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Vamos falar sobre Branding e os gurus modernos?

Home - Crescimento no varejo - Vamos falar sobre Branding e os gurus modernos?
Vamos falar sobre Branding e os gurus modernos

Antes de começar o artigo de hoje eu já preciso avisar uma coisa: não há consenso sobre muitos temas abordados aqui. Aliás, diversos teóricos do Marketing, do Design e do Branding dividem opiniões em muitas áreas.

Então, ao conversar sobre Branding e Identidade de Marca, também estamos falando de posturas ou modos de encarar uma realidade do mercado.

E o que você tem em relação a tudo isso? Pois eu quero ter uma conversa franca contigo.

Nos últimos meses, em decorrência de diversas questões mercadológicas, muitos gurus surgiram nas redes sociais – em especial no Instagram.

Eles miram os pequenos empresários. Prometendo milagres e garantindo que investimentos em branding e identidade de marca são capazes de transformar uma empresa da noite para o dia. 

Contudo, as coisas não são tão fáceis assim.

Por isso, hoje eu vim conversar com você sobre estes dois assuntos, e assim garantir que você tenha as informações certas na hora de buscar o próximo investimento da sua empresa. Além de ter as expectativas corretas sobre os resultados possíveis nos seus investimentos de branding e identidade de marca.

Vamos começar? Fique confortável e aproveite a leitura

Comunique-se melhor: Como fazer um ótimo e-mail marketing

Branding e Identidade de Marca fazem milagres pela sua empresa?

A resposta mais honesta é não. Não há uma estratégia de Identidade de Marca, ou Branding, capaz de gerar um resultado rápido, do dia para a noite. Aliás, toda estratégia de marca deve ser pensada no médio e longo prazo.

Pois, há um tempo de maturação até que a sua empresa seja capaz de:

  • Desenvolver um tom de voz
  • Encontrar o público em todos os canais
  • Criar engajamento com o consumidor
  • Suscitar o respeito da concorrência
  • Ganhar destaque dentro do mercado e se posicionar como uma autoridade
  • Conquistar as primeiras páginas dos mecanismos de buscas das principais redes sociais
  • Conquistar a primeira página do Google de do Bing. 

Ou seja, toda e qualquer estratégia de Branding ou Identidade de Marca que prometa resultados no curto prazo está falando de promoção. Marketing puro, e não da elaboração de uma personalidade para a sua empresa.

E não há nada de errado em Promoção, pura e simples, ou o chamado Marketing Agressivo, quando a sua empresa investe pesado em propagandas e anúncios.

Só que nada disso é Branding, pois ele é a absorção da sua marca pelo mercado de maneira orgânica, baseado em percepção. 

Sua melhor imagem: Como fazer ótimos vídeos institucionais

Vamos falar sobre Branding e os gurus modernos

Agora vamos falar do Design, minha área preferida

Ou seja, se Branding é o longo prazo, então o Design pensado na Construção de uma Marca também precisa ser? Depende.

Considere que o desenvolvimento de um bom design acontece por etapas. Toda solução estética, visual e funcional passa por testes. Que serão feitos até que o projeto fique perfeito. 

Sendo assim, existe também um tempo de maturação, contudo, muito menor do que aqueles elaborados por um projeto de Branding tradicional. Aliás, na construção da sua marca, o Design será um dos primeiros pontos.

Pois, é na comunicação visual que a sua empresa vai ser capaz de suscitar as primeiras e mais importantes impressões dos clientes, da concorrência e do mercado como um todo. 

Então, em toda e qualquer boa estratégia de Identidade de Marca, o Design deve vir no top 5. Sem dúvida.

Veja também: Dicas incríveis para organizar a sua vitrine

E vamos falar finalmente dos novos gurus da internet

E agora o assunto que gerou este artigo: por qual razão muitos gurus do Instagram estão errados, e o que você pode fazer para se proteger deles? 

Veja, claro que há profissionais excelentes, e tenho certeza de que muitos deles são capazes de gerar resultados incríveis. Entretanto, nada acontece da noite para o dia. Se alguém lhe prometer transformar o seu WhatsApp em uma “máquina de fazer dinheiro”, desconfie.

O mesmo vale para o Instagram, o LinkedIn ou todas as outras redes sociais. Apesar de que a frase “Máquina de Fazer Dinheiro” foi usada no passado por personagens importantes do mercado, hoje ela caiu nas graças dos gurus e é vista a todo momento.

Na dúvida, peça um planejamento detalhado do crescimento. Busque entender cada etapa, você vai ver que conquistar tantos seguidores assim não é algo fácil. Ainda mais manter um público comprador fixo.

Mais dicas: Use os arquétipos para aumentar as suas conversões

Um artigo desanimador?

De forma alguma, o artigo de hoje foi apenas para lhe assegurar de que a sua evolução, independente da velocidade, está correta. Tem mais, o crescimento da sua empresa não vai acontecer da noite para o dia, como você já sabe. 

Mas, é certo, que um bom investimento em Identidade de Marca é capaz de construir bases sólidas para uma estratégia de longo prazo e colher resultados incríveis ao longo do tempo.

Chegamos ao final do artigo e eu quero lhe fazer um convite. Adoraria conversar com você sobre Identidade de Marca e lhe explicar todas as soluções possíveis para a sua empresa. Entre em contato comigo e marque uma reunião.

Agradeço a leitura e até a próxima.

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A Romero Lab

A designer fundadora e diretora criativa da RomeroLab, Tatiana Romero, iniciou seu trabalho de design estratégico para ambientes comerciais em 2005. De lá para cá foram centenas de marcas transformadas pelo design, e mais de 5000 projetos de pequenos, médios e grandes formatos feitos em todo o país.

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