
  • Gestão de Projetos
  • Documentação
  • Obras e Reformas
  • Rollout

Contato | Agendar Reunião | Cadastrar Fornecedor | Trabalhar Conosco

© 2018 Todos os direitos reservados.

criação de sites