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Vamos falar sobre Design Thinking

Home - Crescimento no varejo - Vamos falar sobre Design Thinking

Nos últimos anos, com o compartilhamento de informações online e a participação de cada vez mais profissionais nas redes sociais, trocando informações e ensinando sobre as suas profissões, muito mudou no mundo.

Por exemplo, antigamente, as estratégias e a “maneira de pensar” dos arquitetos, criativos, designers e desenvolvedores de produtos ficariam presas em seus escritórios. Nos anos 90 seria impensável para um varejista usar as estratégias criativas de um designer. 

Leia também: Novo semestre: como proteger o seu varejo da crise

Tudo isso mudou

Hoje, com algumas pesquisas, você é capaz de encontrar diversas estratégias e ferramentas de atuação aplicadas em outras áreas. O SCRUM do desenvolvimento de aplicativos é usado diariamente por empresas de todos os setores, e o Design Thinking também se enquadra nesse mesmo cenário.

Veja mais: Varejo pós-pandemia: Lojas mais tecnológicas e pessoas mais humanas

O que é o Design Thinking 

De maneira prática, Design Thinking é aplicar “a forma de pensar de um designer”. Ou seja, orientar as suas decisões por uma mentalidade sempre focada em resolver problemas e facilitar ou encurtar processos já desenvolvidos. 

As principais características do Design Thinking são: 

  • Empatia: foco completo na dor do cliente ou nos problemas apresentados por uma solução, deixando a empatia em destaque;
  • Colaboração: designers não trabalham sozinhos, há sempre uma troca de ideias e feedbacks;
  • Prototipação: o elemento mais marcante do Design Thinking, você irá dar materialidade para as ideias, transformar elas em substância; 
  • Inovação: um design thinker busca até mesmo novas maneiras de fazer algo que dá certo, de modo que melhore ainda mais os resultados;
  • Visão do todo: para o designer thinker, o todo é mais importante que a parte, o resultado final demonstra como cada ação será orientada, não o oposto;
  • Aprendizado com erros e feedback constante: projetos mudam, sempre.Independente do setor, sempre haverá uma mudança no processo e no Design Thinking essas mudanças são abraçadas e transformadas em estratégias melhores.

E você já implementou o Design Thinking na sua empresa? Deixe nos comentários.

Vamos conversar

Por fim, como eu sempre gosto de terminar, quero lembrar para você que isso não é um monólogo e todo este blog é na verdade um primeiro passo para que possamos conversar mais.

Adoraria saber a sua opinião sobre este e muitos outros assuntos. Afinal de contas, estamos enfrentando diversos desafios em comum e sei que você também busca compreender quais são as próximas tendências.

Sendo assim, entre em contato comigo e vamos marcar uma reunião.

Agradeço a sua leitura e até a próxima publicação.

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Próx. PostComo usar o Storytelling online

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A Romero Lab

A designer fundadora e diretora criativa da RomeroLab, Tatiana Romero, iniciou seu trabalho de design estratégico para ambientes comerciais em 2005. De lá para cá foram centenas de marcas transformadas pelo design, e mais de 5000 projetos de pequenos, médios e grandes formatos feitos em todo o país.

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