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Você vende conhecimento? Então aprenda sobre o Arquétipo do Sábio

Home - Empreendedorismo no Varejo - Você vende conhecimento? Então aprenda sobre o Arquétipo do Sábio
Você vende conhecimento Então aprenda sobre o Arquétipo do Sábio

O Arquétipo do Sábio é utilizado pelas marcas que vendem conhecimento. Ele está pautado pelo gatilho mental do conhecimento. Diferente do Mago, o Sábio, nem sempre, transforma o universo.

Hoje eu quero mostrar como o Arquétipo do Sábio pode ser muito bem utilizado pelas empresas que souberem entender as facetas desse personagem tão importante.

Então, vamos começar. Fique confortável e aproveite a leitura.

Veja também: Como atrair clientes e aumentar o fluxo da sua loja

Quem é o Sábio?

 O Arquétipo do Sábio simboliza a sabedoria, a solitude e o silêncio. Representa a busca da verdade a respeito da natureza da realidade, a busca do seu verdadeiro “eu”, de sua verdadeira identidade. 

Enquanto o Mestre crê, o Sábio busca. É o arquétipo que representa a eterna busca.

O Sábio mergulha em si mesmo, reflete sobre o passado e, com humildade, busca ressignificá-lo. Está em constante processo de autoconhecimento através das suas experiências, pois deseja caminhar com as próprias pernas. 

Com serenidade, autonomia e paciência ele percorre a trilha da individuação, em busca de ser ele mesmo.

Apoia-se em suas vivências e crê que o passado é o seu melhor professor. Compreende que tudo na vida serve para o aprendizado e o aprimoramento do ser, por isso não carrega arrependimentos.

Leia também: 7 dicas para desenvolver a sua criatividade empreendedora

Definições para o Arquétipo do Sábio

O Sábio é introspectivo, prefere se isolar para refletir a estar com outras pessoas. Vive a solitude, que é a glória de estar sozinho.

Encontra no silêncio a lucidez e a profundidade de sua sabedoria.

Sabe aproveitar os momentos de isolamento para desenvolver suas ideias e projetos. 

Como os outros 2 arquétipos de Jung pertencentes a esse grupo, o arquétipo Sábio nos diz que a busca pelo paraíso é o resultado da sabedoria.

Ajuda-nos a obter o conhecimento para usar a nossa independência e o nosso sucesso para melhorar as nossas vidas.

Como usar corretamente o Arquétipo do Sábio?

Como compradores, os Sábios devem ter todos os dados adequados de que precisam para fazer julgamentos com conhecimento sobre as marcas. Gostam de estudar. Portanto, produtos que requerem um processo de aprendizagem os atraem.

Leia em seguida: 5 Dicas fantásticas de Merchandising no ponto de venda

Você vende conhecimento Então aprenda sobre o Arquétipo do Sábio

Por que as pessoas se identificam com o Arquétipo do Sábio?

O sábio vê o mundo através do conhecimento, está sempre em busca de aprender coisas novas e evoluir, além de saber sempre qual é o caminho que deve seguir.

Ele está sempre buscando a verdade das situações, normalmente por meio da ciência, onde será apresentada a verdade absoluta, é também metódico e detalhista.

Algo que ele não gosta e tem medo, é ser enganado ou ser ignorante.

E não se esqueça que o sábio gosta de sempre ter dados e informações sobre os produtos que busca ou que são oferecidos a ele.

O arquétipo do sábio é responsável por estimular o aprendizado e valorizar o ato de “pensar”.

Saiba mais: Como fazer uma boa comunicação visual para sua loja física

Exemplos de Arquétipo do Sábio no dia a dia

Fonte de sabedoria e grandes insights, acredita que compartilhar conhecimento é uma grande forma de entender o mundo e chegar até grandes lugares.

Sua personalidade, então, preza por estar sempre de olho nas principais tendências, estudos e materiais que possam melhorar o entendimento sobre assuntos diversos.

A ideia de mentoria ou consultoria pode ser vista na linguagem, elementos visuais e discursos como um todo.

O TEDx, que conta com centenas de versões espalhadas pelos 7 continentes, é um grande exemplo de ação que ilustra o arquétipo.

Características marcantes no Arquétipo do Sábio

Uma característica muito forte que permeia a essência dos conteúdos são as lições deixadas ao final de cada palestra.

Vale estudar também sobre o mercado de gestão de marcas para instituições de ensino, que contam com propostas de valor muito parecidas com o arquétipo da sabedoria.

Ou seja: além de aprender ou aprimorar conhecimento, você será capaz de entender como eles têm a capacidade de mudar a sua vida também.

O maior objetivo do sábio é buscar a verdade em tudo, a verdade suprema que em seu consciente irá libertá-lo e assim ele poderá viver plenamente.

Conhecimentos comuns ao Arquétipo do Sábio

É conhecido também como o arquétipo do especialista, do guia, um professor ou mentor, porém é metódico e detalhista.

Geralmente as marcas que se apoiam nesse arquétipo são marcas ou produtos que instiguem sua criatividade, aptidões intelectuais e tudo o que faça pensar e raciocinar.

Se vê como guardião da verdade e a fonte da sabedoria e na obrigação de passar isso adiante.

Palavras finais sobre o Arquétipo do Sábio

Quando o sábio se faz ativo no DNA das marcas, um grande interesse em

aprender por aprender é despertado em tudo que estas comunicam e fazem.

O predomínio deste arquétipo no perfil da marca fortalece as relações de motivação, autoconhecimento e aprendizado constante, seja para seus consumidores, quanto colaboradores que fazem a marca acontecer.

A assertividade nas informações e dados fazem parte do DNA das marcas com esse arquétipo.

Marcas de produtos extremamente sistemáticas, dados lógicos e mensuráveis, demanda de informações, constróem o perfil dos produtos e serviços gerados por essas marcas.

Características

  • Sistemática
  • Pesquisadora
  • Curiosa
  • Engessada
  • Pragmática
  • Marcas relacionadas

Marcas: 

  • Globo News
  • Futura
  • IBOPE
  • Geração de Valor

Gostou da publicação de hoje? Então, continue acompanhando as próximas postagens.


Estou sempre trazendo dicas, notícias e novidades sobre o universo das marcas fortes.


Agradeço a leitura e até a próxima! 

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A Romero Lab

A designer fundadora e diretora criativa da RomeroLab, Tatiana Romero, iniciou seu trabalho de design estratégico para ambientes comerciais em 2005. De lá para cá foram centenas de marcas transformadas pelo design, e mais de 5000 projetos de pequenos, médios e grandes formatos feitos em todo o país.

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